Módulos - Currículo 2
1º Período
Linguagens, Filosofia, Educação em Relações Étnico-Raciais e Direitos Humanos – 120 h/a
Ementa: Problematiza a questão de que a educação deve ser objeto de reflexão filosófica em todas as suas dimensões, pensada a partir das relações sociais concretas, imbricada nos processos históricos e linguísticos. Aborda a educação em direitos humanos e seus aspectos no cotidiano escolar problematizando a diversidade cultural e étnica, que são características da nossa formação, em contraposição às visões eurocêntricas. Em particular, dá atenção à história, à memória e à cultura afro-brasileira e indígena, com uma abordagem a partir da educação das relações étnico-raciais. Reflete sobre o uso da Língua Portuguesa em situações concretas por meio do estudo de aspectos gramaticais e da produção de textos diversos.
Pedagogia das Infâncias – 120 h/a
Ementa: Problematiza questões essenciais referentes ao campo da Educação Infantil no Brasil. Neste sentido, propõe uma reflexão sobre as concepções de infância e o processo de ensino-aprendizagem, no intuito de compreender a construção da identidade infantil e sua relação com a natureza e a sociedade. Discute a importância da brincadeira na educação e reconhece ser esta uma necessidade e um direito de todas as crianças, bem como um espaço privilegiado de produção das culturas infantis. Desse modo, tematiza as diferentes teorias sobre o brincar em sua relação com as concepções de criança, de infância e de educação. Propõe, ainda, uma reflexão sobre os processos pedagógicos e os espaços de creches e pré-escolas como ambientes de interação e de aprendizagem.
Pedagogia, História e Sociedade – 120 h/a
Ementa: Analisa os contextos socioculturais tematizados pela história, sociologia da educação e pedagogia. Problematiza os diferentes processos histórico-sociais e educacionais da formação brasileira e explicita as relações desiguais de poder estabelecidas pelo sistema capitalista de produção, que hierarquiza o conhecimento e legitima a cultura de uma escola excludente. A utopia da construção de uma escola inclusiva e humanizadora constitui-se em eixo estruturante do módulo.
2º Período
Educação Brasileira: Construindo Olhares a Partir dos Fundamentos – 140 h/a
Ementa: Propõe uma discussão que mostra a especificidade de três áreas do conhecimento: História, Sociologia e Psicologia. Discute a possibilidade e a necessidade de diálogo entre os três saberes buscando responder como aproximar as contribuições da História, da Sociologia e da Psicologia para melhor conhecer a realidade brasileira no que se refere ao processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, traz uma investigação atualizada das concepções e abordagens teóricas da história, da sociologia e da psicologia, para a compreensão do contexto sócio-político e cultural do país, problematizando as relações entre educação e realidade brasileira.
Metodologia, Pesquisa e Educação – 160 h/a
Ementa: Analisa os diversos tipos de conhecimento, enfatizando o método científico em seus aspectos qualitativos e quantitativos. Aborda as diretrizes para a elaboração de trabalhos científicos: as etapas do desenvolvimento, a construção lógica do trabalho e a redação do texto. Estuda os conceitos e os métodos estatísticos, discutindo os mecanismos de coleta, organização, apresentação e análise de dados e de informação. Por meio de um projeto integrador, desenvolve ações referentes à prática de ensino, utilizando a escola como espaço de investigação.
Módulo de Formação Cidadã II – 120 h/a
Ementa: Aborda as questões fundamentais relativas à inclusão social e ao protagonismo dos movimentos sociais nos termos da formação cidadã e humanista. Estuda os métodos filosóficos e teorias do conhecimento, sendo a “Ética” um tema filosófico articulado ao pensamento crítico. A temática da “Cidadania”, por sua vez, contempla as questões pertinentes à práxis transformadora e a cidadania ativa a partir de diferentes campos do saber. O desenvolvimento do módulo respeita as especificidades dos cursos, vinculando as discussões à formação geral por meio de temáticas, dentre as quais estão a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, os direitos humanos, a inclusão e a Libras (Língua Brasileira de Sinais). Tais atividades ocorrem, em função de três eixos de formação cidadã definidos, e de suas respectivas áreas, conforme descritos a seguir:
- Eixo Estético-somático – relativo ao desenvolvimento da sensibilidade do aluno – preocupa-se com a expressão pessoal (oral, corporal, escrita), com a comunicação, integração corporal e relacionamento humano.
- Eixo de Conhecimento Compreensivo – tem o propósito de ampliar a compreensão do aluno, ao tratá-lo como parte da cultura e de um complexo cognitivo, existencial, cultural, sócio-histórico, econômico-político e ético.
- Eixo de Práticas Interativas – objetiva integrar o corpo discente no fazer reflexivo, na execução de projetos teórico-práticos comuns; atenuar as dicotomias entre teoria e prática, bem como entre a universidade e a cidadania – ações de extensão universitária.
3º Período
Fundamentos da Ação Docente – 160 h/a
Ementa: Propõe uma reflexão sobre o processo de ensino e de aprendizagem, tendo como referência as questões sobre os saberes docentes e a identidade profissional. Considerando-se os aspectos da tecnologia da educação e dos fundamentos psicológicos, comprometidos com a construção do sujeito individual e do sujeito coletivo, o módulo visa contemplar a abordagem histórica da didática e as teorias acerca dos processos educacionais envolvendo as aprendizagens, assim como diferentes abordagens metodológicas. Destaca a relação professor-aluno-conhecimento e os procedimentos pedagógicos de planejamento do trabalho docente. As ações do módulo são articuladas por um projeto integrador que utiliza tecnologias como suporte transversal, objetivando a iniciação na prática de ensino.
Narrativas e Educação – 120 h/a
Ementa: O módulo propõe uma análise reflexiva sobre as mudanças culturais vividas na contemporaneidade, na qual as narrativas modernas encontram-se em processo de questionamento e revisão; ao mesmo tempo em que se observa a necessidade dos/as docentes e discentes criarem narrativas envolvendo práticas de ensino, que inovem os processos educativos, e que ao fazê-lo considerem a complexidade humana. Neste sentido, discute ações concretas no campo da arte em geral, e em especial na música, na literatura infanto-juvenil, no cinema, nas histórias em quadrinhos, nos fanzines, nas fotonovelas, nos vídeos-documentários, e demais narrativas visuais, por entender que são linguagens com forte poder narrativo e com grande influência junto às crianças, jovens e adultos.
Projeto Politico Pedagógico e Avaliação: Desafios para o Sujeito Coletivo – 120 h/a
Ementa: O módulo pretende aprofundar a discussão sobre as múltiplas determinações históricas, econômicas, políticas e sociais que perpassam a organização do Projeto Político Pedagógico, levando em conta a avaliação do processo educativo e sua relação com a construção do sujeito coletivo. Busca compreender o Projeto Político Pedagógico como um processo dinâmico que integra inúmeras variáveis, entre elas, a aproximação da família e da escola e os desafios que surgem desta interação para a reflexão do sujeito na coletividade escolar.
4º Período
Corporeidade, Currículo e Cidadania: Olhares para as Infâncias – 160 h/a
Ementa: Este módulo tem como foco central a articulação entre os temas Corporeidade, Currículo e Cidadania. Discute as diferentes abordagens teóricas do currículo e seus pressupostos, bem como a importância do movimento e a construção das identidades de gênero na constituição do processo de humanização. Nesta perspectiva, propõe um diálogo em que se problematizem os desafios referentes a estes campos do saber na construção da identidade profissional docente.
Gestão, Democracia e Escola – 120 h/a
Ementa: Discute as múltiplas determinações históricas, sociológicas, econômicas e os fundamentos teóricos da administração escolar. Reflete sobre os pressupostos básicos de uma administração escolar voltada para a transformação social por meio: da gestão democrática, dos processos de participação dos alunos e comunidade, da aproximação do contexto sócio- histórico dos alunos com os processos pedagógicos da escola, do estudo dos planos e políticas de educação no Brasil, com ênfase nas reformas dos anos 1990. Estuda as políticas educacionais em curso e a legislação de ensino, no que diz respeito à organização da Educação Básica e financiamento da educação. A Residência pedagógica articulará as questões discutidas no módulo visando à formação docente.
Leitura e Escrita para a Construção de Aprendizagens Significativas – 160 h/a
Ementa: O módulo faz uma abordagem da leitura e da escrita com um caráter de compreensão dos sentidos e significados, aprofundando as teorias e práticas que explicam como os sujeitos criança, jovem, adulto constroem seus saberes e conhecimentos no processo de aquisição das capacidades de leitura e da escrita. Faz ainda, um exercício de construção das competências leitoras e escritoras do profissional da educação ou do educador.
5º período
Educação, Inclusão e Libras – 120 h/a
Ementa: Reflete sobre os desafios postos à formação docente no que diz respeito à construção de um espaço educacional inclusivo. Aborda as mais frequentes questões que envolvem a prática de ensino e propõe o uso de estratégias diferenciadas, na perspectiva da educação inclusiva e da transversalidade do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no sistema regular de ensino. Trabalha ainda, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), destacando-a como a primeira língua das pessoas com surdez e promovendo a prática docente da mesma. Apresenta a distinção dos aspectos estruturais e pragmáticos da Língua Portuguesa e da LIBRAS. As ações do módulo serão articuladas por um projeto integrador, utilizando tecnologias como suporte transversal, considerando a prática de ensino.
Espaço, Tempo e Comunicação: A Construção da Cidadania na Cultura – 160 h/a
Ementa: O módulo propõe uma discussão articulada entre diferentes metodologias de ensino: Alfabetização, Língua Portuguesa, História e Geografia relacionadas pelo pressuposto de que estas possibilitam, via análise da realidade local, social e histórica, a constituição de uma identidade coletiva e de cidadania, com vistas à transformação social.
Estágio na Educação Infantil – 160 h/a
Ementa: Inserção do aluno no ambiente de trabalho. Estudo de problemáticas articuladas à organização do Sistema Educacional Brasileiro, com atenção especial para a Educação Básica. Formação da postura de pesquisador no sentido de interrogação, produção de informações e consequente interpretação dos problemas relacionados a organização e funcionamento da escola, das políticas educacionais e dos problemas de ensino-aprendizagem observados no cotidiano da sala de aula e no universo escolar. As formas de registro das vivências e a organização dos documentos também serão abordadas.
Teorias do Currículo e Práticas Pedagógicas: Investigações Possíveis – 120 h/a
Ementa: O módulo busca possibilitar a análise e apreciação de currículos da Educação Básica brasileira considerando os seus determinantes sociais. Trata da construção do projeto político pedagógico e das diversas instâncias de participação. Aborda ainda, o caráter comum do currículo e a diversidade cultural, bem como, a interdisciplinaridade, a transversalidade e a avaliação, buscando desenvolver uma postura investigativa sobre as práticas pedagógicas decorrentes das diferentes abordagens e teorias do currículo.
6º período
Abordagens Teórico-Metodológicas dos Saberes Tradicionais – 260 h/a
Ementa: Este módulo se propõe a realizar estudos e pesquisas sobre as metodologias do ensino e a práxis pedagógica de artes, geografia e história, ciências, matemática e linguagem musical de forma interdisciplinar, a partir do pensamento contra hegemônico, em que o ser humano, a sua realidade e representações sejam compreendidos em sua pluralidade, destacando a importância do contexto sociocultural na formação do sujeito histórico. Trata dos conhecimentos tradicionais praticados pelas sociedades indígenas, quilombolas, ribeirinhas, os povos da floresta e outros e sua apropriação pelo conhecimento científico. Estabelece um diálogo, no mesmo topos, entre os saberes tradicionais e o conhecimento científico. Enfatiza o pensamento contra hegemônico como seu eixo de articulação. Problematiza o repertório ideológico hegemônico e reconhece a pluralidade de conhecimentos produzidos pela humanidade como um dos fundamentos para os direitos humanos.
Estágio no Ensino Fundamental – 160 h/a
Ementa: Inserção do aluno no ambiente de trabalho. Estudo de problemáticas articuladas à organização do Sistema Educacional Brasileiro, com atenção especial para a Educação Básica. Formação da postura de pesquisador no sentido de interrogação, produção de informações e consequente interpretação dos problemas relacionados a organização e funcionamento da escola, das políticas educacionais e dos problemas de ensino-aprendizagem observados no cotidiano da sala de aula e no universo escolar. As formas de registro das vivências e a organização dos documentos também serão abordadas.
Novas Tecnologias e Práticas Educativas – 100 h/a
Ementa: Discute o papel da ciência e da tecnologia na vida humana como elemento de transformação do meio para resolução de problemas, refletindo sobre os conceitos em diferentes épocas e na atualidade. Reflete criticamente sobre o uso de tecnologias da informação e da comunicação no cotidiano, de modo a preparar professores para lidar com as demandas da educação presencial e da educação a distância, na vivência social contemporânea e no ambiente escolar, estimulando o uso de TICs, incluindo o uso de games com fins educativos. As ações do módulo serão articuladas por um projeto integrador, utilizando tecnologias como suporte transversal, considerando a prática de ensino.
Práticas Docentes e Metodologia da Pesquisa – 80 h/a
Ementas: O módulo tem como foco central a articulação entre os temas Práticas docentes e organização do processo pedagógico e Metodologia de pesquisa e formação do professor. Visa por meio da formação do professor pesquisador , apropriando-se das técnicas próprias da pesquisa em educação, a problematização, discussão e produção de conhecimento a partir das ocorrências advindas das vivências docentes na Educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental.
7º período
A Práxis Pedagógica da Matemática, das Ciências e da Educação Física: Tendências – 120 h/a
Ementa: Este módulo propõe uma reflexão crítica sobre as tendências atuais do ensino de Matemática, Ciências e Educação Física, objetivando a construção de um aporte teórico-prático acerca das orientações didáticas que primam por aprendizagens significativas e por ações docentes que visam à construção progressiva e continuada das práxis pedagógicas.
A Reflexão Sobre as Práticas Educativas pela Via da Pesquisa - 100 h/a
Ementa: O módulo discute os diferentes tipos de pesquisa considerando a natureza diferenciada da pesquisa quantitativa da pesquisa qualitativa e a estatística aplicada à educação. Realiza ainda, um mapeamento de questões pertinentes aos temas contemporâneos privilegiando o ensino contextualizado, bem como, as tendências em pesquisa através da análise da produção científica (artigos, teses e dissertações) com vistas à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.
Estágio em Gestão Escolar – 160 h/a
Ementa: Inserção do aluno no ambiente de trabalho. Estudo de problemáticas articuladas à organização do Sistema Educacional Brasileiro, com atenção especial para a Educação Básica. Formação da postura de pesquisador no sentido de interrogação, produção de informações e consequente interpretação dos problemas relacionados a organização e funcionamento da escola, das políticas educacionais e dos problemas de ensino-aprendizagem observados no cotidiano da sala de aula e no universo escolar. As formas de registro das vivências e a organização dos documentos também serão abordadas.
Pedagogia Social: Educ. Não Formal, Trabalho e Diferentes Contextos Educacionais – 160 h/a
Ementa: O módulo orienta a elaboração de projetos didáticos e de extensão procurando instrumentalizar o futuro profissional no exercício de sua prática, que vai além dos aspectos formais do contexto exclusivamente escolar. O módulo aborda ainda, os diferentes contextos pedagógicos e procura refletir sobre a atuação do profissional pedagogo nesses setores. Debate sobre a relação trabalho e educação, bem como, a educação de jovens e adultos em suas dimensões epistemológicas e metodológicas, enfatizando a reconstrução histórica e conceitual.
8º período
A Construção da Pesquisa e o Trabalho de Conclusão de Curso – 160 h/a
Ementa: A ênfase neste módulo é a de proporcionar aos alunos uma reflexão teórico-prática sobre as experiências vivenciadas na escola, problematizando as concepções epistemológicas, antropológicas e políticas, com vistas a discutir a ciência, a sociedade tecnológica e o meio ambiente. O módulo trata também da estruturação, elaboração e finalização do Trabalho de Conclusão de Curso.
Atividades Teórico Práticas de Aprofundamento – 240 h/a
Ementa: As atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento, do Curso de Pedagogia da Universidade Metodista de São Paulo, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Item 3, Art. 7º, Resolução CNE nº 1, de 15/05/2006, têm por objetivo incentivar a participação do(a) aluno(a) em atividades culturais e científicas, a fim de favorecer a ampliação dos horizontes culturais do(a) mesmo(a), bem como proporcionar espaços de aprofundamento aos conteúdos trabalhados na matriz curricular do curso. Elas são obrigatórias e totalizam 240 horas.
Práticas Docentes e Seus Desafios: Contrib. da Educação Comparada e Psicopedagia – 120 h/a
Ementa: O módulo possibilita o conhecimento de realidades educacionais diferentes, na perspectiva de Educação Comparada, considerando a importância da experiência de outros contextos. Traz também a discussão psicopedagógica da educação destacando as relações interpessoais na escola, a afetividade e a concepção de valores, bem como, as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem e a resolução de conflitos. A partir destas discussões busca contextualizar as experiências vivenciadas no estágio.