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Refletir e revisitar suas práticas e políticas sempre foi uma preocupação para a UMESP que, antes mesmo da determinação legal do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, já contemplava em sua dinâmica acadêmica o movimento de autoconhecimento.

No ano 1999, a Universidade iniciou seu programa avaliativo e em 2004 com a implantação da lei nº 10.861/04 (SINAES), passou por um momento de adequação do seu processo em coerência a legislação de âmbito nacional, que visa assegurar a existência de um programa de avaliação das instituições de educação superior dos cursos de graduação para aferir a qualidade do ensino e o desempenho acadêmico dos estudantes.

Inicialmente a Autoavaliação Institucional envolvia somente os cursos da graduação, na época presencial; todavia assim que instituído o oferecimento da educação a distância – EaD (2006), a autoavaliação expandiu-se e passou a ser utilizada também pela gestão da EaD na UMESP. Do mesmo modo a Autoavaliação também alcançou os cursos de Pós-graduação Lato e Stricto Sensu (2013) e recentemente a avaliação avançou para participação dos colaboradores e gestores e dos egressos. 

 

Atualmente, a Universidade Metodista de São Paulo conta com diferentes processos autoavaliativos possibilitando voz e vez à toda comunidade acadêmica. Estes processos seguem as diretrizes do Instrumento de Avaliação Institucional atualizado pelo INEP em 2017, tendo como base os 5 eixos avaliativos que contemplam as 10 dimensões do SINAES, a saber: 

  • Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional 
  • Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional 
  • Eixo 3 – Políticas Acadêmicas 
  • Eixo 4 – Políticas de Gestão 
  • Eixo 5 – Infraestrutura Física 

 

Como forma de subsidiar a gestão acadêmica nos cursos da graduação presencia e EaD, durante cada ciclo avaliativo a CPA realiza a Avaliação das Práticas Pedagógicas – APP e seus resultados têm o objetivo de favorecer a gestão das disciplinas/curso e estimular a autorreflexão docente a respeito de sua prática em aula, bem como seu desenvolvimento/capacitação por meio da gestão individual. 

Embora haja uma cultura institucional autoavaliativa consolidada na graduação presencial e EAD, a Universidade anualmente reúne esforços para que seja instaurada com alunos ingressantes e mantenha sua credibilidade junto aos alunos veteranos. Nesta mesma linha de ascensão, estão os processos autoavaliativos dos cursos de pós-graduação lato sensu (presencial e EAD) e, o processo de autoavaliação nos programas de pós-graduação Stricto Sensu (2012).

Os resultados de todos os processos avaliativos refletem a genuína autoavaliação da Universidade Metodista. São amplamente discutidos nas diferentes instâncias acadêmicas e administrativas, divulgados à comunidade interna e externa e consolidados, pela CPA em relatórios de Autoavaliação, encaminhados anualmente ao INEP para subsidiar a avaliação externa da Universidade, assim como subsidiar o Plano de Ação e o Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Metodista. 

Neste momento a Universidade Metodista de São Paulo está em seu 7º ciclo avaliativo, referente ao período 2021-2023, trabalhando no desenvolvimento de melhorias a partir do Plano de Ação que o resultado da Autoavaliação do 6º ciclo originou. Para conhecer melhor os resultados da Avaliação Geral da Metodista, acesse o menu Resultados. 

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