Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Laboratório de Metodologias de Ensino

Pedagogia

O Laboratório de Metodologias de Ensino decorre da implantação da Brinquedoteca/UMESP e da experiência vivenciada por docentes do curso na implementação do projeto e nos estudos subjacentes à área.

É relevante destacar que a proposta é justificada no processo de formação do docente-gestor pela própria necessidade indicada por meio das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação docente na educação Básica, uma vez que a tendência nacional é reservar no curso espaço relevante à prática de ensino, a saber:

“As competências tratam sempre de alguma forma de atuação, só existem ’em situação’ e portanto, não podem ser aprendidas apenas no plano teórico nem no estritamente prático. A aprendizagem por competências permite a articulação entre teoria e prática e supera a tradicional dicotomia entre essas duas dimensões, definindo-se pela capacidade de mobilizar múltiplos recursos numa mesma situação , entre as quais os conhecimentos adquiridos na reflexão sobre as questões pedagógicas e aqueles construídos na vida profissional e pessoal, para responder às diferentes demandas das situações de trabalho. (Parecer CNE/ CP - 9/2001, p. 24)

Desta forma o Laboratório de Metodologias de Ensino busca oferecer aos alunos do curso de Pedagogia um espaço em que se possa efetivamente exercitar o que segundo o Projeto Político Pedagógico é concepção norteadora para a formação docente, isto é: “formar um profissional investigador no exercício de sua prática” (p.9). E ainda “promover o esforço de construir a interdisciplinaridade na proposição de atividades integradoras e em eixos articuladores do curso”(p.37).

Esta proposta amplia a natureza do projeto, sem que se perca seu caráter de extensão. Para tanto, propomos a realização de oficinas com docentes da educação básica, ministradas pelos professores do curso de Pedagogia que lecionam no eixo Formação Docente (com apoio e participação de nossos alunos). A proposição da extensão de nosso trabalho à comunidade fica então resguardada, inclusive em termos de área - docência.

Reportar Erros