TCCs
A pesquisa é essencial na prática de qualquer educador. Portanto, alunos e alunas devem buscar a construção do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC com empenho e dedicação, considerando as contribuições que ele certamente trará às suas práticas pedagógicas.
O TCC é uma exigência parcial para a conclusão do Curso de Pedagogia da Universidade Metodista de São Paulo.
Trata-se de um trabalho de investigação, com a devida fundamentação teórica e que tem como um dos objetivos a familiarização do (a) aluno (a) com a estrutura da comunicação científica, como um projeto humano que se enriquece num processo crítico por meio do diálogo entre os investigadores e suas teorias.
De acordo com Severino (2002) o criterioso processo de construção do conhecimento só pode ocorrer se o estudante “conseguir aprender apoiando-se constantemente numa atividade de pesquisa, praticando uma postura investigativa” (p. 13).
Que alunos e alunas a partir dessa “postura investigativa” possam extrair a tônica da pesquisa que é a reflexão e realizar, dessa forma, a sua aprendizagem e a construção do seu conhecimento com autonomia.