Projetos
2007
Pesquisa de opinião sobre o Rudge Ramos Jornal
2006
Perfil cultural de lazer do jovem do Grande ABC. As atividades desenvolvidas pelo Núcleo são coordenadas por um professor e supervisionadas pela direção da faculdade e pela coordenação do curso.
2005
Pesquisas de campo com temas de importância local e regional para alimentar as pautas do jornal – trabalho conjunto do Grupo de Pesquisas e alunos do primeiro semestre. Os alunos participantes apresentaram os resultados em forma de comunicação científica nos eventos da universidade.
Temas trabalhados:
- O consumo dos meios de comunicação de massa por universitários na Grande São Paulo;
- Atendimento nos departamentos públicos da cidade de São Bernardo do Campo – Poupa Tempo;
- Opinião e percepção sobre alimentos transgênicos;
- A participação de jovens em ONGs em São Bernardo do Campo;
- Perfil dos universitários que participaram do PROUNI – alunos dos primeiros semestres dos cursos da Metodista;
- Transporte público em São Bernardo do Campo;
- Pesquisa sobre as práticas de atividades físicas para a terceira idade em São Bernardo do Campo.
- Áreas de lazer em São Bernardo do Campo;
- O problema das enchentes e o saneamento básico na cidade de São Bernardo do Campo;
- Opinião sobre o sistema viário de São Bernardo do Campo;
- Leitura de jornais impressos no Grande ABC;
- Preservação do Meio-Ambiente;
- Opinião e percepção da população de São Bernardo do Campo em relação à segurança pública da cidade.
Paralelamente ao apoio para realização destas pesquisas, o grupo de pesquisa iniciou no segundo semestre de 2005 as seguintes pesquisas:
- Levantamento dos alunos-estagiários do Curso de Jornalismo –Orientados pela Coordenação do curso de Jornalismo, o Núcleo de Pesquisa quis saber a opinião dos alunos do curso de Jornalismo sobre os estágios realizados por eles. Tal pesquisa reuniu dados relacionados às atividades que exercem, bem como das empresas em que estagiam e como é a relação das organizações com os estudantes, valor da remuneração, entre outros dados.
- Egressos –O mercado de trabalho se apresenta cada vez saturado, principalmente nas grandes cidades. O que faz os formandos em jornalismo seguirem caminhos diferentes do tradicional (rádio, TV, jornal, entre outros). O novo mercado necessita de profissionais com conhecimento variado e que tenham a possibilidade de trabalhar em diversas áreas. A Internet, a assessoria de imprensa, a atuação na área de pesquisa e o trabalho em empresas são novos mercados de trabalho para o recém-formado. A pesquisa objetiva verificar quais as áreas de atuação dos ex-alunos, as dificuldades que enfrentaram no mercado de trabalho tradicional e quais as vantagens desse novo mercado.
- Mercado de Trabalho para o recém-formado –Tem como objetivo conhecer e analisar o mercado de trabalho em comunicação no Grande ABC, visando levantar expectativas e perspectivas deste mercado em relação ao profissional recém-formado. Estudo realizado em veículos de comunicação – impressos e eletrônicos - agências e assessorias de comunicação.
2004
Pesquisa Rudge Ramos Jornal:
O Rudge Ramos Jornal se caracteriza como jornal-laboratório, pois é feito por alunos do curso de Jornalismo da Umesp. O jornal é gratuito e semanal, com tiragem de 25 mil exemplares neste ano. A pesquisa analisou o perfil dos leitores e a opinião deles sobre o jornal. Também foram analisados os hábitos de leitura de jornais, a leitura e a utilidade do RRJ, a leitura dos anúncios e principalmente as sugestões para a melhoria do veículo.
Pesquisa Decisão de Voto:
Em agosto de 2004, dois meses antes das eleições municipais para prefeito e vereador, foi realizada em São Bernardo do Campo uma pesquisa para avaliar o perfil do eleitor por região estudada, o modo como escolhe seu candidato e o que pensa sobre as campanhas eleitorais.
Projetos de Extensão
- Rudge Ramos Jornal – 15 mil exemplares quinzenais
- RudgeRamos Online – Portal de atualização diária em parceria com Uol.
- Núcleo de Jornalismo Social.