Corpo Docente
Karin Müller - Coordenadora
Doutora e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2006 e 2011). Graduação em Comunicação Mercadológica pela Universidade Metodista de São Paulao (2004). Foi bolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de SP (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) durante os dois cursos de pós-graduação. Coordenadora do curso de Pós-graduação em Gestão de Conteúdo em Comunicação. Docente em cursos de graduação e pós-graduação (Lato Sensu), presencial e EAD, com temas nas áreas de Comunicação, Marketing e Pesquisa científica. na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).
Alexandra Gonsalez de Melo Sarasa Martin
Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo e doutoranda pela mesma instituição. Professora de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo. Jornalista desde 1995, atuando como repórter e editora nas áreas de turismo, cultura, saúde e economia. Produz planejamento estratégico e desenvolvimento de conteúdo jornalístico para web sites e publicações corporativas. Graduada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (1995) e especialista pela Universidad de Navarra (Espanha), em Jornalismo Científico e Novas Tecnologias da Comunicação (2000). Autora do livro Mulheres sobre Rodas (Geração Editorial), onde conta as experiências vividas pelo Brasil em anos de trabalho como repórter do Guia 4 Rodas, o principal volume do gênero no país. Atualmente é editora e repórter especial colaboradora das Editoras Globo, Abril e Magu. Consultora nas áreas de comunicação e turismo.
Camila Escudeiro
Doutora em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ), na linha de pesquisa Mídia e Mediações Culturais (2017). Realizou Doutorado-Sanduíche na University of Illinois - Chicago (UIC), no Latin American and Latin Studies Program, com bolsa FAPERJ (2015-2016). Mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de S.Paulo (2007), com bolsa CAPES. Pós-graduada em Língua Portuguesa (2011) e Jornalismo Internacional (2002) pela PUC-SP. Graduada em Jornalismo pela Universidade Metodista de S.Paulo (1999). Tem experiência no mercado de Comunicação (impresso e online) e em docência e orientação de pesquisas acadêmicas na ECO-UFRJ, Universidade Metodista, UNIFAI e Uniban. Atualmente, é pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), docente-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo e editora executiva da Revista Comunicação & Sociedade. Além disso, participa do Grupo de Pesquisa Diaspotics e da Comunidade Emergente de Comunicação COMUNI. Foi membro do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa (PNAP) da Biblioteca Nacional, edição 2013-2014 e pesquisadora júnior do Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro, com apoio do Instituto Internacional de Macau, edição 2017.
Cilene Victor da Silva
Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território, área de concentração Gestão de Riscos Ambientais e Urbanos, da Universidade Federal do ABC - UFABC. É doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, com tese na área de Comunicação de Riscos Ambientais e Tecnológicos, mestre em Comunicação Científica e Tecnológica, especialista em Comunicação Aplicada à Saúde e bacharel em Jornalismo.
Exerce a docência superior desde 1995, com atuação nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, nos quais tem ministrado disciplinas como Teoria da Comunicação, Comunicação Comparada, História da Comunicação, Jornalismo Especializado, Jornalismo Opinativo e Administração de Produtos Editoriais. De janeiro de 2013 a dezembro de 2017, foi professora dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero, onde também atuou na pós-graduação (lato sensu), coordenou por três anos o Centro Interdisciplinar de Pesquisa e exerceu o cargo de editora do periódico científico Communicare, período de fevereiro de 2014 a março de 2017. Como jornalista de ciência e meio ambiente desde 1991, tem atuado como comentarista, colunista de veículos da área e editora de revistas especializadas, como a Com Ciência Ambiental (2007-2011) e a Diálogo Brasil Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação (edição anual).
Dimas Kunsch
Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo, é doutor em Ciências da Comunicação e Mestre em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Filosofia (Brasil) e em Teologia (Innsbruck, Áustria), é Especialista em Psicologia Junguiana e Mediador Judicial. Ajudou a implantar e coordenou por oito anos (2009-2017) o Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero.
Eloiza Oliveira Frederico
Trabalha há mais de 20 anos com jornalismo, tendo passado por alguns dos maiores veículos de comunicação do país. Iniciou sua atuação profissional na Rádio Bandeirantes, onde exerceu todas as funções de uma emissora jornalística; trabalhou também como repórter da TV Bandeirantes e do Canal 21 tendo atuado como correspondente de política da Bandeirantes em Brasília e da Rádio Itatiaia (MG); comentarista da Cultura "Jornal Acontece" da TV Bandeirantes; foi editora, repórter e chefe de reportagem da Rádio CBN (SP); Foi professora de Radiojornalismo na FAAP (Rádio e TV), e da Universidade de São Caetano do Sul. Atualmente é professora da Universidade Metodista de São Paulo.
Ivan Paganotti
Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2015), com bolsa Capes, e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP (2010), foi graduado em Jornalismo pela ECA-USP (2007), realizou doutorado-sanduíche (PDSE-Capes) na Universidade do Minho (Braga, Portugal), em 2014. Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo. Editor executivo da revista Comunicação & Sociedade. É co-criador do curso online Vaza, Falsiane!, curso com apoio do Facebook e incubado na ONG Repórter Brasil.
Lana Cristina dos Santos
Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo (1990), Universidade na qual obteve a titulação de mestre (2002) e doutora (2007). Com especialização em fotografia e mídia pelo SENAC - Comunicação e Artes (2000), tem experiência na área de Comunicação e Ensino a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação e linguagem; análise de campanhas comunicacionais; comunicação e saúde / meio ambiente, além de estratégias mercadológicas e educação a distância. Atualmente é docente na graduação e pós-graduação, coordenadora do curso Especialização em Comunicação Empresarial EAD na Universidade Metodista de São Paulo, pesquisadora do Centro de Sustentabilidade da UMESP e professora convidada em programas de pós-graduação reconhecidos pelo MEC. Atua em treinamentos para docentes em ferramentas para educação a distância, envolvendo novas formas de trabalhar a educação em sala de aula para complementar sua atuação profissional.
Maria Filomena Salemme
Jornalista graduada pela Universidade Metodista de São Paulo, Mestre em Comunicação -Faculdade Cásper Líbero.
Docente na Faculdade Cásper Líbero e Universidade Metodista.
Cursou em 2007 Master em Jornalismo -Gestão Estratégica de Empresas de Comunicação-conteúdo editorial aliado à visão de negócio e formação de pessoas. Possui experiência em gestão, reportagem, edição, produção em mídia radiofônica e também em mídia Impressa, Assessoria de Imprensa órgão público e privado e Mídia Training para empresas, órgãos públicos e políticos. Trabalhou por 20 anos na Rádio EldoradoEstadão, uma empresa do Grupo Estado, onde exerceu nos últimos cinco anos a função de Editora-Chefe, responsável por uma equipe de 40 profissionais. Na emissora atuou como repórter por mais de 10 anos, período em que recebeu importantes prêmios na área como o Prêmio Ayrton Senna de jornalismo em 2002, Prêmio Embratel de Jornalismo em 2004, Caixa Econômica de Jornalismo Social em 2005 e Premio Nuevo Periodismo da Fundação Gabriel Garcia Marques para um Nuevo Periodismo Iberoamericano (FNPI)em 2003 e 2005.
Rita de Cássia Donato
Jornalista e mestre em Comunicação e Inovação. Possui especialização em Marketing pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP-2010). É docente nos cursos de graduação e pós-graduação (presencial e EaD), com aderência em narrativas multiplataformas e pesquisas voltadas ao uso de novas tecnologias na comunicação. Especialista em comunicação política, ingressou na área em 2004 e tem experiência com jornalismo impresso e digital. Na Assessoria de Imprensa de órgãos públicos, foi responsável pelo planejamento estratégico, media training, gerenciamento de crises e gestão de mídias digitais e sociais. Também implementou plano de comunicação em campanhas políticas para os poderes Executivo e Legislativo - nas esferas municipal, estadual e federal. Na Comunicação Organizacional, atuou com endomarketing e auditoria.