Programa de Extensão Universitária
A UMESP, sensível à realidade interna e externa atual, ao princípio da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, bem como, aos pressupostos históricos, sociais, políticos e econômicos, tem como metas:
- contribuir enquanto comunidade aprendente para o desenvolvimento regional sustentável;
- favorecer a socialização do conhecimento para melhoria da qualidade de vida em sociedade;
- consolidar políticas de relacionamento com a comunidade interna e externa;
- ampliar processos de gestão, inovação e empreendedorismo que otimizem a realização das atividades com eficiência e qualidade;
- alcançar uma presença nacional e internacional;
- fortalecer a identidade educacional Metodista. A extensão na IES reconhece e articula em seus programas e projetos os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Os objetivos e metodologias dos programas/projetos devem garantir que o saber novo não seja expropriado do objeto que lhe deu origem. Sua socialização acontece por meio de mecanismos que respeitem o ethos cultural da população envolvida. Igualmente a socialização do novo saber deve ocorrer na comunidade universitária, na qual poderá ser avaliado sob a ótica de princípios da contemporaneidade e da relevância e dos métodos científicos. Em atendimento à Resolução 07 de 18 de dezembro de 2018, do Conselho Nacional de Educação/CNE/MEC, estão incorporadas no PDI, PPI e nos PPC’s as seguintes modalidades: programas institucionais de extensão universitária; programas, projetos e atividades extensionistas no âmbito dos cursos e em sintonia com os programas institucionais de extensão universitária. As diferentes modalidades serão oferecidas de forma, interdisciplinar, multidisciplinar e transversal durante o período de formação, de acordo com os eixos indicados acima. O componente curricular extensão universitária consta da matriz curricular e da grade horária semestral, integralizando o montante de 10% da carga horária do curso. Semestralmente os programas e projetos serão avaliados objetivando o registro no histórico do aluno como forma de seu reconhecimento formativo. A avaliação se faz no âmbito dos cursos e a partir dos programas e projetos desenvolvidos. Indicadores avaliativos da extensão universitária compõem o processo de autoavaliação institucional e são registrados no âmbito dos relatórios da Comissão Própria de Avaliação – CPA. O processo de avaliação no âmbito dos cursos dos programas e projetos de extensão deve observar, ao mínimo, os seguintes indicadores:
- relevância social do programa e projeto de extensão para as comunidades interna e externa;
- interação dialógica entre as comunidades interna e externa;
- indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão;
- interdisciplinaridade e transversalidade de saberes;
- impacto na formação cidadã e profissional;
- contribuição para a transformação social e desenvolvimento humano. CLIQUE AQUI A partir do PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA o curso conta com as seguintes parcerias: Projeto Exercite a Mente; Projeto Recanto Verde; Projeto Tornar a Brotar; Projeto Amor sobre 4 Patas; Projeto Captaçâo de Recursos com uso da Tecnologia; Projeto Inserçâo Linguistica e Socail; FESTMILHO 2023: Ajude-nos a construir essa história! PROJETO - ONG Viva Maria; Igreja Matriz São Bernardo do Campo; Associação Beneficente Shekinah; Ong Viva Maria; Mamãe Clory. Já para os alunos que estão no segundo ano do curso, eles passaram pelo conhecimento teórico e a partir de 2023 tem a proposta: