Infraestrutura
Infraestrutura | Universidade Metodista from Metodista on Vimeo.
CAGE
A Escola de Gestão e Direito conta com a Agência Metodista de Consultoria, espaço que possibilita ao aluno obter conhecimento prático, por meio de assessoria para melhoria de gestão das organizações. Tal experiência propicia maior empregabilidade e oportunidade de estágio a partir do primeiro semestre.
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Laboratórios de Informática
Propicia aos alunos a integração de meios com a produção de conteúdos das diversas áreas.
Os alunos têm à sua disposição um acervo especializado para pesquisa dos mais diversos assuntos abordados durante o curso. Biblioteca com acervo especializado.
INFORMAÇÕES DO LABORATÓRIO DE ADMINISTRAÇÃO E COMÉRCIO EXTERIOR
LABORATÓRIO: |
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LABORATÓRIO DE ADMINISTRAÇÃO E COMÉRCIO EXTERIOR |
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Finalidade: |
Promover a interação e diálogo entre os grupos e laboratório de simuladores de ADMINISTRAÇÃO e COMÉRCIO EXTERIOR |
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Área Física (m2): |
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Localização: |
OMICRON 521 |
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Capacidade: |
75 alunos |
Horário de funcionamento: |
19h30 às 23h00 |
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Principais recursos de infraestrutura (equipamentos e mobiliários): |
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01 |
COMPUTADOR PARA O DOCENTE |
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15 |
MESAS REDONDA |
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75 |
CADEIRAS ESTOFADAS |
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01 |
PROJETOR MULTIMIDIA |
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Recursos Humanos: |
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02 DOCENTES DA ÁREA ESPECÍFICA |
MINI FÁBRICA
O espaço (figura 1) é utilizado para a mini Fábrica dos cursos de Administração e Administração com Ênfase em Comércio Exterior. O objetivo da Mini Fábrica é de transformar as capacidades individuais em capacidades coletivas, desafiando os nossos alunos a desenvolverem potencias e habilidades de planejamento, gerenciamento e controle de todos os processos administrativos que uma fábrica necessita (figura 2 e 4). A mini fabrica faz parte das disciplinas relacionadas a Logística e Operações a mesma oportuniza os alunos a vivenciar na prática o que eles aprenderam ao longo do semestre. Os professores orientadores convidam egressos (figura 3) que já passaram pela vivência e para avaliar os trabalhos entre os departamentos de cada mini fábrica (cada grupo) estão: Gestão de Pessoas; Logística; Operações; Financeiro; Marketing entre outros.
Figura 1 – Espaço com os grupos e orientador passando as instruções
Figura 2 – Espaço com os grupos executando e sendo avaliados pelos egressos e coordenação
Figura 3 – Registro dos Egressos presentes, coordenação e orientador
Figura 4 – Evidência do grupo preparando a produção
PRÁTICAS DE COMÉRCIO EXTERIOR
O espaço (figura 1) também é utilizado para as aulas de Práticas de Comércio Exterior nos cursos de Administração e Administração com Ênfase em Comércio Exterior. O objetivo é de colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante os cursos, os mesmos a desenvolverem seus potenciais e habilidades nas áreas de planejamento, gerenciamento, gestão e controle de processos administrativos que uma empresa necessita nas áreas ligadas à comercialização e práticas envolvendo o comércio internacional de mercadorias. Neste ambiente de aprendizado criado pela universidade, os alunos são dispostos em grupos, onde cada grupo representa uma empresa que deverá apresentar uma solução para o problema apresentado pelos professores. Por exemplo, os alunos devem aplicar as habilidades e fundamentos adquiridos durante o curso voltados a logística internacional de, para realizarem a unitização (paletização e estufagem) de cargas/mercadorias destinadas ao exterior (figuras 2 e 3), neste tipo de atividade cada grupo (empresa) é desafiado a apresentar a melhor opção para transporte das mercadorias, de modo a obter a melhor arrumação e o melhor frete para o transporte da carga até o destino acordado no exterior.
Figura 2 (Paletização): Exemplo de caixas de mercadorias que devem ser colocadas em paletes para otimizar o transporte
Acesso em: 25/04/2023
Figura 3 (Estufagem): Exemplo de paletes com mercadorias que devem ser estufados em Container para otimizar o transporte
Acesso em: 25/04/2023
Este tipo de ambiente criado na universidade, também é favorável ao docente da temática de Práticas de Comércio Exterior, pois permite que os grupos de alunos, trabalhem como empresas onde são desafiados a partir da determinação de um dado produto, efetuarem no ambiente de exportação e importação pesquisas para a determinação de mercados potenciais para venda e compra de produtos no exterior (Figura 4); bem como, determinarem o preço de exportação para comercialização do produto no mercado alvo (Figura 5) e a elaboração dos documentos necessários para envio do produto ao exterior (Figuras 6, 7 e 8).
Figura 4: Pesquisa para desenvolvimento de mercados no exterior, destinados a compra ou a venda produtos
Acesso em 25/04/2023
Figura 5: Elaboração/Formação do Preço de Exportação ou Cálculo dos Custos na Importação
Acesso em: 25/04/2023
Figura 6: Acesso aos Simuladores de Comércio Exterior (Exportação, Importação e Drawback)
Acesso em: 25/04/2023
Figura 7: Elaboração e Conferência da Fatura Comercial
Acesso em: 25/04/2023
Figura 8: Elaboração e Conferência do Packing List
Acesso em: 25/04/2023