Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Por que avaliar?

A partir dos apontamentos feitos pelos participantes dos processos, sejam alunos, professores, coordenadores, diretores e técnicos administrativos, subsidiam a criação de ações de melhorias que são trabalhadas no âmbito dos cursos e em diversas áreas institucionais, como as gerências administrativas que são responsáveis pela infraestrutura dos campi, biblioteca, atendimento ao aluno, tecnologia de Informação – TI entre outras. Além disso, tais resultados também são utilizados pela Reitoria na gestão universitária, subsidiando a revisão de políticas e ações institucionais.

Conheça abaixo algumas ações de melhorias ocorridas no período do 6º ciclo avaliativo 2018-2020 na UMESP:

  • Aperfeiçoamento do processo de divulgação das ações de melhoria institucional, oriundas da avaliação institucional – A CPA e DICOM estão atuando na construção do selo Avaliação Institucional, para ser inserido em locais ou objetos e equipamentos que foram conquistados devido aos resultados da Autoavaliação, porém tal ação não foi concretizada em virtude da transferência do ensino Presencial ao Ensino remoto. A perspectiva da CPA e continuar este processo no momento de retorno ao ensino presencial.
  • Realização da Avaliação dos Funcionários e Gestores – Foi efetivada e aconteceu em dezembro de 2020, os resultados desta avaliação podem ser consultados em “Resultados”.
  • Divulgação da Avaliação nos campi – Este processo, na devolutiva dos resultados em 2020, quando por meio de um evento do Campus Vergueiro, consulte “Resultados” neste site e conheça mais informações.
  • Atuação da DICOM, junto a CPA, para a realização da Avaliação do egresso

Campanha Institucional de Avaliação do Egresso 2019


me1.png


  • Fomentar o relacionamento com Egresso – Durante o período do 6º ciclo a coordenadoria de graduação, em parceria com a CPA, reuniu-se com ex alunos em reuniões para estreitar o relacionamento e dialogar para identificar elementos possíveis para subsidiar a construção da política com Egresso.

Reunião com ex alunos - Políticas do Egresso UMESP 6º ciclo


me2.png


Muito embora, a Universidade ainda não tenha consolidado uma política institucional voltada exclusivamente ao relacionamento com o Egresso, um grupo formou-se e tem trabalhado para definição dessas diretrizes. No entanto, diversas ações são desenvolvidas no âmbito dos cursos e em âmbito Institucional para aproximação da UMESP com os ex-alunos. No âmbito dos cursos acontecem ações diversas para fomentar o estreitamento de relações, guiadas pelos coordenadores e compreendidas pelo aluno egresso como estratégias para retornarem à UMESP, são elas:

  • Envio de email com mala direta enviado pelo email do curso compartilhando informações e oportunidades de participação em eventos e cursos de Teologia;
  • Convite a participação em banca de TCCs
  • Alunos egressos participam como avaliadores de atividades, como “Restaurante Escola”
  • Participação em aulas práticas - confeitaria, panificação, entre outras.
  • Convite a participação de trabalhos científico no Congresso Metodista;
  • Bancas de Projetos integrados, semestralmente todos os períodos realizam o projeto integrado com um tema específico;
  • Convite a participação em projetos internacionais
  • Convite para ministração de Palestras temáticas no semestre
  • Convite ao egresso para participação no Mix de Comunicação
  • Integração com o Lato Sensu – Em 2020 o curso de PP realizou uma palestra aberta aos alunos e egressos de Comunicação, em parceria com o curso de pós-graduação em Gestão de conteúdo em Comunicação. Uma forma de divulgar o Lato Sensu e trazer alunos formados para continuarem seus estudos na Universidade. 
  • Prêmio Destaque: Uma premiação dos melhores projetos da área de Comunicação, no qual egressos também são premiados;
  • Participação da semana acadêmica do curso (Eventos In Farmácia (palestras, seminários e discussões);
  • Manutenção do grupo ativo nas redes sociais, especificamente para a coordenação, docentes e egressos do Curso;
  • Os CA de alguns cursos atuam para a manutenção de publicações frequentes nas redes sociais para ampliar a networking entre eles.
  • Participação do Egresso no Canal do curso de Direito no Youtube – compartilhando conhecimento e experiência. Acesso link Canal pode ser acessado no link https://www.youtube.com/channel/UCCeOeqRqqf7A-UA0aZCZPLQ
  • Utilização da página no facebook para o curso de Administração EaD UMESP
  • Grupos no Whatsapp

A seguir apresentamos algumas ações realizadas no período do último triênio nos cursos da graduação presencial e EaD, a saber:

Programa no Canal Youtube “Professor convida o egresso” (Direito)


me3.png


Participação de egresso no Congresso Científico 2020 (Ciências Biológicas)


me4.png


Facebook do curso e egresso palestrando (Administração EaD)


me5.png


Envolvimento do egresso em eventos (Ciências Econômicas)


me6.png


Participação do egresso no Congresso Científico (Gastronomia)


me7.png


Aula de Confeitaria (Chocolate e Francesa) com egresso (Gastronomia)


me8.png


Aula de egresso para estudantes estrangeiros (Holanda) na UMESP (Gastronomia)


me9.png


Evento e banca de TCC com egressos (Publicidade e Propaganda)


me10.png


É relevante destacar que alguns cursos utilizam de estratégias para envolver o egresso no contato além da graduação, com a pós-graduação, através de eventos. A exemplo disto, o canal do youtube do curso de Direito possibilitou a integração de todos vinculados ao universo acadêmico durante os três (3) dias de Semana Jurídica e a realização de um Seminário Temático com 3 encontros - uma parceria do curso com o Grupo de Pesquisa Narrar - oriundo do Programa de Pós-graduação de Educação – PPGE, profº Marcelo Furlin – e lançamento oficial da Revista do Curso - edição 2020/Especial.

Integração de egresso de Direito e PPGE


me11.png


Algumas das ações são propostas nos cursos, especialmente com vistas a incentivar a integração do egresso com os alunos ingressantes possibilitando aos novos alunos a oportunidade de conhecer de maneira mais próxima os profissionais de mercado e desafios práticas da profissão:

  • Aula prática de Recepção aos alunos, ministrada por egresso;
  • Café com Profissionais – Os alunos participam de um café com a presença de Profissionais e convida alunos egressos para contar sua jornada na Universidade, ressaltando a importância dos trabalhos, dos projetos, da relação com os clientes reais que proporcionamos e, o caminho para o mercado de trabalho;
  • Mesa-redonda com alunos egressos para abordagem das áreas de atuação;
  • Aula Magna – realização de aula especial no curso com um profissional da área, de preferência egresso, que possa abordar um assunto da área.

Ações com egresso para turma ingressante no curso de Gastronomia


me12.png


Egresso no Café com Profissionais para ingressantes em Publicidade e Propaganda


me13.png


As ações provenientes dos cursos são simples e funcionais, pois atraem o aluno pela proximidade à realidade do curso, a conhecer os alunos veteranos e suas experiências, as especificidades do mercado, conhecer os diferentes atendimentos e espaços na Universidade, motivando-os a nova etapa que é o ingresso da vida acadêmica.

Vale ressaltar que em 2020, devido à pandemia COVID-19, dois alunos egressos do curso de Publicidade e Propaganda participaram do programa de intercâmbio, que ocorreu de forma virtual, “Missão da China”. Mais detalhes podem ser verificados na publicação: https://metodista.br/noticias/metodista-recebera-missao-da-china-apos-intercambio-na-wuhan-university

  •  Visibilidade à Assessoria de Relações Internacionais – ARI, através de sinalização o Campus e apropriar os docentes da sua existência.
  • Ampliação da divulgação sobre intercâmbio, a partir do envio de emails marketing, palestras e contatos com coordenadores de curso para melhor divulgar os programas
  • Desenvolvimento e ofertar módulos nos cursos de graduação e pós-graduação em língua inglesa, capacitando os alunos e facilitar a integração de alunos estrangeiros (E.M.I*), foi efetivada por meio do módulo de cidadania e mundo global oferecido pelo Núcleo de Formação Cidadã – NFC.
  • Manutenção de cursos de inglês para docentes e monitorar o seu desenvolvimento, com vistas na ampliação do processo de internacionalização da IES. Durante o 6º ciclo a UMESP estabeleceu parceria com a Berlitz Instituto de Idiomas para ofertar cursos acessíveis a professores e alunos. Atualmente o curso de inglês online oferece 24 horas.
  • Ampliação do programa exclusivo de intercâmbio acadêmico internacional entre Instituições Metodista (mobilidade estudantil)

Durante a pandemia novas formas de intercambio virtual foram viabilizadas ampliando as possibilidades de convênio. A parceria que já vinha sendo negociada desde o ano de 2017, foi formalizada com a Wuham University of Science & Technology – China, Washburn University, EUA e PXL University College, Bélgica e em 2019, um grupo de 8 alunos e 3 professores participaram da atividade reunidos na China, e tendo como anfitriã a Washburn University nos Estados Unidos.

  • 2019 Missão de estudos na cidade da Guarda - Portugal ocorreu novamente levando 9 estudantes de diferentes áreas e 3 professores;
  • 2019 Missão de estudos na cidade de Coimbra – Com parceria com a Universidade de Coimbra a missão levou 12 estudantes de diferentes áreas de formação e tratou do tema: Migrações num mundo interligado e os caminhos para a paz;
  • 2019 - Missão de estudos à Washington D.C, focando em alunos da área do Direito para aprendizagem/pratica de inglês jurídico além de visitas e palestras na área. Participaram 2 estudantes dessa missão que foi organizada em parceria com a Lado International Institute e não enviou professores.

Figura – Mobilidade estudantil UMESP 2018 - 2020


me14.png


  • Realização de reuniões internas sistemáticas para discussão do Documento de Área da Capes – A coordenadoria de pós-graduação estabeleceu em 2018, a sistematização e execução de reuniões em cada colegiado, com docentes de áreas (comitê gestor da pós graduação definiu estratégias como fundamentais);
  • Divulgação no Portal Metodista, de todas as disciplinas dos programas de pós-graduação para consulta aberta, com suas descrições – Esta ação foi implantada e pode ser acompanhada na descrição de cada programa no link http://portal.metodista.br/stricto/oqueeostricto.
  • Melhoria na divulgação das informações sobre os Editais das Agências de Fomento” também foi uma ação executada em 2018;
  • Implantação da distribuição de senhas para retirada de documentos no Atendimento ao Aluno
  • Criação de assinatura eletrônica para alguns documentos como declarações gerais;
  • Melhoria na divulgação e clareza sobre os critérios de concessão de bolsas de estudos – No último triênio a área de atendimento ao aluno criou e divulgou de critérios em um Edital de Bolsas com “Perguntas Frequentes”, esclarecendo a maioria das dúvidas apontadas por alunos;
  • Agilidade no processo de entrega da carteirinha do estudante do presencial e EaD – Com o intuito de minimizar esta insatisfação em 2019 as carteirinhas passaram a ser entregues pelo Banco Santander, aos alunos, devido a uma parceria com a UMESP;
  • Ampliação do acervo da Biblioteca, anualmente


Ano

ACERVO UMESP

TÍTULO

EXEMPLAR

2009

137.087

221.421

2012

141.914

242.410

2015

159.702

478.064

2017

169.823

479.565

2018

172.215

483.931

2019/2020

174.298

487.111

Fonte: Biblioteca dezembro (2020)

  • Contratação Biblioteca Virtual Pearson - Antes mesmo do início da pandemia que marcou o ano 2020, a Universidade retomou a contratação da biblioteca virtual Pearson, para melhor atender os alunos durante a pandemia, possibilitando consultas a textos integrais via portal do aluno, no conforto de suas casas. A Biblioteca Virtual da Pearson com assinatura anual que disponibiliza, 9.996 livros com textos integrais das diversas áreas do conhecimento.

Biblioteca virtual da Pearson


me15.png


  • Estabelecimento de estratégias para sanar o barulho excessivo que atrapalha a concentração necessária para o estudo e criação de espaços para o estudo individual, pois o espaço disponível, é inadequado devida à falta de silêncio/privacidade. A Campanha “Ajuste o som” - No último ciclo, os alunos consideraram insatisfatório o barulho excessivo em ambiente interno a biblioteca e, com base nesses resultados no ano 2018 a gerência da biblioteca reuniu-se com a DICOM para a realização de uma campanha de conscientização “Ajuste o som”, realizada em e permanece até hoje na biblioteca.

Campanha Ajuste o som - Biblioteca UMESP

me16.png

  • Foram definidas regras para controlar o uso das salas de estudo em grupo, evitando que apenas um aluno ocupe sozinho uma sala reservada para grupos, haja vista que a quantidade das salas de estudos é insuficiente na percepção dos alunos
  • Atualização do acervo de livros de alguns cursos, tais como fisioterapia, odontologia, assim como a necessidade de mais títulos e exemplares (gastronomia, psicologia e medicina veterinária). O mesmo se dá na pós-graduação, ao solicitarem atualização de livros sobre comunicação, internet, mídias e plataformas digitais e cibercultura a partir da década de 2010, pois quase não são encontrados na biblioteca.- realizado com biblioteca virtual
  • No ano 2018 foi realizada a troca dos computadores de consulta ao acervo;
  • Aumentar a quantidade de entrada elétrica nas mesas de estudo para que os usuários da biblioteca possam usar notebooks e smartphones e melhorar a manutenção das tomadas existente – Realizada a instalação de tomadas modernas nos pilares perto das mesas de estudos

Ampliação de entrada elétrica na Biblioteca


me17.png


  • Maior flexibilidade quanto à entrada no ambiente portando materiais particulares – Foi feita a instalação de adesivos na entrada da Biblioteca
  • Instalação piso tátil - Durante o 6º ciclo (2019), a Universidade realizou adequações quanto a acessibilidade física com a mudança do espaço físico do Estúdio A de Rádio de TV, a instalação do piso tátil no edifício do Campus Ribeirão Preto e algumas instalações realizadas no campus Rude Ramos, edifícios Capa, Épsilon e biblioteca do Edifício Ômega.

Instalação piso tátil na Universidade em 2019


me18.png


No último ano do ciclo, em 2020, a UMESP prosseguiu com demais instalações de piso tátil, desta vez no edifício Delta e no Centro de Convivência, ambos no campus Rudge Ramos.

Instalação de piso tátil no Centro de Convivência/ 2020


me19.png


De acordo com o Núcleo de Acessibilidade, todos os espaços preparados para acessibilidade são constantemente visitados e inspecionados e, ao haver necessidade, o setor de manutenção é acionado de modo que possibilite manutenção das áreas como sinalização tátil, entre outras providências.

  • Melhoria na plataforma Moodle, um Novo layout do Moodle - Durante este ciclo (2018 – 2020) o moodle passou por uma reformulação, seu layout ganhou nova dinâmica, mais intuitiva, conforme figura abaixo.

Print tela do moodle ciclo anterior


me21.png


  • Melhoria no Estúdio UMESP - É relevante destacar que durante este 6º ciclo, ações com vistas na melhoria técnica e de acessibilidade aconteceram nas dependências dos Estúdios. Destacamos abaixo algumas ações pontuais:
  • O Estúdio A é uma das principais salas do Estúdio no campus Rudge Ramos, com “Switcher” que é uma sala técnica de comando, antes alocado em um mezanino acessado por escada. A reforma possibilitou fazer a instalação do “Switcher” no mesmo piso, praticamente integrado ao Estúdio, proporcionando total acessibilidade, inclusive com a utilização de rampas em suas portas acústicas.
  • O novo “Switcher”, agora contempla uma infraestrutura de sala de aula, com carteiras universitárias, quadro branco e ar condicionado, no mesmo ambiente onde os equipamentos estão instalados, possibilitando ao docente, uma aula explicativa, expositiva e prática.

Estúdio UMESP - Switcher A, Camarim e Almoxarifado do Estúdio

me22.png

me23.png

  • Implantação de uma sala utilizada como camarim, permitindo aos alunos um apoio muito importante para suas produções, principalmente quando exige a participação de atores. O espaço dispõe de espelho iluminado, biombo para troca e fica localizado próximo ao estúdio e também aos sanitários.
  • No espaço onde funcionava o Switcher, foi criada uma ilha de edição focada para o atendimento em vídeo-grafismo e pós-produção para os alunos dos cursos de publicidade e propaganda e relações públicas. No espaço, além dos equipamentos de edição, operados por um técnico dos estúdios, foi colocada uma mesa de reuniões onde as agências podem discutir seus projetos junto com o técnico para obter um melhor resultado no seu produto final.

Ilha do Estúdio e espaço para podcast

me24.png

me25.png

  • Seguindo as tendências das ferramentas de comunicação, a reforma possibilitou a instalação na sala do Estúdio C, um estúdio híbrido (áudio e vídeo) com mesa para a produção de “podcasts”. O ambiente possui isolamento acústico e controle de ruídos, os alunos dos cursos de comunicação encontram as condições ideais para as produções neste formato.
  • Criação de um novo espaço para “Ingest”, exclusivo para atender a demanda do Estúdio, mais acessível e próximo ao atendimento. Anteriormente a retirada do serviço de ingest (arquivo de materiais de alunos) da sala da Coordenação dos Estúdios, que até então, funcionava no mesmo espaço da sala da coordenação, causando desconforto no caso de ambos precisarem utilizar a sala.
  • Criação de um laboratório para edição de áudio no formato 5.1, com monitor de 43 polegadas, de alta definição permitindo ao aluno acompanhar o processo de edição em software dedicado. O espaço também foi preparado para a gravação de dublagens.

Banca de TCC online


me26.png


No atendimento presencial, e também remoto, a equipe do Estúdio realizou uma grande mudança de “procedimentos de solicitação dos alunos”, seja para suporte e apoio técnico em edição ou empréstimo de equipamentos. Foi estabelecido um fluxo que descartou o uso de papel, automatizando os processos que passaram a ser feitos, todos, por e-mail, facilitando inclusive, o arquivamento, registro e documentação. Assim, o Estúdio eliminou a etapa, em que o aluno dependia da assinatura do professor presencialmente, o que por inúmeras vezes comprometeu a execução da atividade. Atualmente a autorização é feita online, tornando-a quase imediata.

  • Proposta da implantação de Newsletter para cada curso – A DICOM segmentou a newsletter por área do conhecimento;
  • Aperfeiçoar o layout do Portal Metodista – Durante o 6º ciclo avaliativo a DICOM lançou um novo layout no Portal da Universidade.


me27.png


  • No ano 2019 a DICOM voltou a publicar o Balanço Social da UMESP, intensificando a divulgação dos Projetos Sociais e resultados oriundos dos projetos.
  • Implantação da Ouvidoria, disponível acesso no Portal Metodista http://educacaometodista.org.br/ouvidoria/
  • Treinamento de funcionários da segurança – ano de 2019 diversas áreas passaram por treinamento
  • Realização de treinamento periódico dos funcionários das áreas de atendimento – realizado
  • Atualização das atividades de cada colaborador e cargo – Durante o 6º ciclo o DGP iniciou o mapeamento nos setores;
  • Revisão do horário de limpeza dos sanitários, expandindo após as 21h – No ano 2019 o horário de turno da equipe da limpeza foi estendido até as 22h;
  • Realização de constante manutenção dos elevadores, incluindo do centro de convivência – Foi realizada uma campanha junto a DICOM para a conscientização do uso dos elevadores nos espaços comuns da UMESP, voltado às pessoas com deficiência, incentivando os demais ao uso de escadas e rampas de acesso.
  • Anualmente foram realizadas “poda” nas árvores, bem como suas raízes, evitando quebra nos pisos e acidentes, conforme serviço prestado por empresa terceirizada;
  • Disponibilização do uso de cartão de débito e crédito na reprografia
  • Disponibilização de produtos de papelaria a venda na loja Educa no Centro de Convivência;
  • Manutenção constante da iluminação na parte externa dos prédios no campus Rudge Ramos – No período do triênio foram instalados 14 refletores em LED, melhorando significativamente a iluminação do campus;
  • Reformular processos para uso dos recursos tecnológicos, físicos e materiais – Realizado em parceria entre TI e os coordenadores de curso, para haver descrição de softwares e programas nos PPCs durante o semestre;

Reportar Erros