Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Palestra em comemoração ao Dia Mundial da Língua Portuguesa: “Fernando Pessoa: o poema, a tradução e a força das palavras”

por Roberta Parizotto Última modificação 2021-04-27T20:42:36+00:00
  • Quando 05/05/2021 from 17h00 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
  • Adicionar evento ao calendário iCal

O Núcleo de Arte e Cultura (NAC), em parceria com a Assessoria de Relações Internacionais (ARI) e a Escola de Tradutores realizará, no dia 05 de maio, encontro on-line para falar sobre “Fernando Pessoa: o poema, a tradução e a força das palavras”.

A palestra será ministrada por Fernando Carmino Marques, professor titular de língua e cultura portuguesa no Instituto Politécnico da Guarda em Portugal, especialista no poeta. O docente abordará a dificuldade em traduzir Fernando Pessoa e, em particular, o heterônimo Alberto Caeiro.

O evento será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do Núcleo de Arte e Cultura.

Anote em sua agenda e participe!

Data: 05 de maio (quarta-feira)

Horário: 17h

Clique aqui para acessar o evento.

Sobre Fernando Carmino Marques

Doutor em Letras pela Universidade de Paris IV – Sorbonne, universidade onde lecionou língua, cultura e literaturas de expressão portuguesa. Colaborou no Instituto Camões em Paris e foi docente responsável pelo ensino da língua portuguesa nas universidades de Versailles – St. Quentin e Marne-­la-­Vallée. Publicou vários estudos sobre temas e autores portugueses e brasileiros, dos séculos XVI, XIX e XX. Mais recentemente organizou, traduziu e editou o estudo inédito de Pierre Hourcade sobre a poesia de Fernando Pessoa: A Mais Incerta das Certezas, Itinerário Poético de Fernando Pessoa (Coleção “Ensaios” sobre Fernando Pessoa, Tinta-­da-­china, Lisboa, 2016). Como autor de ficção publicou Sobre outra coisa ainda13 short stories (Coleção “XII”, Edições Esgotadas, Porto, 2018) e Neste sonho que sou de mim (Coleção “XII”, Edições Esgotadas, Porto, 2020). Professor titular de língua e cultura portuguesa no Instituto Politécnico da Guarda (Portugal) realiza com frequência cursos e palestras em universidades europeias e brasileiras sobre a poesia de Fernando Pessoa.

fernando pessoa.jpg

Reportar Erros