Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Ementas das Disciplinas

Seminários de Pesquisa

A disciplina propõe dar subsídios para projetos de dissertações em fase inicial a partir da reflexão, discussão e conceituação da pesquisa científica. Desse modo, ao longo das aulas serão abordadas teorias da educação para que os discentes descrevam, analisem e verifiquem a pertinência de seu Projeto. A disciplina organiza-se a partir da elaboração do: (i) titulo, (ii) resumo, (iii) estado da arte, (iv) construção do problema, (v) delimitação do corpus, (vi) hipóteses, (vii) objetivos, (viii) fundamentação teórica, (ix) metodologia, (x) justificativa e (xi) referências bibliografias. Todos os projetos de pesquisa serão pensados em relação a linha de Pesquisa a qual pertence o orientador.


Educação, Inovação tecnológica e Empreendedorismo Digital

Discussão sobre tendências em educação e inovação tecnológica; apresentação e análise de pesquisas envolvendo competências digitais e computacionais; educação empreendedora digital; movimento maker na educação; startups de educação e tecnologia.


Seminários de Dissertação de Mestrado

Os paradigmas de investigação em educação. Métodos e abordagens de pesquisa em educação. Os paradigmas quantitativo e qualitativo da pesquisa em educação. Coordenadas teórico-metodológicas para a elaboração da dissertação. As fontes de pesquisa. Orientações para a escrita da Metodologia. A metodologia e a revisão bibliográfica. A elaboração da estrutura da pesquisa.


Teorias da Educação e Realidade Brasileira

A disciplina abre-se com um aprofundamento em torno das discussões sobre realidade em seus diferentes aspectos, sobre educação e cultura brasileira, promovendo a reflexão na perspectiva da atual crise política, ecológica e sociocultural. Promove a reflexão sobre a propriedade e a atualidade dos debates em torno das concepções "direita x esquerda" e "liberal x progressista", considerando o contexto das transformações em andamento e o novo nacionalismo que emerge no século XXI. Apresenta alguns importantes representantes do pensamento pedagógico brasileiro e suas referências teóricas, sob um enfoque antropológico-político-social. Conclui identificando problemas, desafios e perspectivas que se colocam, no presente momento, ao pensamento educacional brasileiro. São categorias importantes para tal estudo: crise, paradigmas, educação formal, classe, luta de classes, estado, sociedade civil, trabalho, neoliberalismo, globalização, nacionalismo contemporâneo, ecopedagogia, novos paradigmas.


Docência no Ensino Superior – Núcleo Comum

A disciplina contempla interfaces entre (i) urgências epistemológicas, teóricas e metodológicas para a docência no ensino superior; (ii) fundamentos científicos (pedagógicos, filosóficos, históricos, políticos) substantivos para a composição de concepções pedagógicas; (iii) aspectos da relação docente-discente, estratégias de ação pedagógica e reflexões sobre a avaliação do trabalho discente. Assume-se, como via de investigação, a trajetória formativa dos(as) participantes, no sentido de considerar que suas experiências e narrativas, como alunos(as) ou docentes, são significativas para os horizontes da docência no ensino superior.


Formação de professores: memórias e identidade

As sociedades contemporâneas, desenhadas por uma complexidade de premências, manifestam características de variabilidade e de transformabilidade que podem ser capturadas, sob miradas instigantes, por meio de pesquisas acadêmicas e científicas. Como um traço particular dessa moldura, a formação docente, ao longo das décadas, sustenta uma dicotomia entre conhecimento científico e conhecimento pedagógico, que se afasta da concepção de integralidade, intensamente anunciada no século XXI. Nesse sentido, irrompem iniciativas de um artesanato do fazer, sob a inspiração de experiências reflexivas e críticas, advindas do sentido individual e comunitário sobre identidade e profissão docente. Tal horizonte ilustra o tema da disciplina em tela e contempla as relações entre formação docente, memórias e identidade e suas contribuições para a docência e a gestão na educação superior.

Reportar Erros