Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Linhas de Pesquisa

Área de Concentração: Educação

Quanto à área de concentração, o PPG em Educação da Metodista procura responder aos desafios do compromisso com a formação de pesquisadores no campo da educação, abrindo-se como área do conhecimento que abriga múltiplos outros campos profissionais relativos à docência e à gestão escolar. O nosso Programa propõe a investigação empírica, análise teórica e à reflexão filosófica: sobre as possibilidades, limites e necessidades discentes e docentes, pensando da infância à formação permanente do ser humano, nas diferentes condições sócio-econômico-político-culturais; assim como sobre as questões apresentadas pelas instituições escolares e não-escolares, seja em termos de docência ou gestão, bem como em relação à análise de impactos advindos da implantação de políticas para o setor educacional, da Educação Básica ao Ensino Superior, que colidem ou descuidam de direitos fundamentais.


Linhas de Pesquisa


      Políticas e Gestão Educacionais

      Descrição: Investiga e analisa criticamente ações, processos e movimentos relacionados às políticas e à gestão educacionais; discute seus fundamentos e métodos filosóficos, epistemológicos e históricos, com vistas a gerar o avanço dos conhecimentos e propostas de renovação educacional e social. Tem interesse por múltiplas dimensões do processo educacional, como as que transcorrem nas esferas familiar, religiosa, comunitária, e pela relação dessas esferas com o Estado. Privilegia temáticas como: políticas públicas, normas, governança na educação, gestão democrática e participativa; financiamento da educação pública e privada; relação currículo-cultura-transformação social, em especial na abordagem freireana; educação em direitos humanos, Estado laico; características da organização escolar; perfil ideológico e de classe dos agentes do sistema escolar e alunado, e conexão desses perfis com práticas do sistema escolar; fracasso escolar e inclusão; planejamento e avaliação de sistemas e unidades escolares; gestão de ciência, tecnologia e inovação no ensino superior.

      Formação de educadores

      Descrição: Investiga os processos formativos e a ação de professores, coordenadores e outros educadores, em diferentes abordagens teórico-metodológicas, nos diferentes níveis de educação formal e modos de educação não-formal. Discute pressupostos filosóficos e teóricos que alicerçam práticas de formação inicial e continuada de educadores; analisa práticas formativas que buscam responder às demandas do presente, considerando suas raízes históricas. Analisa a atuação dos educadores nos diferentes contextos sócio-histórico-culturais, os constantes desafios à formação de educadores, as possibilidades e desafios teórico-metodológicos à pesquisa na área. Privilegia temáticas relativas a: saberes formativos, práticas educativas, trajetórias formativas e profissionais; relações sociais e intersubjetivas na prática pedagógica; história dos saberes e práticas pedagógicas; cotidiano, memória, gênero, história oral, história de vida; inovação, tecnologia educacional, educação a distância; novos paradigmas.

      Estrutura Curricular

      A estrutura curricular procura, de maneira dialética, articular a teoria e a prática, considerando uma dinâmica e uma interação expressas em três eixos:

      1. um eixo epistemológico, constituído por disciplinas, de caráter teórico-prático, com o objetivo de examinar/discutir as questões da produção do conhecimento. Neste eixo, para o Mestrado as disciplinas são obrigatórias, o que não ocorre no caso do Doutorado. Para esse nível, há a oferta de disciplinas específicas, que o doutorando poderá compor em diálogo com seu/sua orientador/a, pois o PPGE entende que não cabe, no doutorado, seguir um programa pré-estabelecido, como é adequado no Mestrado.
      2. um eixo teórico-metodológico, com metodologias, disciplinas e seminários de pesquisa, que retoma os interesses originais dos alunos, a possibilidade de debate sobre sua pesquisa e a reescrita constante do projeto inicial, como tarefa em devir até a conclusão da Dissertação e da Tese. Nesse eixo, vale destacar que entre as disciplinas estão os Seminários; Colóquios; Seminários Avançados.
      3. um eixo temático, que se concentra em disciplinas eletivas e de aprofundamento temático, além dos seminários temáticos. As chamadas Atividades Programadas sinalizam para uma maior inserção dos pesquisadores nos Grupos de Pesquisa e em atividades típicas da Pós-Graduação, atividades acadêmico-científicas, com ênfase na participação em Seminários, sejam de caráter Internacional, Nacional, e mesmo institucional. São também incentivados os cursos de curta duração, com temáticas relacionadas à própria pesquisa, realizados em outras instituições ou na própria Universidade, com docentes convidados. Também são bastante incentivadas as publicações em revistas científicas, que levem em conta a linha de pesquisa e a necessária relação com o próprio Projeto. Neste eixo se incluem os Seminários Avançados, (poderá ser direcionado conforme necessidade do aluno).


      Descrição sintética da estrutura curricular

      MESTRADO

      1. Eixo epistemológico: 6 créditos (em disciplinas) sendo elas: Fundamentos Históricos e Epistemológicos da Educação e Teorias da Educação e Realidade Brasileira.
      2. Eixo teórico-metodológico: 7 créditos (em disciplinas) sendo elas: Pesquisa em Educação, Seminários de Pesquisa e Seminários de Dissertação de Mestrado.
      3. Eixo temático: 11 créditos em Disciplinas Eletivas; Seminários Temáticos (propostos pelo PPGE como enriquecimento às disciplinas e atividades) e Seminários Avançados.
      4. Atividades Programadas: 2 créditos.
      5. Apresentação Final da Dissertação: 4 créditos (orientação).
      6. Entregar comprovação de pelo menos uma submissão, aceite ou publicação de artigo/resenha aderente ao tema de pesquisa.
      7. Estágio docência: (não obrigatório).

      Total: 30 créditos

      DOUTORADO

      1. Eixo epistemológico: 9 créditos em disciplinas.
      2. Eixo teórico-metodológico: 12 créditos em disciplinas; Seminários Avançados e Seminários de Tese (disciplina obrigatória).
      3. Eixo temático: 19 créditos em Disciplinas Eletivas (próprias às linhas de pesquisa, das quais o doutorando deverá cursar pelo menos duas); Seminários Temáticos (propostos pelo PPGE como enriquecimento às disciplinas e atividades); Seminários Avançados (créditos previstos); Atividades Programadas (créditos previstos).
      4. Apresentação Final da Tese: 8 créditos (orientação)
      5. Entregar comprovação de pelo menos dois aceites ou publicações de dois artigos aderente ao seu tema de pesquisa sendo, no mínimo, um em coautoria com o/a orientador/a.
      6. Estágio docência: (Obrigatório para bolsista CAPES).

      Total: 48 créditos

      O processo de orientação, além do trabalho individual com cada orientando, se efetiva também no interior dos grupos de estudos e pesquisas, articulando cada pesquisa individual ao processo de produção do conhecimento nas linhas de pesquisa constituídas por pesquisadores experientes, pesquisadores em início de carreira e pesquisadores em formação.

      O exame de qualificação seguirá as normas estabelecidas para os PPGs pelo Regulamento do PG Stricto Sensu da Metodista.

      A participação ativa, de cunho colaborativo, na atividade editorial do PPGE, na publicação de seus periódicos, Educação & Linguagem e Cadernos de Educação: Reflexões e Debates (dirigida à publicação discente), integrará também a formação dos doutorandos do PPGE, com vistas a prover a mais plena formação para sua atuação como pesquisadores plenos.

      Estágio de Docência

      O estágio de docência é parte integrante da formação do pós-graduando no nível de doutorado, objetivando a preparação para a docência, e a qualificação do ensino de graduação sendo obrigatório para todos os beneficiários do PROSUC, obedecendo aos seguintes critérios:[1]

      I - o beneficiário que comprovar a realização do estágio de docência no mestrado na UMESP fica dispensado dessa obrigatoriedade no doutorado;

      II - a duração mínima do estágio de docência será de 1 (um) semestre e a carga horária máxima do estágio de docência será de 4 (quatro) horas semanais;

      III- o docente de ensino superior que comprovar atividades relativas à docência ficará dispensado do estágio de docência;

      IV- as atividades do estágio de docência deverão ser compatíveis com a área de pesquisa do Programa de Pós-graduação realizado pelo pós-graduando.

      VI-Casos de estágio de docência não previstos neste regulamento deverão ser analisados pela Comissão de Bolsas PROSUC/Capes.

       

      INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

      Periodicidade do Processo Seletivo: Semestral.

      No caso do mestrado, as disciplinas obrigatórias são definidas, porque o/a mestrando/a encontra-se em uma fase inicial de formação como pesquisador (quem porventura tenha feito IC, terá feito uma fase preliminar, mas o mestrado é ainda inicial, de toda forma).

      No caso do doutorado, o PPGE decidiu que haverá somente uma disciplina obrigatória e oferecer alternativas uma vez que o/a doutorando/a encontra-se em uma fase adiantada de formação, como pesquisador/a, e precisa fazer suas escolhas. O cuidado, nesse caso, que o/a doutorando/a deve ter é o de sempre verificar a qual eixo se ligam as disciplinas, colóquios, seminários temáticos etc, que escolherá na matrícula, para fazer o planejamento de seus créditos.

      O pedido de aproveitamento dos créditos do mestrado deverá seguir esse mesmo entendimento curricular, ouvido o/a orientador/a e a coordenação do Programa - ou seja, não se faz um aproveitamento sem critérios, mas por vinculação de eixo, não sendo conveniente sobrecarregar um eixo com as disciplinas do mestrado, deixando de levar em conta as ofertas do doutorado, que deverá cursar, como novas possibilidades que não vivenciou no mestrado.

      O acompanhamento do cumprimento dos créditos e prazos de qualificação e defesa são de responsabilidade do mestrando e doutorando, sob o acompanhamento do seu respectivo orientador, devendo haver a verificação semestral por meio de seu histórico acadêmico.

      O exame de qualificação somente será possível desde que todos créditos em disciplinas e demais exigências regimentais tenham sido cumpridas.

      O depósito final:

                  da dissertação observa o prazo mínimo de 12 e máximo de 24 meses;

                  da tese observa o prazo mínimo de 24 e máximo de 48 meses.

      A prorrogação de prazo somente será concedida se observados os requisitos: i. somente ao aluno aprovado no exame de qualificação e por um prazo máximo e improrrogável de 06 meses para mestrado e de 12 meses para doutorado; ii. apresentar uma exposição de motivos que efetivamente revelem o impedimento de desenvolvimento da pesquisa; iii. deferimento pelo Colegiado do PPGE.

      Esta normativa poderá ser alterada no caso de mudança no Regulamento da Pós Graduação da Universidade Metodista de São Paulo – UMESP.



      [1] Fonte: Proposta de Doutorado em Educação aprovada pelo CONSUN em 24 de maio de 2012. Apresentada a CAPES em junho de 2012. Aprovada pela CAPES em setembro de 2012, com Conceito CAPES 4; divulgada em outubro de 2012. Implantada a partir de novembro de 2012.

      Reportar Erros