
Secretaria Acadêmica
Exercício domiciliar
O exercício domiciliar destina-se à compensação de ausência nas atividades escolares por meio de realização de trabalhos em casa e será cancelado se constatado a presença do aluno em atividades acadêmicas do curso durante o período de afastamento.
A quem pode ser concedido:
- ao aluno portador de doença infectocontagiosa, traumatismos e cirurgia e outras condições mórbidas, caracterizadas por incapacidade relativa, incompatível com a frequência aos trabalhos escolares desde que se verifique a conservação das condições intelectuais e emocionais necessárias para o prosseguimento da atividade escolar, para um período de afastamento superior a 10 (dez) dias e no máximo de 60 (sessenta) dias. Ausências por períodos menores deverão ser enquadradas no limite de faltas de acordo com a legislação vigente.
- à aluna em estado de gestação, a partir do 8º mês e por um período de três meses.
Na impossibilidade da concessão do regime de exercício domiciliar restará ao aluno a opção de solicitar trancamento de matrícula.
Não serão concedidos exercícios domiciliares relativos a disciplinas de caráter prático.
Prazo para solicitação: até 5 (cinco) dias úteis a partir da data do afastamento indicada no atestado médico, o qual deverá especificar o período de afastamento e a identificação do problema de saúde pelo CID (Classificação de Identificação da Doença). Não será aceito atestado médico sem o CID.
Rematrícula
Conforme prevê o calendário acadêmico da Universidade, a rematrícula para o 1º semestre de 2025 ocorrerá no mês de janeiro. Vale lembrar que para que a renovação de matrícula seja liberada não pode haver débitos relativos ao 2º semestre de 2024.”.
· Basta efetuar o pagamento da parcela, com vencimento em Janeiro/2025, para que a matrícula seja confirmada. Acessar o Portal do Aluno > Central do Aluno > Financeiro para imprimir o boleto de matrícula. Se o boleto não estiver disponível no Portal do Aluno, solicitar no Portal do Aluno > Central do Aluno > Requerimentos > Verificação de situação financeira.
Dúvidas ou dificuldades sobre a matrícula podem ser encaminhadas para o e-mail centralderelacionamento@metodista.br. Lembre-se de informar seu nome completo, nº matrícula, curso, telefone e descrever o problema.
· ALUNO EM SITUAÇÃO DE INADIMPLÊNCIA
Deverá regularizar a(s) parcela(s) em aberto, dentro do prazo válido para matrícula, para estar apto a receber a parcela de matrícula (julho). Destacamos que a negociação financeira de período letivo anterior não assegura a matrícula para o próximo período letivo se ultrapassado o prazo de matrícula previsto no calendário acadêmico. · Cursos Presenciais– fazer a negociação das faturas vencidas por meio do Portal do Aluno > Central do Aluno > Negociação de Débitos, utilizando a modalidade de pagamento através do cartão de crédito evitando a necessidade de vir até a Central de Relacionamento, Campus Rudge Ramos. · Cursos EAD– fazer a negociação das faturas vencidas por meio do Portal do Aluno > Central do Aluno > Negociação de Débitos, utilizando a modalidade de pagamento/ parcelamento através do cartão de crédito.
Observação: as mensalidades vencidas a mais de 90 dias poderão não constar no Portal do Aluno no momento da consulta, mas serão incluídas no acordo mediante a intenção de parcelamento formalizada na abertura do requerimento de Negociação de Débitos.
Boa matrícula!
Secretaria Acadêmica
Segunda graduação
Segunda graduação: cursos presenciais
Inscrições aqui
Documentação necessária:
- Diploma – cópia autenticada em cartório;
- Histórico Escolar da graduação – cópia autenticada em cartório;
- Cópia autenticada (pela Instituição) dos programas das disciplinas, caso tenha interesse em obter análise para aproveitamento de disciplinas.
Segunda graduação: cursos a distância
Inscrições aqui
Documentação necessária:
- Cópia autenticada do Diploma devidamente registrado (não serve o certificado);
- Cópia autenticada do Histórico Escolar;
- Conteúdo programático (autenticado pela Instituição de origem) – Opcional.
Segunda licenciatura:
Inscrições: clique aqui
Conheça nossos campi:
- Campus Rudge Ramos (cursos presenciais e dos polos do ABC - Rudge Ramos)
Rua Alfeu Tavares, 149 - Bairro Rudge Ramos - São Bernardo do Campo/SP
- Polos de apoio presencial - para cursos a distância
Regulamento
Clique aqui e confira o arquivo
Colação de grau
A Colação de Grau é realizada na Central de Relacionamento do Campus Rudge Ramos (cursos presenciais) e nos Polos de Apoio Presencial (cursos EAD). O aluno deverá comparecer, a partir da data marcada, para assinar a ata de colação de grau e receber o respectivo Diploma. Para este ato, o aluno deverá apresentar o original da cédula de identidade e, no caso de impedimento de comparecimento, seu representante deverá apresentar procuração registrada em cartório.
- Confira na tabela abaixo a data de sua colação de grau
- Saiba aqui a data da Festa da Beca de cada turma.
CURSO |
DATA DA COLAÇÃO DE GRAU |
Administração (EAD) |
05/09/2019 |
Administração – Linha de Formação em Comércio Exterior |
06/09/2019 |
Administração |
04/09/2019 |
Biomedicina |
29/08/2019 |
Ciências Biológicas |
02/09/2019 |
Ciências Biológicas (Segunda Licenciatura) |
02/09/2019 |
Ciência da Computação |
06/09/2019 |
Ciências Contábeis |
06/09/2019 |
Ciências Econômicas |
06/09/2019 |
Ciências Sociais (EAD) |
10/09/2019 |
Ciências Sociais (Segunda Licenciatura) |
21/082019 |
Direito |
14/08/2019 |
Engenharia Ambiental Sanitária |
03/09/2019 |
Educação Física (Licenciatura/Bacharelado) |
16/08/2019 |
Engenharia da Computação |
10/09/2019 |
Fisioterapia |
03/09/2019 |
Farmácia |
03/09/2019 |
Filosofia |
30/08/2019 |
Filosofia (EAD) |
30/08/2019 |
Jornalismo |
04/09/2019 |
Letras – Português/Espanhol (EAD) |
26/08/2019 |
Letras – Língua Estrangeira |
26/08/2019 |
Letras – Língua Estrangeira Espanhol (Segunda Licenciatura) |
27/08/2019 |
Letras – Língua Portuguesa (Segunda Licenciatura) |
27/08/2019 |
Matemática (Segunda Licenciatura) |
29/08/2019 |
Matemática |
29/08/2019 |
Medicina Veterinária |
30/08/2019 |
Odontologia |
30/08/2019 |
Pedagogia (Segunda Licenciatura) |
26/08/2019 |
Pedagogia (Presencial) |
26/08/2019 |
Pedagogia (EAD) |
15/08/2019 |
Psicologia |
28/08/2019 |
Publicidade e Propaganda |
04/09/2019 |
Rádio, TV e Internet |
04/09/2019 |
Relações Públicas |
04/09/2019 |
Secretariado Executivo Bilíngue |
10/09/2019 |
Sistema de Informação |
09/09/2019 |
Teologia (EAD) |
16/09/19 |
CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas |
13/09/2019 |
CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (EAD) |
13/09/2019 |
CST em Automação Industrial |
13/09/2019 |
CST em Comércio Exterior (EAD) |
06/09/2019 |
CST em Estética e Cosmética |
11/09/2019 |
CST em Gastronomia |
11/09/2019 |
CST em Gestão Ambiental (EAD) |
11/09/2019 |
CST em Gestão Comercial (EAD) |
09/09/2019 |
CST em Gestão Financeira (EAD) |
19/09/2019 |
CST em Gestão Hospitalar |
09/09/2019 |
CST em Gestão Portuária (EAD) |
09/09/2019 |
CST em Gestão Pública (EAD) |
18/09/2019 |
CST em Gestão da Qualidade |
19/09/2019 |
CST em Gestão de Recursos Humanos (Presencial) |
12/09/2019 |
CST em Gestão de Recursos Humanos (EAD) |
12/09/2019 |
CST em Segurança Pública (EAD) |
10/09/2019 |
CST em Gestão de Seguros (EAD) |
10/09/2019 |
CST em Gestão da Tecnologia da Informação |
13/09/2019 |
CST em Jogos Digitais |
19/09/2019 |
CST em Logística (Presencial) |
17/09/2019 |
CST em Logística (EAD) |
17/09/2019 |
CST em Marketing (Presencial) |
18/09/2019 |
CST em Marketing (EAD) |
19/09/2019 |
CST em Processos Gerenciais (Presencial) |
17/09/2019 |
CST em Processos Gerenciais (EAD) |
18/09/2019 |
CST em Produção Multimídia |
17/09/2019 |
CST em Redes de Computadores |
19/09/2019 |
Calendário Acadêmico (Graduação presencial e a distância)
Calendário Acadêmico Graduação 2025
Ato 8 Reedita Calendário Acadêmico Graduação 2025
Janeiro de 2025
01 - Feriado Nacional |
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05 - Matrícula – prazo renovação matrícula alunos regulares (vencimento do boleto efetivação matrícula) |
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08 - Avaliação de Recuperação – prazo inicial para solicitação no Portal do Aluno |
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08 - Regime Especial – prazo inicial para solicitação no Portal do Aluno (somente para cursos presenciais) |
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13 - Reprovações/Adaptações – início do período de matrículas no Portal do Aluno |
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17 - Término do período de férias dos professores |
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20 - Início do calendário acadêmico e do período de planejamento acadêmico e capacitação docente |
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22 - Planos de Ensino - prazo inicial para publicação dos planos de Ensino no Moodle |
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27 a 31 - Semana do Atualizo - Capacitação Docente |
Fevereiro de 2025
07 - Planos de Ensino - prazo final para publiação dos planos de Ensino no Moodle |
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14 - Regime Especial - prazo final para solicitação no Portal do Aluno (somente para cursos presenciais) |
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14 - Término do período de planejamento acadêmico |
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17 - Início do período letivo 1º semestre de 2025 |
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18 - Início do Ciclo 1 das Interações/Encontros ao vivo dos Cursos de Graduação - EaD |
Março de 2025
01 a 31 - Período destinado a entrega documentação comprobatória Lattes - Coordenação de Curso |
03 e 05 - Dia não letivo |
04 - Feriado Nacional |
08 - Reingresso/Transferência Externa/Portador de Diploma/Curso – prazo final para solicitação |
08 - Dispensa e substituição de módulos/disciplinas – prazo final para solicitação |
14 - Rematrícula/Reprovações/Adaptações – final do período de matrículas no Portal do Aluno |
14 - Extraordinário Aproveitamento de Estudos – prazo final para solicitação |
14 - Prazo final para realização de matrículas referente ao 1º semestre de 2025 |
17 a 21 - Regime Especial - período de matrícula no Portal do Aluno - (somente para cursos presenciais) |
28 - Avaliação de Recuperação - prazo final para solicitação no Portal do Aluno |
28 - Revisão de Notas e Faltas ref. 2º semestre de 2024 – prazo final para solicitação no Portal do Aluno |
Abril de 2025
14 a 19 - Recesso acadêmico |
15 - Culto de Celebração da Páscoa |
18 - Feriado Nacional |
21 - Feriado Nacional |
22 - Início das aulas Ciclo 2 para o presencial com quatro entradas |
22 - Início do Ciclo 2 das Interações/Encontros ao vivo dos Cursos de Graduação - EaD |
22 - Regime Especial – início das aulas para os cursos presenciais |
22 - Regime Especial – início dos Encontros/Interações ao vivo somente para o curso de Teologia EaD |
Maio de 2025
01 - Feriado Nacional |
02 a 29 - Período Avaliação Institucional |
20 - Culto do Coração Aquecido |
30 - Trancamento de Matrícula – prazo final solicitação trancamento de matrícula do 1º semestre de 2025 |
Junho de 2025
02 - Rematrícula/Transferência de Turno e de Curso – início do período para solicitação |
02 - Transferência Externa/Portador de Diploma – prazo inicial para o recebimento de solicitação |
19 - Feriado Nacional |
20 e 21 - Dia não letivo |
28 - Encerramento do período letivo 1º semestre de 2025 |
30 - Prazo final para entrega das notas pelos professores 1º semestre de 2025 |
Julho de 2025
01 a 20 - Período de recesso dos professores |
05 - Matrícula - prazo renovação matrícula alunos regulares (vencimento do boleto efetivação matrícula) |
04 - Publicação dos resultados finais do período letivo do 1º semestre de 2025 (notas e faltas) |
07 - Reprovações/Adaptações – início do período de matrículas no Portal do Aluno |
07- Avaliação de Recuperação – prazo inicial para solicitação no Portal do Aluno |
07 - Regime Especial – prazo inicial para solicitação no Portal do Aluno (somente para cursos presenciais) |
09 - Feriado Estadual |
21 - Início do calendário acadêmico e do período de planejamento acadêmico e capacitação docente |
21 - Planos de Ensino - prazo inicial para publicação dos planos de Ensino no Moodle |
28 - Início da Semana do Atualizo - Capacitação Docente |
Agosto de 2025
01 - Término do período de planejamento acadêmico e capacitação docente / Término da Semana do Atualizo - Capacitação Docente |
02 - Planos de Ensino - prazo final para publicação dos planos de Ensino no Moodle |
04 - Início do período letivo 2º semestre de 2025 |
05 - Início do Ciclo 3 das Interações/Encontros ao vivo dos Cursos de Graduação - EaD |
16 - Regime Especial - prazo final para solicitação no Portal do Aluno (cursos presenciais e Teologia EAD) |
20 - Feriado Municipal |
30 - Revisão de Notas e Faltas ref. 1º semestre de 2025 – prazo final para solicitação no Portal do Aluno |
Setembro de 2025
02 a 30 - Período destinado entrega documentação comprobatória Lattes – Coordenação de Curso |
02 - Transferência Externa/Portador de Diploma/Curso/Turno – prazo final para solicitação |
05 - Reingresso e Transferências - prazo final para solicitação no Portal do Aluno |
05 - Prazo final para realização de matrículas referente ao 2º semestre de 2025 |
05 - Rematrícula/Reprovações/Adaptações – prazo final do período de matrículas no Portal do Aluno |
05 - Transferência Externa/Portador de Diploma/Curso – final do período de matrículas |
07 - Feriado Nacional |
08 a 12 - Regime Especial - período de matrícula no Portal do Aluno (cursos presenciais e Teologia EaD) |
13 - Dispensa e substituição de disciplinas – prazo final para solicitação |
13 - Extraordinário Aproveitamento de Estudos – prazo final para solicitação |
13 - Avaliação de Recuperação – prazo final para solicitação no Portal do Aluno |
26 - Revisão de Notas e Faltas – prazo final para resposta do professor |
Outubro de 2025
01 a 31 - Período Avaliação Institucional |
06 - Início das aulas Ciclo 4 para cursos presenciais com quatro entradas |
06 a 11 - Período de Aulas Magnas - Palestras virtuais (somente cursos de Graduação EaD) |
13 a 18 - Recesso Acadêmico |
15 - Dia do Professor |
21 - Regime Especial – início das aulas (somente cursos presenciais) |
21 e 22 - Congresso Metodista Presencial e Virtual (Iniciação e Produção Científica) |
21 - Culto de Gratidão pelo Aniversário do IMS |
23 - Início do Ciclo 4 das Interações/Encontros ao vivo dos Cursos de Graduação - EaD |
Novembro de 2025
02 - Feriado Nacional |
15 - Feriado Nacional |
17 - Rematrícula/Transferência de Curso e de Turno – prazo inicial para solicitação |
17 - Reingresso/Transferência Externa/Portador de Diploma – prazo inicial para solicitação |
20 - Feriado Municipal |
21 e 22 - Dia não letivo |
27 - Culto de Ação de Graças |
29 - Trancamento de Matrícula – prazo final solicitação trancamento de matrícula ref. 2º semestre de 2025 |
Dezembro de 2025
13 - Término do Período Letivo 2º semestre de 2025 |
16 - Prazo final para entrega de notas/faltas do 2º semestre de 2025 |
16 - Culto de Natal |
17 - Início das férias dos professores |
22 - Publicação dos resultados finais do período letivo do 2º semestre de 2025 (notas e faltas) |
25 - Feriado Nacional |
Calendário Acadêmico (Pós-graduação)
Matrícula de Reprovação/Adaptação
A matrícula de reprovação/adaptação destina-se à regularização de disciplinas pendentes para conclusão do curso, podendo cumprir de três formas:
· 1 TURMA REGULAR: oferecida no semestre vigente no curso de origem ou em turma equivalente
A matrícula da disciplina/módulo em turma regular/equivalente será realizada quando se encontrar em oferecimento naquele período, na modalidade presencial ou a distância, com a finalidade de atender aos acadêmicos em situação de reprovação ou adaptação.
Como realizar matricular? A matrícula em Turma regular é feita no Portal do Aluno > Matrícula online.
Leia o texto de instrução para realizar a matrícula. O processo é concluído após a geração e pagamento do boleto de matrícula.
DESTAQUE: ALUNOS CURSANDO/AGUARDANDO RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA NO CURSO REGULAR a) deverão solicitar inclusão de matrícula em reprovação/adaptação no Portal do Aluno > Central do Aluno > Requerimentos > solicitação de inclusão de matrícula em reprovação/adaptação.
b) será permitido a inclusão de disciplinas em reprovação/adaptação, anteriores ao período regular
Período para efetuar matrícula em 1s2025– 13/01 a 14/03/2025
· 2 AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO: Consiste na realização de uma avaliação, abrangendo todo o conteúdo do programa de ensino da disciplina/módulo em que o aluno tenha sido reprovado.
Pode requerer o aluno que, tendo frequência regimental, quando obrigatória, tenha sido reprovado por nota na disciplina cursada na UMESP desde que a disciplina não esteja sendo ofertada em turma regular/equivalente, salvo se houver choque de horário. É limitada a 2 (duas) reprovações por período letivo.
Como requerer? A solicitação deve ser feita no Portal do Aluno > Central do Aluno> Requerimentos > Avaliação de Recuperação preenchendo o requerimento com o nome da disciplina, no período indicado no calendário acadêmico. A solicitação incide TAXA e o processamento está condicionado ao seu pagamento.
Se atendida todas as condições regimentais, o processo será encaminhado a coordenação do curso para agendar a data de realização da avaliação e divulgação dos resultados.
Período para solicitação em 1s2025– 08/01 a 28/03/2025
· 3 REGIME ESPECIAL (APLICADO PARA CURSO PRESENCIAL): oferecida em horários alternativos quando não há oferta em turma regular
O Regime Especial constitui-se na oferta de conteúdos curriculares em condições diferenciadas do oferecimento em turma regular/equivalente, para alunos em situação de concluinte, a partir de solicitação do aluno.
O oferecimento de disciplina em Regime Especial é garantido ao aluno concluinte ou se for constatado o não oferecimento em turma regular ou a inexistência de disciplina equivalente durante 2 (dois) períodos letivos consecutivos, no turno do curso em que o aluno está matriculado.
Como requerer? 1º O aluno interessado deverá solicitar o oferecimento da disciplina preenchendo no Portal do Aluno > Central do Aluno > Requerimentos > Regime Especial o requerimento indicando a(s) disciplinas que deseja cursar em regime especial.
A solicitação será analisada e sendo atendido os requisitos institucionais para oferecimento o aluno receberá a resposta (positiva ou negativa) através do requerimento aberto no Portal do Aluno.
Período para inscrição em 1s2025 - 08/01 a 14/02/2025 2º No caso de parecer positivo, a matrícula será feita no Portal do Aluno > Central do Aluno Matrícula online. Leia o texto de instrução para realizar a matrícula. O processo é concluído após a geração e pagamento do boleto de matrícula. Os valores e condições de pagamentos podem ser consultadas no Portal do Aluno, simulando a realização da matrícula.
Período para matrícula em 1s2025 - 17/03 a 21/03/2025
Dúvidas ou dificuldades sobre a matrícula podem ser encaminhadas para o e-mail centralderelacionamento@metodista.br. Lembre-se de informar seu nome completo, nº matrícula, curso, telefone e descrever o problema.
Boa matrícula!
Secretaria Acadêmica
Trancamento de matrícula
Para interromper temporariamente as suas atividades escolares e manter o vínculo com a Universidade, o aluno deverá solicitar, dentro dos prazos previstos em Calendário Acadêmico, o trancamento de sua matrícula. A solicitação deverá ser realizada no Portal do Aluno > Central do Aluno> Requerimentos > Trancamento de Matrícula.
Prazo para solicitação referente 2s2024 – 29/11/2024.
O aluno deverá acompanhar a solicitação no Portal do Aluno para tomar conhecimento do parecer final.
Quando o trancamento for solicitado antes do início das aulas, não haverá a exigência do pagamento da parcela de renovação de matrícula.
A soma dos períodos de trancamento de matrícula não poderá exceder a 4 (quatro) períodos letivos, incluindo o período em que o trancamento foi concedido. Não ultrapassado este tempo, o aluno terá garantido o direito de retornar às suas atividades escolares, estando sujeito a adaptação curricular.
O trancamento deverá ser solicitado mesmo quando o aluno tiver cursado até o último período do curso, mas tenha dependência/adaptação a cursar ou tiver de cumprir estágios e apresentar os relatórios devidos. Nesta hipótese, o aluno deverá requerer sua rematrícula quando puder cumprir os estágios exigidos.
O período em que o aluno estiver legalmente afastado em virtude do trancamento, não será computado nos cálculos para efeito de integralização do curso.
Se o trancamento solicitado for deferido, independente do mês em que isso venha a ocorrer, valerá, então, para todo o período letivo a que se referir e será devido o pagamento integral das parcelas vencidas, relativas aos meses nos quais o aluno esteve matriculado.
Excepcionalmente o aluno poderá solicitar retorno ao curso no mesmo semestre letivo no prazo máximo de 15 (quinze) dias a contar da data do requerimento, devendo justificar tal solicitação.
Não é concedido trancamento de matrícula no primeiro período do curso, exceto em caso de doença grave, devidamente comprovada.
Transferências
Transferência externa
O aluno que possui vínculo com outra instituição de ensino poderá solicitar a transferência de sua matrícula para a Universidade Metodista para dar continuidade aos seus estudos no mesmo curso ou em curso afim.
Documentação necessária
- Histórico escolar original da graduação (documento oficial que conste frequência, média final e carga horária de cada disciplina cursada; sistema de aprovação e pontuação do processo seletivo).
Informamos que para realizar uma análise curricular mais completa, a coordenação do curso poderá solicitar também a cópia autenticada pela Instituição de origem dos programas das disciplinas cursadas (Plano de Ensino).
Os candidatos que apresentarem histórico escolar com Aproveitamento de Disciplinas (AE) realizadas em uma terceira Instituição, deverão apresentar o Histórico Escolar original, onde conste a média final e carga horária de cada disciplina utilizada para realização da dispensa.
Condições
I - Que haja oferta de vaga no período e turno do curso pretendido.
II - No caso de cursos à distância, que haja vaga no período oferecido no Polo de Apoio Presencial pretendido.
III - que seja requerida no prazo estabelecido em calendário acadêmico (Janeiro/Julho).
IV - Mediante a apresentação da documentação exigida.
Transferência interna de curso
O serviço de Transferência de Curso é destinado aos alunos que desejam realizar a troca interna para outro curso de graduação, na modalidade presencial ou à distância. Os Pedidos devem ser realizados de acordo com o prazo estabelecido em calendário acadêmico, através do Portal do Aluno > Serviços > Nova Solicitação > Transferência de Curso.
Dentro do prazo previsto para entrega do serviço, serão enviadas as orientações para efetivação da transferência. Perde o direito à transferência o aluno que não confirmar a matrícula dentro do prazo estabelecido.
Informamos que a transferência para o curso desejado não exime o aluno quanto à adaptação da matriz curricular.
Os alunos que possuem bolsa de estudo, incluindo financiamento FIES, deverão solicitar a autorização para transferência da bolsa para o curso pretendido. A solicitação deverá ser realizada no Portal do Aluno > Serviços > Nova Solicitação > Bolsa/desconto – acerto/verificação. O aluno deverá acompanhar a solicitação no Portal do Aluno para tomar conhecimento do parecer final.
Transferência de Polo de Apoio Presencial
A transferência de polo será permitida para prosseguimento dos estudos no mesmo curso e período, desde que haja oferta disponível no polo pretendido. Os pedidos poderão ser realizados a qualquer momento, através do Portal do Aluno > Serviços > Nova Solicitação > Transferência de polo. O aluno deverá acompanhar a solicitação no Portal do Aluno para tomar conhecimento do parecer final.
Transferência de turno
A Transferência de Turno e/ou de Turma será permitida para os alunos que estiverem regularmente matriculados, desde que haja vaga e oferta no turno/turma pretendido.
O pedido deverá ser realizado através do Portal do Aluno > Serviços > Nova Solicitação > Transferência de turno ou Transferência de turma, dentro dos prazos estabelecidos em calendário acadêmico.
Os alunos que possuem bolsa de estudo, incluindo financiamento FIES, deverão solicitar a autorização para transferência da bolsa para o curso pretendido. A solicitação deverá ser realizada no Portal do Aluno > Serviços > Nova Solicitação > Bolsa/desconto – acerto/verificação. O aluno deverá acompanhar a solicitação no Portal do Aluno para tomar conhecimento do parecer final.
Arquivos















Regulamento
Calendário Acadêmico Pós-Graduação 2020 - v2.pdf
Calendário Acadêmico Graduação 2020 - v7.pdf
Calendário Acadêmico Graduação 2020 - v7.pdf
— 284.9 KB
Calendário Acadêmico Pós-Graduação 2020 - v3.pdf
Calendário Acadêmico Graduação 2024 - detalhado v2.pdf
Reingresso
Destina-se ao aluno que interrompeu seus estudos por trancamento de matrícula ou desistência e deseja retornar ao curso. A solicitação deve ser feita no Portal do Aluno > Central do Aluno> Requerimentos > Reabertura de matrícula 2025.1
Vale lembrar que para que fazer a solicitação não pode haver débitos anteriores.
Período para solicitação em 1s2025 - 18/11 a 08/03/2025
O aluno estará sujeito a adaptação curricular caso não haja o oferecimento da matriz curricular que estava vinculado, sendo feito a análise de aproveitamento dos estudos já realizados na nova matriz curricular.
Caso o aluno não tenha a senha para acesso ao Portal, poderá solicitar pelo e-mail centralderelacionamento@metodista.br.
O reingresso pode ser indeferido se não forem cumpridos, pelo estudante, tanto os compromissos financeiros como o de entrega de documentos obrigatórios e os prazos estipulados. O aluno concluinte poderá solicitar o seu enquadramento na matriz curricular a que estava vinculado, desde que ela ainda esteja sendo oferecida.
Dúvidas ou dificuldades podem ser encaminhadas para o e-mail centralderelacionamento@metodista.br. Lembre-se de informar seu nome completo, nº matrícula, curso, telefone e descrever o problema.
Esperamos por você!
Secretaria Acadêmica