O curso de Marketing prepara o aluno para dominar as operações táticas e estratégicas de Administração Mercadológica de cunho comercial em um ambiente em constante mudança e atualizado com as mais modernas práticas internacionais.
A partir de temas como Comunicação Empresarial, Gestão e Liderança, Marketing de Relacionamento, Comportamento do Consumidor, E-Marketing Estratégico e Endomarketing, o aluno conhece o dia a dia das grandes empresas.
Um exemplo é a temática Pesquisa de Marketing (120 h/a). O estudante recebe informações pormenorizadas sobre sistemas de informação de marketing, estatísticas, pesquisas qualitativa e quantitativa, entre outras.
Reconhecimento e Avaliação
O Curso Superior de Tecnologia em Marketing da Universidade Metodista de São Paulo foi autorizado a funcionar pela Resolução do Conselho Universitário – CONSUN nº 29/2005. Em 2011, sob Avaliação de Reconhecimento do MEC, obteve nota 4 (de 5).Trata-se de um curso em nível superior, que possibilita ao egresso sua continuidade em cursos de pós-graduação, conforme critérios de seleção da IES de destino.
Certificações intermediárias
Ao final do primeiro ano, o aluno tem direito à certificação em Inserção Gerencial. Com mais um semestre, recebe o certificado de Gerenciamento de Marketing e Branding. Ao fim de dois anos, seu certificado será de Planejamento de Marketing, e, ao mesmo tempo, recebe o diploma em Graduação Tecnológica em Gestão de Marketing
Profissional
O profissional formado no Curso Tecnólogo em Marketing pela Universidade Metodista tem as seguintes competências:
- Interpretar e operacionalizar estratégias de marketing, tendo como base os cenários e as tendências futuras de mercado;
- Gerenciar e operacionalizar estratégias do composto de marketing (produto, preço, ponto de venda e promoção), bem como suas respectivas marcas (branding) em mercados globais ou domésticos;
- Planejar, operacionalizar e implantar sistemas de informação de marketing nas respectivas empresas, tendo como base a mais atual tecnologia de pesquisa de marketing e o pleno domínio do comportamento de compra dos consumidores;
- Planejar, operacionalizar e implantar projetos de comunicação integrada de marketing (promoção, propaganda, relações públicas, eventos, marketing direto e venda pessoal);
- Gerenciar e controlar o lançamento de novos produtos e serviços;
- Planejar, operacionalizar e implantar projetos de administração de vendas e varejo;
- Elaborar planos de marketing, integrando o ambiente externo (mercado) com o interno (empresa), visando desenvolvimento de negócios rentáveis e inovadores;
- Atuar como consultor de prospecção de novos mercados.
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho está em ascensão para este profissional. Atualmente, as empresas buscam pessoas com o perfil de Marketing que têm a capacidade de transformar produtos, serviços e empresas em líderes de mercado.
O papel do profissional de Marketing não é apenas “descobrir o que o mercado quer” e satisfazer esses desejos, mas fornecer “o que o mercado ainda não sabe que quer”. Desta forma, o aluno formado pela Universidade Metodista é um estudioso do mercado que descobre potenciais e inova suas práticas, sempre atento às tecnologias, estratégias e concorrência.