O curso de Graduação Tecnológica de Gestão da Tecnologia da Informação da Metodista forma profissionais para suprir uma carência do mercado, que necessita de pessoas para lidar com a administração dos recursos de infraestrutura física e lógica de ambientes informatizados.
O curso se diferencia por estar fundamentado em três pilares: comunicação de dados, infraestrutura e operação de sistemas. Assim, o profissional será capaz de definir parâmetros de utilização de sistemas; gerenciar os recursos humanos envolvidos; implantar e documentar rotinas de programas e sistemas operacionais; controlar os níveis de serviço de sistemas operacionais e banco de dados, gerenciando os sistemas implantados.
Além disso, conta com uma biblioteca com acervo específico e atualizado, laboratórios de informática e de redes de computadores. E para benefício do aluno, a universidade faz parcerias, como, por exemplo, com a Microsoft, que permite licenciar seus sistemas para uso nos estudos.
O curso promove também alguns eventos, que são importantes para a carreira profissional e acadêmica. Por meio da participação dessas atividades, o aluno poderá interagir com representantes de outras empresas, como IBM, Oracle e Festo, parceiras da Metodista, e assistir palestras e minicursos, o que possibilita a capacitação tecnológica.
O profissional
O curso de Gestão da Tecnologia da Informação da Metodista forma profissionais para atuar na administração de recursos de Tecnologia da Informação, contemplando conhecimentos e habilidades sobre Infraestrutura e Administração de Serviços de sistemas de informação implantados nas organizações. Sendo assim, os profissionais egressos desse curso têm formação em:
- Arquitetura e Organização de Computadores: dimensionamento e especificação de equipamentos;
- Sistemas Operacionais: instalação, configuração e suporte a sistemas operacionais,
- Redes de Computadores: implantação e gestão de redes de computadores;
- Sistemas Computacionais: implantação e documentação de rotinas no apoio a soluções corporativas de aplicações;
- Banco de Dados: instalação, configuração e monitoramento de sistemas de gerenciamento de bancos de dados;
- Recursos Humanos: formação e administração de grupos de trabalho relacionados à tecnologia da informação;
- Formação Cidadã, relativa aos impactos e efeitos do processo tecnológico sobre a sociedade, as organizações e as pessoas.
Mercado de trabalho
Não é difícil achar notícias que abordem a falta de profissionais qualificados na área de Tecnologia da Informação. Recentemente, a Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) realizou um levantamento sobre o número de vagas para profissionais da área. Como resultado, percebeu que faltavam 92 mil pessoas para preencher a carência do mercado, com a expectativa de subir para 200 mil em menos de dois anos.
Desta forma, segundo a associação, até 2020, o Brasil precisa formar 750 mil pessoas para evitar que R$115 bilhões sejam perdidos. Esses números mostram que o mercado de trabalho para o profissional da área está aquecido e, além do elevado número de vagas, ainda apresenta vários ramos e atividades.
O curso de Gestão da Tecnologia da Informação da Metodista forma profissionais preparados para esse mercado de trabalho, que fomentam o desenvolvimento nos diversos setores, atuam em áreas de infraestrutura e dão suporte a todas as áreas de negócios.
Com isso, os alunos podem atuar em empresas privadas e públicas e ocupar cargos de liderança, como de gestor dos recursos de infraestrutura física e lógica dos ambientes informatizados.
Perfil do egresso
O egresso do curso deve ter uma capacitação profissional que contemple suas competências tecnológicas, de gestão e humanas, de forma que esteja preparado para tratar com os três componentes de um sistema: tecnologia, processos e pessoas. Dessa maneira, o egresso do curso de Gestão da Tecnologia da Informação estará apto a:
- Avaliar a necessidade de infraestrutura tecnológica com a finalidade de alinhá-la aos objetivos estratégicos de negócio das organizações;
- Conceber e especificar a infraestrutura física e lógica de tecnologia da informação nas organizações;
- Interagir com as diversas áreas das organizações e com profissionais que se utilizam de tecnologia da informação dentro ou fora das organizações;
- Desenvolver, planejar, controlar e implantar projetos de TI, reconhecendo e aplicando boas práticas de gestão de projetos e processos em soluções corporativas;
- Gerenciar e participar de equipes de planejamento, implantação e suporte técnico;
- Entender o contexto no qual os projetos de TI são implantados, tendo em vista as implicações organizacionais e socioambientais;
- Desenvolver e aprimorar habilidades ligadas à criatividade e inovação, participar e conduzir processos de negociação, criar e participar de grupos para atingir os objetivos propostos;
- Atuar social e profissionalmente de forma ética.
O egresso do curso poderá dar prosseguimento a seus estudos, ingressando em programas de pós-graduação.