Dia da Secretária
Nacional e Internacional
Durante a segunda fase da Revolução Industrial, iniciada em 1860, Christopher Sholes inventou um tipo de máquina de escrever. A filha dele - Lílian Sholes, testou o tal invento, tornando-se a primeira mulher a escrever numa máquina em público.
Lílian Sholes nasceu em 30 de setembro de 1850. Por ocasião do centenário de seu nascimento, as empresas fabricantes de máquinas de escrever fizeram diversas comemorações. Entre elas, concursos para escolher a melhor datilógrafa.
Tais concursos alcançaram sucesso, passando a repetir-se anualmente, a cada 30 de setembro. Como muitas secretárias participavam, o dia passou a ser conhecido como o "Dia das Secretárias".
Com o surgimento das associações da classe de secretárias do Brasil, apareceram os movimentos para o reconhecimento da profissão. Das atividades das associações, uma das consequências foi a divulgação e a popularização do dia 30 de setembro como sendo o "Dia da Secretária".
Em alguns estados brasileiros, o dia foi oficialmente reconhecido. Em São Paulo, por exemplo, a lei nº 1.421, de 26/10/1977, reconhece e oficializa 30 de setembro como o "Dia da Secretária".
Há também o "Dia Internacional da(o) Secretária(o)", que é comemorado na quarta quarta-feira do mês de abril.
Ser Secretária hoje é optar por uma profissão. É gostar do que se faz. É investir no crescimento e na harmonia pessoal e profissional. É ter consciência do importante papel de agente de mudança e da atuação como assessor e agente facilitador.
Desde 1997, foi aprovado, em um evento internacional na África do Sul, o 3º. Summit, e também, no Brasil, a comemoração do Dia Internacional da Secretária na quarta quarta-feira do mês de abril.