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Centro de Documentação em Alfabetização: Leitura e Escrita

Pedagogia

O CEDALE é um Centro de Documentação em Alfabetização: Leitura e Escrita que tem, como principais objetivos:

  • Contribuir para a organização, conservação, divulgação e intercâmbio de materiais da área de alfabetização, leitura e escrita;
  • Integrar as atividades de pesquisa, ensino e extensão no curso de Pedagogia, no que se refere às questões de alfabetização, leitura e escrita;
  • Promover discussões que levem a reflexões sobre questões relativas à alfabetização, leitura e escrita;
  • Apoiar a produção acadêmica de alunos interessados na temática alfabetização;
  • Resgatar a memória dos fazeres pedagógicos ligados à alfabetização que permitam uma leitura crítica dos paradigmas científicos que os determinam e permitam aquilatar a sua evolução histórica.

Instalado em sala própria, o CEDALE possui um pequeno acervo, em fase de expansão, constituído por livros e documentos oficiais. Conta também com materiais que foram doados por professores e alunos do Curso de Pedagogia. Trabalhos produzidos pelos alunos nas temáticas relacionadas à Alfabetização, Leitura e Escrita. Também fazem parte deste acervo – pesquisas sobre leitura e escrita em escolas; pesquisas bibliográficas sobre os temas Alfabetização, Letramento e Analfabetismo Funcional; estudos de casos sobre alunos com dificuldades etc. Uma parceria com a Biblioteca do Campus Vergueiro, que disponibiliza diversos títulos da área de alfabetização, amplia o acervo.

O CEDALE está disponibilizando atendimento a alunos do Curso de Pedagogia que estão desenvolvendo seus TCCs na área de Alfabetização, para orientações quanto à bibliografia, políticas públicas, práticas de alfabetização etc. Também compõe as ações do CEDALE, palestras, mini-cursos e seminários com mesas de discussão, cujas datas são disponibilizadas no início de cada semestre ao público interno e externo.

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