Um breve histórico
O Projeto Brinquedoteca do curso de Pedagogia da UMESP foi aprovado pelo CONSEP em 1998, tendo sido inaugurada em novembro de 1999, no campus Vergueiro, sob a coordenação da Profª Hulda de Freitas Daghlian. Dentre os objetivos de sua instalação encontrava-se a preocupação com a formação de professores/as que valorizassem o lúdico em suas práticas pedagógicas.
Com a saída da Profª Hulda da coordenação do Projeto, em 2001 assume este trabalho a Profª Drª Norinês Panicacci Bahia, que dá continuidade ao mesmo. Em 2006, fica a cargo da Profª Ms Iara Tamagnini Montibeller a responsabilidade por este espaço, onde também se criou o Laboratório de Metodologias, cujo objetivo era de que este se constituísse em um espaço de atendimento aos professores/as da educação básica, além dos/as próprios/as docentes do curso de Pedagogia em seu trabalho com as metodologias.
A partir de agosto de 2008, assume a coordenação da Brinquedoteca/Laboratório de Metodologias, a Profª Ms Marta Regina Paulo da Silva, que constitui, neste mesmo período, um grupo formado com monitores/as (alunos/as da Pedagogia, um aluno da Teologia e uma ex-aluna do curso de Pedagogia) e com o Prof° Dr° Elydio dos Santos Neto, docente/pesquisador do Mestrado em Educação da FAHUD. Este grupo teve como uma das primeiras tarefas a revisão do projeto da Brinquedoteca/Laboratório de Metodologias, que agregou em seu espaço a Gibiteca, passando então a denominar-se “Brinquedoteca/ Gibiteca/ Laboratório de Metodologias”, sendo esta re-inaugurada em 11/02/2009.
Segundo Kishimoto (1996, p. 55) , as brinquedotecas, inicialmente criadas para empréstimo de brinquedos, vêm, em seu processo de expansão, ampliando e diversificando o oferecimento de seus serviços. Serviços estes definidos em função do perfil da comunidade atendida e de seus objetivos. Neste sentido, encontramos diferentes tipos de brinquedotecas em: hospitais, escolas, bairros, clínicas, universidades, etc.
A “Brinquedoteca/ Gibiteca/ Laboratório de Metodologias” do curso de Pedagogia da FAHUD, sendo uma brinquedoteca dentro de uma universidade, é um espaço, como afirma a mesma autora, “privilegiado onde alunos de diversos cursos podem não só observar a criança, mas também desenvolver atividades com vistas ao aperfeiçoamento profissional” (p. 59-60). Dentre estas atividades, destacam-se a pesquisa, a assessoria a profissionais e instituições e o atendimento a comunidade, tendo como perspectiva a divulgação da importância do lúdico, da arte e do brincar na formação humana.
Seus objetivos
A Brinquedoteca/ Gibiteca/ Laboratório de Metodologias conta hoje com um acervo de brinquedos e jogos, organizados em um dos cantos da sala de tal forma a possibilitar re-arranjos do espaço em função das atividades a serem desenvolvidas. Há ainda um canto de leitura e um espaço destinado a gibiteca. Em breve estará sendo organizado um canto para a literatura de cordel, uma “cordeleteca”. Compõem ainda este espaço, mesas e cadeiras destinadas às aulas das diferentes áreas de conhecimento, que são reorganizadas em função das propostas realizadas pelos/as docentes.