Corpo Docente
Luciane Duarte da Silva - Coordenadora
- Titulação: Doutoranda
- Área de atuação: Gestão e Educação
- Formação acadêmica: Administração
Professora universitária graduada e mestra em Administração de Empresas com ênfase em Gestão de Pessoas e Organizações pela Universidade Metodista de São Paulo. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (UMESP). Especialista em Docência no Ensino Superior (UMESP), Especialista em Extensão Universitária pela Universidade Federal de São João Del-Rey, MG. Cursando Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas e Psicologia organizacional (UMESP). Atua nas modalidades presencial e EAD nos cursos de pós-graduação em Gestão Empresarial e Pós-graduação em Marketing EAD, graduação bacharelado em Administração de Empresas e Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior, Ciências Contábeis e Tecnólogos em Marketing, Processos Gerenciais e Recursos Humanos da Universidade Metodista de São Paulo. Disciplinas ministradas: Excelência em Serviços, Planejamento Estratégico, Metodologia do trabalho científico, Cooperativismo, Gestão por competências, Liderança, Administração Mercadológica, Gestão Estratégica e Modelos de Negócios, Gestão Estratégica de Pessoas. Temas principais de pesquisa: extensão universitária, administração de empresas, empreendedorismo, economia solidária e gestão de cidades. Avaliadora ad hoc de projetos de extensão universitária.
Ari Ricardo de Almeida
- Titulação: Especialista
- Área de atuação: Controladoria e Finanças. Logística e Gestão de Operações. Sistemas de Informação
- Formação acadêmica: Administração de Empresas
Mestre em Administração de Empresas pela UMESP, especialista em Administração Financeira pela FEI, Graduado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas. Experiência acadêmica como professor e coordenador (Graduação e Pós-graduação). Experiência executiva nas áreas contábil, fiscal, gestão da qualidade, gestão de operações e logística. Examinador de prêmios de gestão e auditor.
Bruno Garré
Graduado em Tecnologia Ambiental Industrial com experiência em gestão e controle de processos ambientais, licenciamento ambiental público e privado (comércio, indústria e habitação popular), reuso de água, análises de campo, projetos para gerenciamento de resíduos e suas aplicações como matéria-prima, implantação e operacionalização de projetos ambientais, gestão e treinamento ambiental em empresas. Participação na revisão do Plano Diretor de Santo André nos quesitos de saneamento ambiental. Professor em curso técnico de meio ambiente e segurança do trabalho. Pós Graduação em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Formado como Gestor Total da Qualidade com habilitação em Auditoria Interna conforme ISO 19.011. Formação técnica em contabilidade, atuação na função de analista contábil por mais de cinco anos, trabalhando em departamentos financeiros e de controladoria, elaboração de relatórios, demonstrativos, análise de despesas e comparativo de gastos.
Ednei Francisco Monteiro
- Titulação: Mestre
- Área de atuação: Administração
- Formação acadêmica: Mestre em Administração e Especialista em Marketing
Formado em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (2006), Especialização Lato-sensu em Marketing (2009) e Mestrado em Administração em 2014. Com experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, com atividades relacionadas às áreas de Trade marketing, Mercahndising e Exibitécnica nas empresas Purina e Mars Brasil (antiga Effen do Brasil). Atuando na área de educação (lecionando desde 2008) no ensino superior nas disciplinas de marketing, mercadologia (Merchandising e Exibitécnica), canais de distribuição, pesquisa e diagnóstico organizacional, clima e cultura organizacional e comunicação empresarial. Tendo experiência também no ensino técnico de 2010 a 2014 nas disciplinas de administração de materiais, gestão de projetos, canais de distribuição e gestão de pessoas.
Evandro Lauro Gallão
- Titulação: Mestre
- Área de atuação: Publicidade e Propaganda
- Formação acadêmica: Graduada em Ciências Sociais, Especialista em Filosofia e História, Gestão de cursos EAD
Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2016). Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo (1992). Possui pós graduação em Construção da Docência no Ensino Superior pela Universidade Metodista de São Paulo (2011).
Fábio Eloi de Oliveira
- Titulação: Mestre
- Área de atuação: Jornalismo
- Formação acadêmica: Direito e Comunicação Social
Graduado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (1995), MBA em Gestão Estratégica de Marketing pelo Centro Universitário da Fundação Santo André, Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2013). Atualmente é professor convidado da Fundação Armando Álvares Penteado, professor do SENAC no curso de pós graduação em Varejo e professor da Universidade Metodista de São Paulo nos cursos de comunicação na Graduação e Pós-Graduação.
Gustavo Cotomacci
- Titulação: Mestre
- Área de atuação: Ciências Sociais Aplicadas
- Formação acadêmica: Direito e Comunicação Social
Mestre em Educação na Universidade Metodista de São Paulo (2017).Especialista em Direito Constitucional pela Escola Superior de Direito Constitucional (2013). Graduação em Direito pela Universidade Metodista de São Paulo (2009) e graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo (1998). Pesquisador CNPq em Direitos Fundamentais. Professor na modalidade presencial e EAD.
José Antonio Domingues Fardo
Mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero. Pós-graduado em Propaganda e Marketing pela ESPM e graduado em Comunicação Social pela Fiam. Professor de pós-graduação e de graduação em Publicidade e Propaganda e Comunicação Mercadológica na Universidade Metodista de São Paulo, ECA/USP e IPG. Foi Gerente de Relações Públicas da Itautec Philco S.A.; Gerente de Marketing e Projetos Especiais da Folha de S. Paulo; Gerente de Marketing Esportivo do Vôlei Santo André; Diretor da Sportstar Comunicação e da Grafismo Comunicação entre outras.
José Valentin Iglesias Pascual
- Titulação: Mestre
- Área de atuação: Administração
- Formação acadêmica: Administração
Possui graduação em Matemática com ênfase Processamento de Dados pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1986), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998) e em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (2008). Atualmente, é professor da Universidade Metodista de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teleinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de informação; segurança das informações; governança de tecnologia da informação; infraestrutura de ti; redes de comunicação de dados.
Karin Müller
- Titulação: Doutora
- Área de atuação: Comunicação e Marketing
- Formação acadêmica: Comunicação Mercadológica
Doutora e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2006 e 2011). Graduação em Comunicação Mercadológica pela Universidade Metodista de São Paulao (2004). Foi bolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de SP (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) durante os dois cursos de pós-graduação. Coordenadora do curso de Pós-graduação em Gestão de Conteúdo em Comunicação. Docente em cursos de graduação e pós-graduação (Lato Sensu), presencial e EAD, com temas nas áreas de Comunicação, Marketing e Pesquisa científica. na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).
Marina Jugue Chinem
Profissional com experiência na área de criação em publicidade e design gráfico com experiência no Brasil e Japão. Atua principalmente nas seguintes áreas: processos criativos na publicidade, design gráfico, comunicação visual, planejamento gráfico, embalagem e tecnologia em artes gráficas. Graduação em Comunicação Visual pela FAAP/SP e Mestre pelo Programa Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP. Doutoranda pelo PGEHA, Pós-Graduação em Estética e História da Arte, USP. Pesquisadora do Colabor - Centro de Linguagens Digitais, ECA - USP. Docente no curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Metodista de São Paulo - UMESP e da Universidade Municipal de São Caetano - USCS.
Mario Dimov Mastrotti
Possui graduação em Artes Plásticas - Faculdades Integradas Teresa D'Avila de Santo Andre (1985), graduação em Educação Artística pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (1984) e Especialização em " A construção da Docência no Ensino Superior: Fundamentos e Práticas", em nível de Pós- Graduação Lato Sensu na Universidade Metodista de São Paulo (2011). Atualmente é professor titular da Universidade Metodista de São Paulo, sócio / proprietário - Mastrotti Assessoria de Comunicação e Editora. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Artística, atuando principalmente nos seguintes temas: direção de arte, comunicação interna, tiras de humor, comunicação, charges e humorismo brasileiro. Publica cartuns e charges desde 1975 em jornais e revistas em todo país como O Pasquim 21,Diário do Grande ABC e a revista Paulista em Foco.
Marco Aurélio Bernardes
- Titulação: Mestre
- Área de atuação: Economia, Estatística, Finanças Básicas, Planejamento Estratégico, Empreendedorismo e Plano de Negócios
- Formação acadêmica: Ciências Econômicas
Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Metodista de São Paulo. (2009). Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2001). Consultor de Micro e Pequenas Empresas pelo SENAI. Atuou na coordenação de três incubadoras de empresas do sistema FIESP. Pesquisador no Centro de Sustentabilidade da UMESP. Membro do Comitê Executivo da Cátedra Gestão de Cidades Prefeito Celso Daniel. Delegado Suplente no Conselho Estadual de Cidades - SP. Coordenador do projeto de extensão Rede Territorial de Gestão e Serviços para uma Comunidade Solidária. Pesquisador das temáticas de Economia Solidária, Economia do Trabalho e Gestão de Pessoas.
Marcos Barbosa Velasques
- Titulação: Mestre
- Área de atuação: Marketing
- Formação acadêmica: Ciência da Computação
Graduado em Ciência da Computação, Especialista em Docência do Ensino Superior e Mestre em Comunicação Social, todos pela Universidade Metodista de São Paulo/Umesp/SP. Professor auxiliar da Faculdade de Administração e Economia na mesma IES. Interesse de pesquisa: a questão das tecnologias da informação nas dinâmicas sociais, em especial sob as perspectivas da Comunicação, Marketing, Administração e Educação.
Renata Cardillo Homem de Mello
Doutoranda em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo, possui graduação em Psicologia pela Universidade Paulista (1994), Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Ibirapuera (1997), Mestrado em Psicologia pela Universidade São Marcos (2002). MBA Liderança e Gestão Organizacional pela Universidade Santo Amaro (2010) MBA Gestão Estratégica do Ensino Superior pela Universidade Santo Amaro (2016) e Coaching Profissional pela Sociedade Brasileira de Coaching (2011). Avaliadora Institucional Avaliador Institucional INEP/MEC - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Psicóloga Clínica e Coach - em RH Mello Comportamento Humano. Tem experiência polivalente no âmbito Educacional como gestora de equipes, na atualização e implementação dos projetos pedagógicos de cursos de Pós-Graduação, Gerenciamento de orçamento, captação, contratação e organização de fluxos e coordenação do corpo docente do curso, planos de Ensino dos projetos, participava de reuniões periódicas com a Reitoria para definição de diretrizes acadêmicas e administrativas, apresentando relatórios de desempenho e atividades desenvolvidas, acompanhamento dos discentes, na captação, atendimento de meios de comunicação. Tem expertises diferenciadas para desenvolvimento de atuação como conteudista de cursos EAD, como professora e tutora. Tem experiência em Consultoria Empresarial e Pessoal. Na área de Psicologia atua com ênfase em organizacional, familiar e escolar, principalmente nos seguintes temas: gestão por competências, Treinamento e desenvolvimento organizacional, ensino e aprendizagem em sala de aula, relação professor/aluno/família, desenvolvimento familiar e escolar, orientação sexual e orientação de trabalhos acadêmicos.
Renata Eisinger
- Titulação: Mestre
- Área de atuação: Logística
- Formação acadêmica: Mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (2014). Graduada em Logística pela Universidade Metodista de São Paulo (2009). Atua como Coordenadora Administrativo/Financeiro na Empresa Trust Diamond Importadora e Exportadora de Produtos Abrasivos Ltda. e possui mais de 7 anos de experiência nas áreas de Gestão de Compras, Logística e Financeiro em empresas de diferentes portes.
Rodney Gonçalves Ribeiro
- Titulação: Especialista
- Área de atuação: Publicidade e Propaganda
- Formação acadêmica: Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo, especialista em Planejamento Estratégico de Comunicação pela mesma instituição. Fundador, diretor executivo e de atendimento da New Mind Comunicação desde 2002, agência "full service" que atende contas como: McDonald´s, Delboni Auriemo, Cummins, Grupo Editorial Nacional, Inova Gestão de Serviços Urbanos (PMSP), SBC Valorização de Resíduos (PMSBC), AmstedMaxion, entre outras empresas de atuação regional, nacional ou Global. Também é criador e diretor do Grupo LAN, que reúne as agências Lostres, ATTA, New Mind e Fullen. Eleito "Dirigente do Ano da Indústria da Comunicação", pelo Prêmio O ABC da Comunicação. É coautor dos livros "Comunicação Integrada de Marketing" e "Fundamentos de Marketing", ambos publicados pela Editora Atlas.
Roberto Malacrida
- Titulação: Mestre
- Área de atuação: Publicidade e Propaganda
- Formação acadêmica: Doutorando em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo; Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2011); pós-graduado em Administração de Marketing, pela Universidade São Judas Tadeu (2005); graduado em Comunicações Sociais com habilitação em Publicidade e Propaganda pela FIAM - Faculdades Integradas Alcantara Machado (1977). É publicitário e pesquisador e atuou como executivo de Marketing na Volkswagen do Brasil S/A (1980 à 1992) e executivo de Pesquisa Mercadológica na Ipsos - Alfacom (1996 à 2008). É palestrante e consultor para a área de Marketing, com ênfase em Pesquisa Mercadológica, Relacionamento com Consumidor e Comunicação com o mercado. É professor na graduação da UMESP lecionando na Escola de Comunicação, Educação e Humanidades. Professor convidado na pós-graduação da Universidade Braz Cubas, lecionando nos cursos de Pós-graduação em Marketing e Inteligência Competitiva e Gestão Estratégica da Comunicação.