Sobre o Curso
Tradição e contemporaneidade: diante das expectativas e exigências que o mercado impõe à formação dos novos profissionais, o curso de Relações Públicas na Universidade Metodista de São Paulo se vê diante do desafio de incorporar as práticas e competências pedagógicas às demandas do mercado, oferecendo um curso ágil, dinâmico e sintonizado aos diversos contextos que constroem nossa sociedade.
Criado há mais de 40 anos, o curso de Relações Públicas da Metodista registra uma respeitável trajetória e tem contribuído efetivamente na construção de um pensamento teórico da atividade no Brasil. O exercício da profissão no país remonta ao início do século passado e seu arcabouço teórico está em franco processo de construção.
Por ser polissêmica, a expressão ‘relações públicas’ pode significar indistintamente processo, função, atividade profissional, cargo e profissão. O mercado já sinaliza no sentido de entender a dimensão estratégica da comunicação nas práticas organizacionais e, dentro deste contexto, a efetiva compreensão da contribuição das relações públicas na eficácia de seus negócios por meio da construção e manutenção de relacionamentos.
Aliás, este é o campo de atuação dos profissionais de relações públicas: a gestão dos relacionamentos estratégicos para a construção da reputação organizacional. Em uma sociedade globalizada, cujos paradigmas já extrapolaram em muito a dimensão econômica, uma imagem que desperte credibilidade – associada a um desempenho construído sobre valores éticos e sustentáveis – é o que vai permitir a sobrevivência das organizações.
Objetivos
Neste sentido, o curso de Relações Públicas da Universidade Metodista visa formar profissionais plenamente capacitados para gerenciar os relacionamentos das organizações com seus públicos, fazer a gestão da comunicação organizacional e contribuir com as organizações no desenvolvimento de seus negócios.
São objetivos essenciais do curso:
- Formar profissionais que dominem o arcabouço teórico da profissão e atuem de modo consciente e crítico na sociedade para estabelecer um diálogo simétrico de duas mãos das organizações com seus públicos de interesse;
- Formar profissionais que desempenhem suas competências e habilidades a serviço do desenvolvimento de uma sociedade humanística, fundamentada em um posicionamento plenamente ético;
- Formar gestores de relacionamentos corporativos, preparados para interagir com os diferentes setores da sociedade e com os públicos que a compõe.
O profissional
Além de gerenciar projetos de comunicação e desenvolver redes de relacionamentos estratégicas, o profissional de relações públicas pode ainda atuar como empreendedor e atuar em diferentes especializações.
Precisa ter uma visão estratégica da organização, conhecê-la em profundidade seus produtos e setor de atuação. Ter capacidade administrativa, saber articular os relacionamentos da organização com os públicos.
Com base em sua formação acadêmica, pode atender às demandas das organizações, instituições públicas e privadas, como também de entidades de classe e do terceiro setor.
Mercado de trabalho
Pesquisas e práticas de mercado demonstram que a atividade de Relações Públicas encontra-se em franca expansão devido à necessidade que as organizações contemporâneas apresentam de se relacionarem de maneira estratégica com seus públicos.
Por esta razão, o campo de trabalho é amplo e permite que o profissional de relações públicas trabalhe e se especialize no atendimento às áreas governamentais, empresariais e do terceiro setor. Outras demandas estão na gestão de assuntos públicos, comunitários e ecológicos, no gerenciamento da comunicação organizacional e em diversas outras especializações ligadas à interatividade da organização com seus públicos.