Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Mestrado e Doutorado

1) Inscrição

As inscrições serão feitas no período de 05/04/2021 a 21/05/2021 por meio do envio da documentação relacionada abaixo para o e-mail secretariapos@metodista.br

a) 1 Foto 3x4 - (Imagem ou PDF);

b) Cadastro de Pessoa Física (CPF) – 1 cópia - (imagem ou PDF);

c) Cédula de Identidade ou Carteira de Identidade da OAB, ou Registro Nacional de Estrangeiros - RNE, no caso de estrangeiro(a) - 1 cópia – (imagem ou PDF);

d) Comprovante de pagamento de taxa de inscrição, no valor de R$ 145,00 (Cento e quarenta e um cinco reais) – (Imagem ou PDF);

e) Currículo Lattes atualizado- 1 cópia – (PDF);

f) Diploma de Graduação, devidamente registrado (para a inscrição no Mestrado) ou diploma de Mestrado, devidamente registrado (para a inscrição no Doutorado) – 1 cópia
- (Imagem ou PDF). Está autorizado o envio de uma cópia simples. Com a normalização das atividades presenciais, uma cópia autenticada deverá ser entregue, de acordo com as orientações da Secretaria Acadêmica.
* Diploma obtido no exterior deverá estar revalidado/reconhecido no Brasil, conforme legislação pertinente – 1 cópia - (Imagem ou PDF). Está autorizado o envio de uma cópia simples. Com a normalização das atividades presenciais, uma cópia autenticada deverá ser entregue, de acordo com as orientações da Secretaria Acadêmica.

g) Histórico Escolar da graduação (para Mestrado) ou do Mestrado (para Doutorado) - 1 cópia - (Imagem ou PDF). Está autorizado o envio de uma cópia simples. Com a normalização das atividades presenciais, uma cópia autenticada deverá ser entregue, de acordo com as orientações da Secretaria Acadêmica.
* Histórico Escolar do exterior deverá estar autenticado pela autoridade consular brasileira no país de origem da documentação e com a tradução registrada - 1 cópia – (imagem ou PDF). Está autorizado o envio de uma cópia simples. Com a normalização das atividades presenciais, uma cópia autenticada deverá ser entregue, de acordo com as orientações da Secretaria Acadêmica.
h) Projeto de Pesquisa com vistas à futura dissertação ou tese (informações no Anexo A)
- 1 cópia – (formato PDF).

i) Ficha de inscrição, devidamente preenchida e assinada (formato PDF). O formulário está disponível no link: AQUI.

2) Seleção

Datas e horários

  • 08 e 09/06/2021: 9h00 às 12h00 e 14h00 às 18h00

Cada candidato(a) receberá, via e-mail, um link para a participação na entrevista virtual, que acontecerá na Plataforma Collaborate na data e no horário agendados pela Comissão de Seleção Discente. A entrevista terá a duração máxima de uma hora.

Etapas

  • Avaliação prévia do Currículo Lattes pela Comissão de Seleção Discente


  • Avaliação prévia do Projeto de Pesquisa pela Comissão de Seleção Discente

  • Entrevista virtual com a Comissão de Seleção Discente: análise do Currículo Lattes; arguição do Projeto de Pesquisa; interação crítica sobre o repertório teórico do(a) candidato(a); diálogo sobre as expectativas do(a) candidato(a) em relação à Pós- Graduação Stricto Sensu e à futura trajetória acadêmica e profissional.


O Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) será realizado no 1º semestre letivo de 2021, com data a ser definida pela Coordenação do Programa. Essa etapa ocorrerá após a normalização das atividades presenciais, conforme os seguintes critérios:

O(a) candidato(a) ao Programa de Pós-Graduação em Educação deverá realizar os Exames de Proficiência em Língua Estrangeira exclusivamente no Processo Seletivo.
O(a) candidato(a) ao Mestrado e ao Doutorado fará exames em duas línguas, Inglês e Espanhol. Será autorizada a utilização de dicionário monolíngue, providenciado pelo(a) candidato(a).

Alunos(as) estrangeiros(as) poderão fazer o exame de proficiência em sua língua materna, desde que esta integre as opções oferecidas e desde que cumpram o requisito do Exame de Proficiência em Língua Portuguesa (CELPE-BRAS).

O(a) candidato(a) admitido(a) no Programa que apresentar insuficiência no conhecimento de língua estrangeira poderá submeter-se a novos exames, no prazo máximo de 01 (um) ano, a contar da data do início das atividades acadêmicas, segundo o planejamento feito pelo Colegiado do Programa.

O(a) candidato(a) admitido(a) no Programa que apresentar insuficiência no conhecimento de Língua Portuguesa para candidatos estrangeiros poderá submeter-se a novos exames (CELPE-BRAS), no prazo máximo de 01(um) ano, a contar da data de início das atividades acadêmicas, segundo planejamento do MEC.
Poderão ser aceitos como provas de proficiência em línguas estrangeiras exames de proficiência realizados pelas seguintes escolas, instituições ou equivalentes:

  • Espanhol: Miguel de Cervantes – Intermediário*
  • Inglês: Alumni (Nível – Toffel*), Cultura Inglesa (Nível – English Language of Service and Training (ELTS)* ou First Certificate in English (FCE)*, Instituto Cultural Brasil/Estados Unidos – First Certificate in English (FCE)*;
    * certificado igual ou superior

Como é requisito para o Doutorado a comprovação de proficiência em duas línguas estrangeiras, a proficiência que tenha composto o processo de obtenção do grau relativo ao Mestrado poderá ser aproveitada como uma das línguas exigidas, devendo, então, o(a) candidato(a) realizar o exame de seleção em outra língua diferente daquela do Mestrado, desde que esta integre as opções oferecidas. Essa opção deverá ser informada na ficha de inscrição.

Mantida a exigência de proficiência em duas línguas estrangeiras, o(a) candidato(a) que tenha eventualmente participado de processo seletivo anterior exclusivamente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo, com prazo de até um ano antes da data da inscrição, e que tenha sido aprovado(a), poderá requerer, exclusivamente no ato da inscrição, o aproveitamento desse resultado, aguardando decisão da Comissão de Seleção Discente.

O(a) candidato(a) ao Doutorado com Mestrado reconhecido pelo MEC, cursado em outras Instituições Superiores, deverá solicitar ao Colegiado do Programa o aproveitamento de língua estrangeira exigida pela Instituição na qual realizou o Mestrado, comprovado por meio de certificado entregue no ato da inscrição. Essa opção deverá ser informada na ficha de inscrição. 

Divulgação dos resultados

A relação dos(as) candidatos(as) aprovados(as) será publicada na página virtual do Programa de Pós-Graduação em Educação (https://metodista.br/stricto-sensu/educacao), disponibilizada no Portal da UMESP (https://metodista.br), em 16/06/2021, sem horário pré-agendado.
À critério da Comissão de Seleção Discente, o número de vagas disponíveis poderá ser ampliado ou remanejado entre as Linhas de Pesquisa do Programa, de acordo com a disponibilidade de vagas dos(as) docentes/orientadores(as).


Matrícula para os(as) candidatos(as) aprovados(as)

A matrícula será realizada no período de 21/06 a 23/06/2021, conforme as orientações da Secretaria Acadêmica.
Haverá uma reunião virtual com os(os) candidatos(as) aprovados(as), a Coordenação do Programa e as Coordenações das Linhas de Pesquisa no dia dia 23/6/2021 das 10:00 às 11:30. O link para a participação na reunião, na Plataforma Collaborate, será enviado via e-mail, com antecedência.

Disposições Finais

O(a) candidato(a) aprovado(a) no processo de seleção que não efetuar matrícula nos dias estabelecidos neste edital será considerado(a) desistente. Não caberá recurso de qualquer espécie, uma vez divulgados os resultados do processo seletivo, referente ao 2º semestre de 2021, pela Comissão de Seleção Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.
Casos de omissão ou de interpretação duvidosa relativos ao processo seletivo em questão serão analisados e resolvidos pela Comissão de Seleção Discente.
Informações complementares sobre o Programa de Pós-Graduação em Educação poderão ser
solicitadas pelos e-mails secretariapos@metodista.br ou poseduc@metodista.br


Reportar Erros