Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Cesária Eletiva, Parto Humanizado e Violência obstrética: o legado dessas experiências para a vida emocional e relacional da mãe

Projetos de Pesquisa - Psicologia da Saúde

Prof: Miria Benincasa Gomes

Descrição: Introdução. Em 1985, fundamentados no excesso de cesareas pelo mundo, a Organização Mundial de Saúde, realizou a ?Conferência sobre Tecnologia Apropriada para o Parto"" onde foi elaborado um documento para a humanização do parto que preconizava: o exterminio de condutas violentas; a liberdade da mulher para escolher a melhor posição no trabalho de parto; a opção de ter acompanhante durante o parto e trabalho de parto; o fim de alguns procedimentos médicos que, além de não apresentar benefícios, podiam gerar prejuízos quando aplicados de rotina. Objetivos. Investigar diferenças e semelhanças entre mulheres que vivenciaram três modelos de parto: o parto humanizado, a cesárea eletiva e parto normal com violência obstétrica; Identificar se a violência obstétrica ou a antecipação do parto (cesárea eletiva) geram prejuízos para a mulher e para sua relação com o bebê e; Fornecer subsídios para Políticas Públicas voltadas à Humanização do Parto e redução da Violência Obstétrica. Material e Método. Serão selecionadas 90 mulheres distribuídas uniformemente entre as que realizaram uma cesárea eletiva, que vivenciaram um parto humanizado e que passaram pela experiência de violência obstétrica. Será realizada uma entrevista psicológica e serão aplicados cinco instrumentos: Escala de Autoestima de Rosemberg, Escala de Depressão Pos Parto de Edinburgo (EPDS), Escala Fatorial de Satisfação com o Relacionamento de casal (EFS-RC), Teste das Relações Objetais de Phillipson (TRO) e Questionário Sociodemográfico. Serão realizadas análises qualitativas através da Teoria das Relações Objetais de Melanie Klein e análises quantitativas descritiva e Inferencial.

Reportar Erros