Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Crescendo apesar da dor

por Roberta Parizotto Última modificação 2020-09-30T16:23:41-03:00
Reflexões - Pastoral Universitária

“Este é o meu consolo no meu sofrimento: a Tua promessa dá-me vida. ”

Salmos 119:50

No mês de maio, resolvi plantar sementes de mexerica. Segui as orientações do vídeo que encontrei na internet e, para minha surpresa, depois de algumas semanas, lindas folhinhas surgiram, trazendo vida e alegria. Na mesma época, minha filha resolveu plantar feijões, já que era mais fácil e com rápido resultado.

Em alguns dias, o brotinho de feijão apareceu e o frágil ramo começou a crescer. Quando as folhinhas apareceram, minha filha comemorou e, com cuidado e carinho quase que diários, ela curtiu sua plantinha. 

Numa noite, brincando com seu irmão e algumas almofadas voando pela sala, um acidente aconteceu: uma das almofadas bateu no pezinho de feijão e ele se quebrou. Foi uma choradeira só! Nós lamentamos o incidente e olhamos com pesar para o feijãozinho tombado.

Tentando melhorar o clima, resolvi prender o ramo caído num pedaço de graveto, para dar sustentação e ver se ele sobreviveria, mesmo sob o olhar duvidoso dos meus filhos. 

Com surpresa e admiração, diariamente observamos a superação daquela pequena planta. No local onde foi ferida, formou-se um pequeno nó e o feijão cresceu... cresceu a ponto de se apoiar em outras plantas, chegando a uma altura de aproximadamente um metro e meio.

Nossos olhos observam com alegria suas folhas grandes e verdinhas, flores e vagens! Ele cresceu, floresceu e frutificou! E ainda está aqui! Em pleno mês de agosto, continua crescendo. Sinceramente não sei explicar o porquê, mas o trauma sofrido o fortaleceu, e muito!

Essa história me fez pensar nas diversas situações que nos ferem, paralisam e geram em nós a sensação de que tudo está perdido. A vida muitas vezes nos dá "pancadas" que nos derrubam, mas diante desses traumas, ao nos conectarmos com Deus, recebemos o apoio e sustento.

Então, quando não vemos saídas, Ele promove em nós a cura, o fortalecimento e o crescimento para que alcancemos alturas nunca esperadas, gerando belezas e frutos para compartilhar com as pessoas que se aproximam de nós.

Assim, “no meu sofrimento, a promessa de Deus me dá vida!”

O nosso Deus é poderoso e surpreendente. É Deus de amor e bondade, Ele pode transformar a tristeza em alegria, a dor em bem-estar, a desesperança em crescimento e beleza! 

Diante das dores e dissabores da vida, permita-se ser cuidado, regado e nutrido pelo grande autor da vida!

Que Deus te abençoe!

Elaine Cezar da Silva

Feijão 1.jpg      Feijão 2.jpg

 

Este texto encontra-se também em Podcast. Acesse: 

Reportar Erros