Bem-vindos e bem-vindas ao segundo semestre
Olá!
Iniciamos este semestre sob a bênção de Deus.
Dou as boas-vindas a você que está retornando com o propósito de dar continuidade aos seus estudos e a você que está chegando à Metodista. Estendo esta acolhida a todas as trabalhadoras e trabalhadores da instituição, docentes, técnicas e técnicos administrativos.
É comum nesta ocasião aflorarem as nossas expectativas estudantis e profissionais acerca do futuro próximo e de um futuro mais distante. Entretanto, dou-lhes as seguintes sugestões: tranquilizem-se, respirem fundo, deem um passo de cada vez e prossigam com a esperança da presença e ajuda de Deus em todo tempo.
Retomando... este é um ano desafiador.
Ao lado dos desafios institucionais enfrentados pela Rede Metodista de Educação, passamos pela mais grave crise sanitária, social, política, ética e econômica dos últimos tempos.
Possivelmente a minha e a sua geração ainda não haviam vivenciado algo tão complexo.
A presença do Coronavírus no mundo, em especial, no Brasil, tem provocado muitas mudanças na vida pública e privada.
E neste momento, não nos cabem a inércia, o descaso e a isenção.
São requeridas de nós responsabilidade e sabedoria para agirmos em benefício de todas as pessoas à nossa volta, da natureza e de todo o planeta.
Cabe-nos dar continuidade às nossas existências considerando os limites e as possibilidades deste momento.
Dirijo-me agora especificamente a você, estudante.
A quem estuda é imprescindível procurar o conhecimento contínuo que lhe permitirá o exercício engajado, aprimorado e inquieto da cidadania. Além disso, como é próprio de sua inserção na Universidade, cabe-lhe buscar a capacitação para alcançar as ferramentas básicas para inserção no mercado de trabalho e o desenvolvimento científico e técnico com vistas ao bem das pessoas e do planeta.
E ao lado disto, que é característico da vida acadêmica, há questões familiares, afetivas e individuais que precisam ser administradas.
Sabendo desta realidade, a Pastoral, que atua na Universidade, à semelhança do que pratica na relação com todas as pessoas que trabalham na instituição, coloca-se à sua disposição para conversar, orar, acompanhar e orientar.
Despeço-me, por hora, tomando como referência o livro de Salmos 27:1, que afirma: “O Senhor Deus é a minha luz e a minha salvação; de quem temerei medo? O Senhor Deus é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?”
Em meio à escuridão, ao medo e à fraqueza, não se esqueça: Deus é quem nos ilumina, encoraja e fortalece.
Fique em paz.
Conte com a Pastoral.
Que Deus lhe abençoe e fortaleça.
Amém!
Pastor Edemir Antunes Filho