Vida é o que tenho para dar
“Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. ”
Habacuque 3:17-18
“O povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la. ”
Esta é uma frase de Edmund Burke (1729-1797), pensador irlandês.
O ano de 2020 está me trazendo momentos em que me vejo cansado.
De um lado é a pandemia, do outro são as questões políticas que tanto nos trazem preocupações.
Sem falar nos noticiários nas mídias sociais, sempre falando de alguma queimada aqui, violência ali, discussões do outro lado.
Estou cansado de ter a minha mente infestada de notícias que só me falam do mal que está ao meu redor.
Será que não há nada de bom diante de mim? Não que eu esteja buscando um refúgio ou um alento diante destes tempos ruins. É que tenho a impressão que de tanto ouvir falar do mal, só vejo o mal.
Foi quando me dei conta que se eu repudio o mal, é porque tenho a referência do que é bom. E esta referência é que me guia.
Longe de mim querer negar a realidade que vivemos, mas vejo que não posso ser transformado por ela. Foi aí que me lembrei do texto de Habacuque, destacado acima.
Ainda que a realidade ao meu redor seja de destruição, há em mim uma vida que não vai se deixar abater. Esta vida me foi dada por Deus, a minha salvação.
Deus quer nos salvar de nós mesmos que, com nossas próprias mãos, construímos muros barreiras, morte. Deus nos deu vida, para vivermos construindo o que é bom.
É do que quero me ocupar, é a realidade que diante de mim está. Não esquecerei a minha história.
Deus está em mim, logo tenho a missão de ser seu filho na história.
Vida, vida, sempre!
É só o que tenho, é o que devo dar!
Pastor Hércules Andrade de Araújo
Este texto encontra-se também em Podcast. Acesse: