Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Quadrinista explica processo criativo das HQs para alunos de Jogos Digitais EAD

por Maria Luisa Marcoccia Última modificação 2020-11-19T18:27:20+00:00

Mesmo que boa parte do passo a passo das histórias em quadrinhos seja hoje digital, não se pode abrir mão de cinco etapas básicas: roteiro, desenho muitas vezes a lápis, arte-final, letras (textos) e cores. Esse processo pode ser individual ou coletivo, com um profissional executando cada etapa. “Eu mesmo gosto de fazer tudo sozinho”, afirma o quadrinista Rick Troula, que conversou na noite de 18 de novembro com alunos do curso de Jogos Digitais da Educação Metodista a Distância (EAD).

Rick explicou a evolução dos desenhos em quadrinhos e como se dá o processo criativo tomando como exemplo o The Displaces, HQ de conteúdo medieval que ele criou com base nas aventuras de RPG que jogava na juventude. “Criar é algo seu, mesmo que recriando personagens”, sublinhou, ao falar da exclusividade de cada autor.

Também artista de storyboard e concept-art para a indústria de animação, Rick Troula não escondeu a paixão por HQ, segundo ele um palco fértil para qualquer tema e qualquer mídia. “Hoje não existe mais o tabu de que histórias em quadrinhos são coisa de criança”, afirmou sobre a variedade de temas adultos e infantis.

O primeiro passo é encontrar a linguagem adequada ao público que se deseja atingir e depois compor imagens que explorem o tema. A linguagem visual pode ir do cartoon (mais estilizado) ao realista. Mas mostrou vários artistas que mesclam personagens estilizados com cenários realistas, cores com P&B e até desenho-fotográfico.

Segundo aconselhou, traçar um roteiro auxilia muito na organização da narrativa. A partir daí, é possível começar a planejar as páginas para trabalhar os detalhes dos desenhos. Rick Troula foi convidado do ciclo de workshops Grandes Nomes 2020. Veja aqui a palestra completa.

Capturar4.JPG Capturar5.JPG Capturar3.JPG

 

Capturar6.JPG Capturar8.JPGCapturar7.JPG

Reportar Erros

X