Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Prof. Barbara participa na ONU de comitê que cuida da biodiversidade marinha

por Maria Luisa Marcoccia Última modificação 2024-06-19T13:28:30-03:00

Professora Barbara Mourão Sachett, do curso de Direito da Universidade Metodista de São Paulo, participará da delegação brasileira que estará na reunião do Comitê Preparatório da Conferência das Partes (COP) para a ratificação do “Acordo sobre conservação e uso sustentável da biodiversidade marinha em áreas além da jurisdição nacional (BBNJ)”. O encontro ocorre entre 24 e 26 de junho na sede das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

Professora Bárbara é doutora em Direito Internacional, especialista em estudos do Direito do Mar e consultora técnica do BBNJ. Em março de 2023, também na ONU, participou de encontro que resultou em acordo histórico de proteção dos oceanos: áreas de proteção contra a pesca, mineração e tráfego marítimo vão passar de 1% para 30% até 2030, o que é considerado grande vitória à proteção da biodiversidade.

“Aumentar o número e as dimensões das áreas marinhas protegidas significa uma potencialidade de maior proteção do meio ambiente marinho além da jurisdição nacional”, cita prof. Bárbara Mourão. As negociações envolveram mais de 100 países. O tema estava em discussão há quase 20 anos pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar. Prof. Barbara também leciona nos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Metodista.

 

Texto: Malu Marcoccia
Última atualização: 19/06/2024

Reportar Erros