Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Por que escolher um curso de Tecnólogo?

por Roberta Parizotto Última modificação 2021-02-01T13:31:54-03:00
Modalidade é uma ótima opção para quem quer formação superior específica

Origem

Os cursos superiores em tecnologia surgiram no final da década de 1960 com objetivo de suprir uma demanda das indústrias, que careciam de profissionais qualificados.

A modalidade foi oficialmente regulamentada no decreto-lei n◦ 547, de 18 de abril de 1969, no qual o artigo 1◦ descreve:

“As Escolas Técnicas Federais mantidas pelo Ministério da Educação e Cultura poderão ser autorizadas a organizar e manter cursos de curta duração, destinados a proporcionar formação profissional básica de nível superior e correspondentes às necessidades e características dos mercados de trabalho regional e nacional”.

Entre as décadas de 1970 e 1980 a modalidade encontrou resistência no meio acadêmico, que com o passar do tempo foi se quebrando, até chegar ao entendimento que se tem hoje da formação.

Afinal, como os cursos de Tecnólogo são definidos?

Os Tecnólogos são classificados como cursos de nível superior de curta duração, reconhecidos pelo MEC em todo o território brasileiro, com duração de 2 a 3 anos, disponíveis nas modalidades Presencial e EAD.

São voltados a uma aprendizagem mais prática, com grade curricular específica, que promovem atuação bem definida e rápida no mercado de trabalho.

Possibilitam a primeira graduação a quem não tem experiência profissional, mas também, a ágil ampliação de conhecimentos e ascensão profissional aos que já atuam no mercado, por viabilizar candidaturas a cargos e salários melhores.

Além disso, como o tempo de curso é menor, o investimento na formação também; acaba se tornando uma opção de graduação economicamente mais viável e o diploma superior em Tecnólogo habilita o estudante a cursar os próximos níveis de estudo, como uma pós-graduação Lato Sensu (Especialização) e Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado).

Não é curso técnico, não confuda!

Por serem nomes parecidos, muitos acham que cursos técnicos e tecnólogos são a mesma coisa; mas não são!

A principal diferença é o nível de escolaridade. Enquanto o técnico pode ser feito apenas com o ensino fundamental completo ou junto com o nível médio, o tecnólogo exige aos ingressantes o diploma de nível médio completo.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre esta a modalidade de formação?

A Metodista oferece para você diversos cursos de Tecnólogo presenciais e EAD, para conhecer, acesse os links abaixo:

Graduação Presencial

Graduação EAD

Ficou interessado?

Inscreva-se no vestibular!

 

Reportar Erros