Palavra de agradecimento da Reitoria

Prezados(as) docentes, funcionários(as) e alunos(as) da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP),

No início deste ano fomos surpreendidos pela pandemia da Covid-19 e hoje completamos setenta e sete dias (16/03 a 02/06) de trabalho não presencial. Durante os últimos meses, enfrentamos diferentes situações além das que já tínhamos em nosso cotidiano institucional. Porém,  conseguimos superar esse momento com força, determinação e compromisso institucional, demonstrando o vínculo característico dos docentes e equipes administrativas que compõem a UMESP. Por este motivo, queremos iniciar esse comunicado agradecendo a todos(as) pelo empenho durante este momento. Muito obrigado!

A qualidade e a união da comunidade universitária, exercendo o papel de universidade confessional e comunitária num momento tão crítico, foram fundamentais para superarmos esse período inicial. Esse comprometimento refletiu no questionário de percepção respondido pelos(as) alunos(as) em março, no qual a maioria  afirmou que os(as) professores(as) dominam o conteúdo nas aulas on-line e têm estratégias didáticas tão boas quanto nas aulas presencias.

Além das aulas que passaram a ser ministradas no formato on-line, a Universidade Metodista de São Paulo tem realizado diferentes atividades acadêmicas, como palestras, aulas magnas, publicações, ações culturais e celebrações pastorais. Esses eventos dão a dimensão de uma universidade viva, atuante, atenta, preocupada, que se adapta e é solidária com a sociedade brasileira no enfrentamento da pandemia.

Estamos entrando agora em junho e caminhamos para o final do primeiro semestre letivo de 2020. A imperativa necessidade do distanciamento social decidido pelas autoridades governamentais e reconhecida por nós como importante na busca de preservar vidas não nos impediu de atuar no ensino, pesquisa e extensão, salvo no que se refere às aulas práticas, realizadas em laboratórios e clínicas, que terão tratamento específico quando as atividades presenciais retornarem.

Por tudo isto, mais uma vez, agradecemos o empenho de todos(as) os(as) docentes e funcionários(as) que demonstraram união e compromisso com a Metodista, o que faz desta instituição uma universidade genuinamente confessional e comunitária, a serviço da sociedade.

Registramos, igualmente, o reconhecimento aos(às) alunos(as) que prontamente se adaptaram ao novo formato, ainda que com limitações, mas permitiram a continuidade da caminhada do semestre letivo, mesmo que distante fisicamente do seu campus universitário, porém próximo dos(as) docentes e equipes técnicas que garantiram a manutenção das aulas e da difusão do conhecimento com diversas atividades on-line oferecidas pela Universidade.

Vale esclarecer também que a reitoria, sempre dedicada em captar percepções e contribuições da comunidade acadêmica, já iniciou o planejamento acadêmico para o próximo semestre. Ainda aguardamos os decretos do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura de São Bernardo do Campo com orientações de flexibilização do distanciamento social até o retorno pleno à normalidade. Porém, já desenhamos os possíveis cenários para os próximos semestres para orientar docentes e discentes.

Neste momento, não temos como estimar a data para o retorno total das atividades presencias nos campi da UMESP em São Bernardo do Campo. As análises sobre o impacto da pandemia nas operações acadêmicas são realizadas a cada nova semana. Essa avaliação pressupõe também o diálogo com a comunidade acadêmica, algo fundamental para a tomada de decisões da Reitoria. É somente por meio do diálogo que conseguiremos adotar decisões mais assertivas com a comunidade que tanto tem se dedicado na manutenção das aulas. Essas decisões de retorno levam em conta – primeiramente - a segurança de toda a comunidade universitária.

Como Reitoria, reafirmamos nosso compromisso com o diálogo, transparência e gestão humanizada. Estamos cientes de que em tempos de pandemia e distanciamento social temos que reaprender e criar novos espaços de diálogos on-line, até o retorno das atividades presenciais.

Os desafios são muitos, a equipe diretiva da Universidade segue atenta aos desdobramentos da pandemia e também reforça a importância dos cuidados para evitar a disseminação do vírus.

Cordialmente,

REITORIA DA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

Reportar Erros

X