Oferecer boas experiências e criar empatia são fundamentais para empresas de sucesso, aponta especialista
A Universidade Metodista promoveu palestra on-line para discutir as tendências em estratégias de inovação e comportamento do cliente, nesta última quinta-feira (07/05), com o especialista Thiago Quintino.
O palestrante carrega na bagagem profissional especializações em grandes universidades como Havard e Stanford, e compartilhou algumas das principais estratégias analisadas nestes grandes centros de pesquisa e que hoje são tendências no meio corporativo.
Quintino apontou como pontos principais o olhar cuidadoso ao “comportamento do consumidor” (consumer behavor) para extrair as reais necessidades dele e também a importância de fortalecer as relações de consumo para deixar de vender apenas produtos, mas oferecer experiências e soluções.
“Precisamos parar de falar que as empresas criam produtos e trazer soluções às pessoas, ou seja: qual é o comportamento do consumidor? O que é bom pra ele? Outra questão importante é deixar de fazer transação monetária para fortalecer relacionamentos com o cliente, criar empatia e ter um cuidado ao que ele precisa.", afirmou Thiago.
Mundo da experiência
O especialista também compartilhou dicas para profissionais que pretendem seguir a carreira em estratégias corporativas, reforçando a importância de criar e buscar novas experiências, por meio da ciência e cultura.
“Estamos no mundo da experiência e toda profissão requer estratégia. Recomendo ensino, cultura, livros, melhores práticas, pensamento estratégico e planejamento a longo prazo. Hoje temos muitas coisas bacanas, como livros e revistas científicas para se atualizar", comentou.
Aproximação com mercado global
A caminhada até as especializações em Estratégia Corporativa em Harvard e Inovação por Stanford veio por degraus, em uma carreira de constante movimento dentro e fora do Brasil, onde Thiago passou a observar as dificuldades das empresas brasileiras criarem métodos e planejamentos estratégicos.
Segundo o palestrante, o Brasil ainda tem dificuldades de valorizar estratégias a longo prazo nas empresas e na estrutura pública, assim como tem dificuldades em se adaptar a novas modalidades de ensino para aproximar os alunos de suas carreiras, sendo o desafio ter um olhar de aproximação com as tendências globais, tanto de mercado, como de ensino.
“Há ainda um grande problema nas universidades brasileiras do mercado estar muito distante do que é lecionado nas aulas. O fato da Universidade Metodista abrir espaço para palestrantes compartilharem trabalhos, trazer exemplos, é fundamental para aproximar o que é atual no mercado de trabalho para o aluno, isto é louvável", reforçou Thiago Quintino, que também é autor do livro “Marketing de Relacionamento e Programas de Fidelização” (Editora Senac) e CEO na WCES USA.
O encontro foi promovido pelo curso de pós-graduação em Gestão Inteligente: Liderança, Coaching e Inovação, coordenado pela professora Thaisa Bechelli Yamanaka.