Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O que é Psicologia do Esporte?

por Isadora Schmitt Caccia Última modificação 2021-04-16T13:04:16+00:00
É inegável que um atleta para ter êxito na carreira precisa ser talentoso e treinar muito.  Entretanto, será que somente conhecimentos técnicos são suficientes para o sucesso? Parece que não.  A Psicologia do Esporte é a ciência que estuda as atitudes dos indivíduos no ambiente esportivo e de exercício físico. Apesar da carreira ainda ser pouco divulgada, o cenário aos poucos começa a mudar.
 

O profissional da área precisa entender como aspectos psicológicos podem intervir no desempenho físico, além de saber como a execução dessas tarefas influencia a saúde emocional das pessoas nesse ambiente.

Geralmente as pessoas relacionam os psicólogos do esporte às modalidades de alto rendimento. Apesar de ser mais comum grandes clubes e grandes esportistas terem acesso ao profissional, o foco da área não é somente esse. É possível dizer que é o campo da ciência que trabalha com as emoções, pensamentos, comportamentos, que estejam no universo de atletas e praticantes de atividade física.

Um exemplo recente e de projeção nacional foi o avião da Chapecoense, que caiu na Colômbia, em novembro de 2016.  O processo de luto dos jogadores, dos dirigentes e da torcida não teria sido o mesmo caso não houvesse psicólogos especialistas envolvidos.

A psicologia esportiva só traz os resultados desejados quando é encarada como trabalho de longo prazo. Alguns clubes e delegações usam essa ferramenta de forma equivocada. Ela não deve ser usada somente como recurso de emergência para atender atletas deprimidos e com falta de motivação. O trabalho deve fazer parte do processo que faz do esportista um campeão.

Alguns estudos apontam que a preparação psicológica do atleta é até mais importante que a preparação física. Pesquisas mostraram que atletas menos preparados fisicamente muitas vezes conseguem superar o desempenho de esportistas talentosos, porém pouco motivados.

Tem interesse pela área de Psicologia? A Metodista possui graduação com projeto pedagógico constantemente avaliado e reformulado.

Reportar Erros