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Metodista e Secretaria de Educação de São Paulo lançam ‘Revista Imprensa Jovem’ digital

por Maria Luisa Marcoccia Última modificação 2021-07-19T16:49:53-03:00

Espaço de expressão semeado em 2005 por alunos da rede pública da Capital, o projeto Educom.Radio logo se tornou Agência de Notícias Imprensa Jovem. A produção de conteúdos cresceu até que em 2016 o projeto se transformou em programa oficial da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Agora, com uso de tecnologias digitais e internet, a difusão da comunicação produzida pelos estudantes ganha apoio do curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo na forma da ‘Revista Imprensa Jovem’.

A primeira edição acaba de ser lançada neste julho de 2021 com notícias produzidas por estudantes de escolas públicas do projeto de Educomunicação e alunos do 3º semestre de Jornalismo da UMESP, sob supervisão de professores do curso. Os alunos da rede pública da Capital são mediadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e seus professores do Projeto Agência de Notícias Imprensa Jovem.

A revista é aberta a estudantes de todas as séries, de escolas públicas e particulares do País. Além disso, utiliza linguagens diversificadas como áudio, foto, vídeo e texto, entre outros.

Produção colaborativa

“Colocar jovens universitários, em pleno processo de formação acadêmica, para trabalhar com estudantes da rede pública na produção do conteúdo jornalístico foi um desafio. Diferentes realidades, contextos e condições separam esses dois universos. Mas não disse o mestre Anísio Teixeira que estamos no mundo da transmissão de uma cultura comum?”, destaca a professora da Metodista Camila Escudeiro na apresentação da publicação, ela que supervisiona os trabalhos ao lado de Carlos Lima, professor e coordenador do Núcleo de Educomunicação da SME-SP.

 “Nossos jovens têm muito a dizer. Ler uma publicação assim é uma forma de entender como eles enxergam o mundo. E isso é muito legal”, afirma Carlos Lima. Todos o processo de produção colaborativa teve início em fevereiro desde ano.

Entre as pautas abordadas nesta 1ª edição estão o programa da SME-SP “Nas Ondas do Rádio”, o grafite como arte que transforma vidas, a cultura maker do faça-você-mesmo nas escolas municipais e o desenvolvimento dessas práticas com uso de impressoras 3D e kits de robótica. A pandemia não foi esquecida. A revista mostra o contexto que influenciou as aulas de Educação Física, trouxe os desafios do ensino híbrido e o ENEM em época de Covid-19, videoperformance nas escolas e a história em quadrinhos Jovenilda.

Acesse a íntegra da edição.

Veja reportagem da Secretaria Municipal de Educação.

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