Melhor é serem dois

Reflexões - Pastoral Universitária

Melhor é serem dois do que um… porque se caírem, um levanta o companheiro”

 Eclesiastes 4:9a,10a

A primeira vez que ouvi este texto bíblico foi numa cerimônia de casamento.

O pastor oficiante enfatizava sobre a felicidade, o valor e o sentido da vida conjugal. Particularmente, fiquei incomodado, pois na época era solteiro e acreditava na felicidade, mesmo vivendo sozinho.

Vinte e cinco anos depois, tenho outras impressões deste texto bíblico.

Primeiro, porque estou casado e aprendi a importância de uma vida conjugal de compromisso e companheirismo (v.10).

Segundo, porque o significado do texto bíblico deve ser entendido de forma ampla, sugerindo que não podemos viver a vida sem considerar a importância da família, dos amigos e do nosso próximo.

Considero que o individualismo e o egoísmo estão presentes na vida das pessoas na sociedade contemporânea e, por isso, são altamente prejudiciais para o ser humano.

Existem muitas moléstias e enfermidades que são provocadas por pausa do egocentrismo humano.

O texto bíblico, portanto, nos ensina sobre a importância da comunhão e do companheirismo.

Quando avançamos, neste sentido, compreendemos que o incentivo e o encorajamento mútuo entre as pessoas, restauram o sentido da vida e nos fortalecem no enfrentamento das adversidades.

Um exemplo disso, é o atual momento em que a sociedade brasileira e mundial está passando, por causa da pandemia do novo Coronavírus.

O combate ao COVID-19 tem nos ensinado a valorizar nossas vidas, nossas famílias e, especialmente, aquelas pessoas que prestam serviços essenciais para a manutenção da saúde coletiva e preservação da vida em sociedade.

Em outro versículo, no Novo Testamento, o apóstolo Paulo escreveu as seguintes palavras: “Portanto, consolem uns aos outros e edifiquem-se mutuamente…” (I Tessalonicenses 5:11).

Em julho de 2020, eu tenho agora esta oportunidade para falar com vocês, trazendo à memória estes versículos que nos ensinam e nos incentivam a estabelecer uma rede de valorização da vida e da família.

Que Deus nos ajude e nos abençoe neste propósito.

Pastor Wesley Cardoso Teixeira

Este texto encontra-se também em Podcast. Acesse: 

Reportar Erros

X