Master class do 2º semestre aborda cultura e carreira na Nestlé
Programa de mentoria, de desenvolvimento de líderes, capacitação inclusive em línguas e o talentHub (plano de recompensas) são algumas das ações que a multinacional de alimentos Nestlé promove para escalar a carreira dos colaboradores. Mas suas ações se voltam também para a comunidade externa, como a Plataforma de Capacitação aberta a qualquer interessado, que dá acesso a treinamentos exclusivos.
O case Nestlé foi tema da aula magna que abriu o 2º semestre acadêmico dos cursos presenciais da Universidade Metodista de São Paulo na noite de 13 de agosto. O palestrante convidado foi Guilherme Hudson, do setor de Recursos Humanos do CD (Centro de Distribuição) da Nestlé em São Bernardo, que falou sobre Recrutamento e Seleção, Plataforma de Captação e Carreira. Esteve acompanhado de Ana Carolina Grizolli, estagiária da corporação, que deu dicas sobre postura do candidato e como preparar um currículo atraente.
Guilherme Hudson explicou que desde a fundação em 1860 na Suíça, fabricando a princípio a farinha láctea, e hoje com perto de 950 produtos, a Nestlé tem o foco no colaborador e sua família, na comunidade e no planeta. No Brasil há 100 anos completados em 2021, esse tripé se repete, a exemplo das 447 fábricas espalhadas em 86 países.
“Como marca empregadora, a Nestlé busca valorizar a saúde e bem-estar do colaborador, as comunidades do entorno e os princípios ESG (responsabilidade socioambiental, reputação e governança)”, disse o palestrante para um salão nobre lotado de alunos.
Diversidade
Entre outras iniciativas, Guilherme Hudson citou ainda o Programa Bem-Querer, um app para fazer meditação e até passar por psicólogo, a licença maternidade e paternidade estendida e auxílio para óculos e lentes de contato. Diversidade e Inclusão são outras ações valorizadas pela marca junto ao público LGBTQIA+ e contratação de colaboradores 50+. “Mulheres em Movimento é outra iniciativa para capacitar e empoderar o público feminino, inclusive externo”, apontou.
A estagiária Carol Grizolli, estudante de Ciências Contábeis, passou orientações sobre o perfil ideal de candidatos a vagas, orientando em primeiro lugar sobre ter certeza do que seguir na carreira. Depois, é importante pesquisar e conhecer a empresa e atentar para a localização próxima à sua moradia, além de checar se os valores e propósitos dessa empresa são alinhados com os seus. Fazer testes on-line antes da tele-entrevista é outra dica para evitar surpresas de última hora, citou ela.
A master class foi conduzida pela diretora de Graduação da Metodista, prof. Patrícia Brecht Innarelli, e pela coordenadora do curso de Psicologia, prof. Valquíria Rossi. Além de boas vindas para calouros e veteranos, prof. Patrícia explicou vários programas e ações acadêmicas da universidade.
Texto: Malu Marcoccia
Última atualização: 14/08/2024