Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Grupo de Pesquisa Paulo Freire entrevista professor da Universidade de Lisboa

por Isadora Schmitt Caccia Última modificação 2021-02-25T22:06:07+00:00
Encontro on-line aconteceu no dia 23.02

O Grupo de Pesquisa Paulo Freire do Programa de Pós-graduação em Educação realizou uma entrevista com o professor Joaquim Melro, da Universidade de Lisboa. A programação aconteceu no dia 23 de fevereiro.

Melro relatou durante a entrevista sobre o trabalho que desenvolve em Portugal em prol da valorização das comunidades surdas, dando-lhes poder e voz. Seus estudos e pesquisas sobre o tema, fundamentados no pensamento de Paulo Freire, objetivam contribuir com uma educação crítico-transformadora, para a construção de cenários educativos e sociais mais equitativos e inclusivos.

“A escola transformadora combate atitudes preconceituosas, reconhece a diversidade, promove adequação dos currículos, transformando-se em um espaço de criatividade e alegria, tornando-se mais democrática. A humanidade perde muito quando caminha para o extremismo, para a segregação e alienação. Urge superar a visão mágica ou fatalista do mundo em prol de uma visão crítica para a compreensão dialética dos conflitos. O ser humano, histórico, inacabado e com vocação ontológica para ser mais, pode construir sua consciência crítica em contextos escolares nos quais o ato educativo se constitui em encontro de saberes, de visões de mundo, de culturas, para uma educação libertadora", declarou Joaquim Melro.

Reportar Erros