Ex-aluna da Metodista vence Prêmio Mega Brasil de Comunicação Corporativa
Eleita na categoria de executivos de comunicação corporativa mais admirados do País, a ex-aluna de Jornalismo Shirley Nara Pinho de Araújo venceu o Prêmio TOP Mega Brasil de Comunicação Corporativa 2023 na região Sudeste. Shirley coordena a assessoria de imprensa do Instituto Butantan de São Paulo e encarou votos de todo o Brasil, dos quais resultaram 211 finalistas nas 5 regiões brasileiras. No Sudeste ela venceu o TOP 5, onde a Universidade Metodista de São Paulo praticamente dominou as indicações, com quatro dos cinco candidatos.
“Ser indicada e depois figurar entre o TOP 5 do Sudeste foi uma grata surpresa e sentimento de reconhecimento aos anos de dedicação à comunicação pública”, disse a egressa de Jornalismo, que frequentou a turma de 1999 e atuou na maior parte da carreira em comunicação corporativa de governos.
Na Secretaria de Comunicação do Estado de São Paulo, por exemplo, Shirley aponta seu maior desafio na carreira até aqui: a pandemia da Covid-19 em 2020/22: “A luta para informar sobre a doença e os cuidados necessários, combater fake news e principalmente o trabalho de, junto aos veículos de imprensa, conscientizar sobre a importância da vacinação tão esperada, foi um marco não só profissional, mas pessoal”, cita ela.
O Prêmio TOP Mega Brasil destaca empresas que se dedicam à gestão da reputação corporativa e à comunicação estratégica. É dirigido para comunicadores organizacionais tanto na iniciativa pública quanto na privada. Além dos executivos, elege as agências mais admiradas do País. Os votos ocorrem via on-line e são impulsionados nas redes sociais. “Trata-se de um reconhecimento especializado, onde colegas e concorrentes avaliam seus pares”, define a promotora Mega Brasil Comunicação.
Só desafios
Perto de completar 50 anos de idade em janeiro próximo, Shirley Araújo diz que tudo no Jornalismo é desafiador e nenhum segmento é fácil de desempenhar. “Mas sempre digo (e acredito) que há lugar para todos ao sol. Seja em assessoria de imprensa ou comunicação, seja nas diversas redações, a sinergia com os colegas faz a grande diferença na área. A remuneração é um capítulo à parte. Me faz lembrar o tempo de graduação na Metodista: se faz jornalismo para ser famoso ou ficar rico, pode sair pela porta, afirmou professor Sérgio Rizzo na primeira aula no curso”, diverte-se.
Shirley deixou um emprego estável, com boa remuneração e perspectiva de crescimento, para estagiar na Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo. Foi o primeiro contato com assessoria de imprensa e serviu também para entender a máquina pública, cita ela. Depois, realizou o sonho de atuar em revista de uma pequena editora, fazendo variadas matérias e reportagens. Trabalhou em campanha eleitoral e, após o candidato não se eleger, atuou em uma revista de bairro criada por ele. “Fazia de um tudo: reportagem, diagramação, foto, edição, fechamento. Se não fosse a grana curta, teria sido o melhor emprego da vida”, aponta.
Em 2005, começou a trabalhar na assessoria de imprensa da Secretaria de Coordenação de Subprefeituras, “a melhor escola que poderia ter tido, com os melhores colegas profissionais e a melhor chefe”, diz ela. Com a experiência adquirida em seis anos na função, seguiu para a Secretaria de Estado da Saúde. Em 2014, retornou à Secretaria de Subprefeituras com a missão de coordenar toda a comunicação da pasta e também das 32 subprefeituras da Capital.
“Senti que finalmente tinha fechado o ciclo naquele lugar que fez de mim a profissional que sou. Retornei à Secretaria de Estado da Saúde e, em 2017, fui convidada a coordenar a comunicação da Secretaria Municipal da Saúde, cujo maior desafio foi o de gerenciar a crise do surto de febre amarela na cidade, realizando, ao mesmo tempo, o papel de tranquilizar a população sobre a estratégia vacinal e, já nessa época, amplo combate à desinformação acerca das vacinas. Em 2019, não sabia ainda, mas iniciei o maior desafio da minha carreira: atuar na Covid”, cita.
Movida a paixão
Para a ex-aluna Metodista, qualquer trabalho deve ser feito com paixão. “Seja que caminho for trilhar na área, tenha paixão pelo que faz e se sairá bem”, aconselha. Mesmo não se diplomando na Umesp, pois precisou trancar matrícula no final devido à conflito de horário com o trabalho, Shirley afirma que deve à Metodista toda a sua base acadêmica e profissional: “Tudo que sei sobre comunicação devo à Metô e aos grandes mestres que tive na universidade”.
Além da lembrança de professores e colegas de turma, Shirley Araújo cita outra memória que a marca na Metodista: o fechamento do Rudge Ramos Jornal. “E pensar que meu caderno especial de conclusão de curso foi o primeiro a ser publicado: sobre o malfadado e esperado bug do milênio. Ano 2000 chegou e nada aconteceu”, ri.
A cerimônia de premiação do Mega Brasil 2023 ocorreu na Unibes Cultural na noite de dia 30 de agosto passado. Além de Shirley como vencedora, o TOP 5 de Executivos de Comunicação Corporativa no Sudeste também contou com ex-alunos como Amanda Brum (Anbima), Cristiano Caporici (Tecnobank) e Pedro Henrique (Peagá) Oliveira (IDtech). No TOP 10 Brasil, de Executivos de Comunicação Corporativa em nível nacional, a vencedora foi outra aluna Umesp: Pâmela Vaiano, hoje atuando no Itaú-Unibanco.
Texto: Malu Marcoccia
Última atualização: 14/09/2023