Energia elétrica sustentável é destaque em palestra da Metodista

Encontro do Núcleo de Sustentabilidade trouxe reflexões e ideias das novas formas de gerar energia elétrica com a "Flora Energia"

O Núcleo de Sustentabilidade da Universidade Metodista de São Paulo promoveu encontro on-line para falar sobre sustentabilidade no setor elétrico brasileiro, na noite desta última quarta-feira (18/11).  

No encontro, os empreendedores da Flora Energia Alceu Vasone, Guilherme Verdi e Roberto Cavalieri compartilharam reflexões sobre como a energia elétrica chega à casa das pessoas e as oportunidades sustentáveis que podem surgir a partir disto para democratizar a energia renovável. 

" O Brasil já tem uma matriz elétrica limpa e renovável. Quando a gente compara a outros países fica mais perceptível: 82% da matriz elétrica vêm de energia renovável, sendo a principal a fonte hídrica. Porém, precisamos da diversidade para garantir a confiabilidade da energia elétrica", comentou Alceu Vasone.

Foram destaques a importância de pensar em propostas de energia renovável para evitar a dependência das chuvas, problemas com apagões que são fatores que o Brasil ainda sofre e como investir em geração elétrica distribuída.

" O modelo de geração distribuída está crescendo, mas ainda é pouco diante da necessidade do nosso mercado. Quanto mais amadurecimento e avanço da tecnologia empregada neste segmento, podemos chegar a modelos de plantas de energias virtuais, que já são uma realidade em países como Estados Unidos e Austrália, onde o consumidor também é produtor", afirmou Vasone. 

Mediaram o encontro as coordenadoras do Núcleo de Sustentabilidade Tassiane Boreli Pinato e Márcia Sartori. 

Os detalhes do modelo de energia apresentado podem ser conferidos na palestra completa. Assista aqui

 

 

Reportar Erros

X