Desenvolvimento regional e inovação em debate no XI Simpósio de Economia

Edição on-line deste ano tem acesso aberto, em 21 de outubro

As iniciativas públicas (ou falta delas) voltadas a impulsionar o desenvolvimento econômico do ABC paulista estarão em debate na edição 2020 do tradicional Simpósio de Economia da Universidade Metodista de São Paulo, programado para 21 de outubro próximo a partir das 19h30. O tema foi emprestado do livro recém-editado pelo professor Sandro Maskio, do curso de Ciências Econômicas e coordenador de Estudos do Observatório Econômico da UMESP. O livro, por sua vez, toma como base sua pesquisa de doutorado.

“A elaboração da tese surgiu da minha atividade profissional na Secretaria de Desenvolvimento da Prefeitura de Santo André e pela necessidade de se realizar um trabalho de fôlego para avaliar de forma mais detalhada, técnica e criteriosa a trajetória sobre ações (ou falta de) voltadas ao fomento do desenvolvimento econômico local”, justifica professor Sandro, que ao longo dos anos também tem levantado junto ao Observatório Econômico os rumos regionais por meio da desindustrialização e ascensão do setor de serviços, o impacto no emprego e renda e adoção de novas tecnologias no parque local.

Propor caminhos

O livro "Políticas de Desenvolvimento Econômico Regional e Inovação Tecnológica: Um Estudo sobre a Economia do Grande ABC" será lançado em 19 de outubro pela editora e dia 21 no Simpósio de Economia da UMESP. A obra é prefaciada pelo professor Júlio Manuel Pires, da FEA-USP de Ribeirão Preto e professor titular do Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política da PUC-SP.

“A região do Grande ABC paulista, nesse sentido, tem sido uma das mais atingidas por essa nova trajetória econômica e tecnológica mundial, notadamente no que diz respeito à perda relativa da importância do emprego industrial com suas repercussões negativas sobre o dinamismo econômico e o mercado de trabalho da região. O trabalho de Sandro Maskio, sua tese de doutoramento defendida na Universidade Federal do ABC, agora transformada em livro, procura dar conta dessa complexa realidade, mediante extensa e profunda análise da literatura relacionada à economia regional, políticas públicas, estratégias de desenvolvimento e história recente da região, bem como por meio de consulta a especialistas e agentes econômicos da região. Seu objetivo, plenamente atingido – o que torna sua obra leitura indispensável –, não se restringe a apenas entender essa realidade, mas também a propor caminhos para tentar solucionar esse complexo problema”, escreve professor Júlio Pires. 

XI Simpósio de Economia UMESP

Data: 21 de outubro

Horário: 19h30

Link de acesso: https://us.bbcollab.com/guest/3582fafc654a4f578bc7edca72d6fab5

 

Reportar Erros

X