Cursos EAD promovem encontro on-line sobre novos investidores na Bolsa de Valores
Os cursos EAD de Administração, Ciências Contábeis e Gestão Financeira organizaram palestra sobre "Tecnologia e ética no mercado financeiro: uma análise sobre os novos investidores na Bolsa de Valores". O economista Luciano Simões foi palestrante do encontro. Ele também é consultor financeiro e delegado do Conselho Regional de Economia de Santos.
Além de falar sobre seu histórico profisisonal, Luciano iniciou a palestra explicando aos participantes a evolução da BM&Bovespa nos últimos anos. "De acordo com relatórios de setembro, a Bovespa possui hoje 430 empresas listadas. São empresas de diversos ramos, com oscilações extremamente variáveis, sem nenhuma norma de padronagem", declarou o consultor.
Ele mostrou gráficos dos números de negociações diárias e explicou algumas curiosidades. "Mesmo com uma movimentação diária de 27 bilhões, a Bovespa não está nem entre as 10 do mundo, mas tem grande potencial", disse.
Simões também traçou o perfil dos investidores e mostrou diversas análises de resultados. O especialista também apontou alguns prováveis fatores do crescimento do número de investidores, como a baixa rentabilidade da poupança, o desemprego, o "efeito Bettina", entre outras razões. O convidado também alertou sobre a necessidade de preparação e estudo antes de começar a investir.
O encontro on-line foi idealizado pelos professores Klaus Haacke Suppion e Thaisa Bechelli Yamaka e mediado por Ricardo Batista Cândido, professor de Economia e Finanças.