Comunicação integrada vai além de a marca estar em todas as mídias, dizem especialistas
Recente levantamento da Edelman, uma das maiores agências globais, indicou que 72% das empresas adotam modelo de comunicação baseado em um plano integrado. Será mesmo?
A dúvida partiu de uma especialista na área, Flávia Sobral, segundo quem, ao contrário, prevalece a departamentalização da comunicação. “Instagram, Tik Tok, jornais impressos, propaganda na TV, posso amplificar minha mensagem em todas as plataformas, mas sem necessariamente estar fazendo uma ação centralizada e alinhada entre digital, publicidade, jornalismo e marketing. Conheço caso de empresas que usam termos diferentes para definir o próprio produto”, citou a fundadora e diretora da about.COM, que falou na segunda noite do Mix de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo.
Flávia enfatizou que comunicação deve ser trabalhada como estratégia muito antes da definição de ferramentas que vão propagar uma mensagem ou produto. E que não é preciso estar em todas as mídias se a marca não se identifica com determinadas plataformas. “Vocês não vão ver uma dancinha minha no Tik Tok”, brincou para os alunos dos cursos de Comunicação reunidos no Mix 2023 na noite de 18 de outubro.
Sua receita começa com a preocupação em focar na relação humana, ou seja, gente se comunicando com gente. E depois seguir os passos: o quê será comunicado, quem é o público, como ele se informa, alinhamento das mensagens com as dores (necessidades) desse público, e por fim desenho da estratégia de amplificação da mensagem por persona e por canal de mídia.
Unificado e contínuo
Os modelos mais adequados para estruturar, elaborar e controlar uma comunicação integrada também foram expostos pelo professor Luciano Bonetti, CEO e publisher na ABC da Comunicação. Segundo ele, é preciso ter um processo unificado e de continuidade, fazendo com todos os departamentos se conversem: imprensa, publicidade, relações públicas, marketing, digital, administrativo etc.
Prof. Luciano mostrou que o consumidor hoje é imediatista, altamente conectado, exigente com qualidade e bastante informado pelo fácil acesso a mecanismos de buscas. Por isso, sugeriu como estratégia eficiente o omnichannel – em que todos os canais on e off-line são conectados para uma jornada do consumidor eficiente, ou seja, lojas físicas, virtuais e compradores.
Veja como foi a 1ª noite do Mix de Comunicação 2023.
Texto: Malu Marcoccia
Última atualização: 19/10/2023