Campus Planalto chega aos 20 anos com cursos que são referência em saúde

Com uma das maiores clínicas psicológicas do Estado e um hospital veterinário referência na área, entre outros serviços à comunidade, o campus Planalto da Universidade Metodista de São Paulo completa 20 anos neste mês de maio. O espaço reúne hoje parte dos cursos de saúde da UMESP, como Biomedicina, Farmácia, Gastronomia, Medicina Veterinária e Psicologia. Dos 160 alunos iniciais, soma atualmente 2 mil formandos e infraestrutura de ponta para o aprendizado prático, como farmácia-escola, cozinha experimental e laboratório de análises clínicas, entre outros.

Era 1999, início do 3º ano de oferecimento do curso de Medicina Veterinária, quando a Metodista sentiu necessidade de um espaço físico adequado às aulas práticas da graduação. “Foi nesse momento que tivemos a oportunidade de encontrar um gleba de terra no bairro Planalto e iniciar a construção do Hospital Veterinário (HOVET/Metodista), dos laboratórios e salas de aula, nascendo assim o campus Planalto”, lembra professor Nilton Zanco, coordenador do curso, ex-diretor do campus e hoje diretor de Extensão e Ações Comunitárias da UMESP.

Canteiros de obras foram montados e funcionários trabalharam dia e noite para, em tempo recorde de aproximadamente nove meses, inaugurar o novo campus. Toda a estrutura existente ampara as práticas dos cursos de saúde instalados. O Laboratório-Escola de Análises Clínicas, por exemplo, permite aos alunos de Biomedicina atender à comunidade e ter contato com tecnologias utilizadas no dia a dia da profissão, como o Laboratório de Biologia Molecular e Cultura de Células, aponta a diretora do campus e coordenadora da Pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas e  Psicologia Organizacional, professora Valquíria Rossi.

Combate à pandemia

“A Farmácia-Escola está equipada para atender as demandas dos estágios dos alunos, assim como a produção de álcool gel, sabonete e desinfectantes, produtos tão importantes nesta época de pandemia. O aluno ainda pode ter a vivência na área de medicamentos, no desenvolvimento de novos fármacos e cosméticos, controle de qualidade físico-químico e microbiológico de matérias-primas, entre outras possibilidades na área farmacêutica”, descreve professora Valquíria.

Para dar suporte qualificado ao curso de Gastronomia, a cozinha experimental está equipada para o aluno aprender na prática culinárias do mundo todo. Ali são produzidos pratos diferenciados e também, como não podia deixar de ser, a cozinha brasileira. Já o curso de Medicina Veterinária conta com hospital-escola que proporciona ao graduando inúmeras experiências práticas do trabalho do médico veterinário e, ainda, a possibilidade de realizar os estágios obrigatórios.

Veterana na grade de ensino da Metodista, a formação em Psicologia conta com clínica onde o aluno pode realizar parte dos estágios obrigatórios curriculares, como o atendimento psicológico oferecido à comunidade. “Além disso, pode atender casos de queixa escolar, orientação psicopedagógica e participar de grupos de estudo sobre violência contra a mulher, gravidez e parto. Os estudantes podem ainda atender profissionais em fase de preparação para aposentadoria e outras demandas de Psicologia Organizacional e do Trabalho e também da área de Psicologia Comunitária e Saúde”, descreve professora Valquíria Rossi.

Com avaliação 4 na média dos cursos de saúde, em escala de 1 a 5 do MEC, a Metodista reúne docentes que são profissionais reconhecidos nas suas áreas de atuação e possuem larga experiência nas temáticas que lecionam. Alunos egressos destes cursos têm grande aceitação no mercado de trabalho, por conta da formação universitária qualificada.

As inscrições para o segundo semestre de 2020 já estão abertas para o vestibular on-line da Metodista, bastando acessar https://vestibularmetodista.com.br Mais informações a respeito dos cursos do campus Planalto podem ser obtidas pelo e-mail campusplanalto@metodista.br

Acompanhe algumas imagens de duas décadas do campus, instalado no Km 21 da Via Anchieta.

Reportar Erros

X