Alunos de ADS e ADM participam de Projetos de Extensão em Heliópolis
Alunos de Administração e de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Metodista de São Paulo desenvolvem os projetos de Extensão MUNDO DIGITAL e NUNCA MAIS.
A parceria entre a universidade, a Prefeitura de São Paulo e a União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região (UNAS), surgiu após a falta de voluntários nos laboratórios do programa Telecentro, que tem como objetivo reduzir a exclusão social e criar oportunidades de inclusão por meio do acesso gratuito à internet.
“Dentro do contexto do programa Telecentro, propomos a ampliação das atividades por meio da criação de um subprojeto dedicado ao desenvolvimento e ensino de cursos de Informática Básica e Introdução ao Empreendedorismo”, explicam as alunas do 3° semestre de Administração, Giovanna Bonfim, Fernanda Khallyl, Ethyenne Barbosa e Ana Beatriz Nishio sobre o projeto Mundo Digital.
Além de agregar valor e implementar as iniciativas já existentes do Telecentro, o projeto busca capacitar pessoas com as ferramentas necessárias para um acesso à educação de forma fluida, eficaz e contínua. “O valor do conhecimento e da experiência de novas coisas, de passar para o próximo um pouco do seu conhecimento e ver que isso foi válido, foi uma experiência muito bacana”, dizem as participantes.
PROJETO NUNCA MAIS
O projeto tem a finalidade de instruir e ensinar pessoas de mais idade, e até mesmo pessoas de outras faixas etárias, a manusear aplicativos em seus celulares. “A iniciativa se dá pelo fato de vermos diariamente pessoas sofrendo golpes por não saberem lidar com a tecnologia existente em seus celulares. Muitas pessoas ainda relutam em não querer acompanhar a tecnologia cada vez mais presente em nossa sociedade. Com isso elas temem ser enganadas e sofrem golpes cada vez mais recorrentes”, declarou a professora responsável pelo projeto com os alunos de ADM e ADS do 3° semestre, Marina Jugue Chinem.
“Participar de uma capacitação de idosos no uso de celulares foi uma experiência muito gratificante. Os idosos muitas vezes estão ansiosos para aprender e se conectar com amigos e familiares por meio da tecnologia, mas podem sentir-se intimidados ou confusos com os novos dispositivos”, explica o aluno do 3° semestre de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Maurício Pantaleão.
Quando perguntado sobre como o projeto agregou, Maurício responde que teve crescimento pessoal. “Trabalhar com idosos pode ensinar paciência, compreensão e a valorizar o conhecimento e a experiência de vida que eles compartilham. Além de que, ao explicar sobre conceitos tecnológicos de maneira simples, aprimoramos as habilidades de comunicação e ensino”. No projeto junto aos idosos também atuam Thiago Brito Araújo e Matheus Sousa Pires, do curso tecnólogo de ADS.
“Creio que é muito importante para o estudante entender as demandas da comunidade, ouvir as necessidades, principalmente no momento que ministra as aulas. Eles saem da zona de conforto e entendem as necessidades in loco, pois nossos alunos de alguma forma vão se aproximar das pessoas”, declarou Marina Jugue Chinem.
A ação é contínua e irá parar apenas nas férias de junho dos alunos da Metodista, retornando na primeira semana de agosto, quando as aulas voltam. Até o momento, O Projeto Mundo Digital possui 12 alunos e o Projeto Nunca Mais, 9 idosos. "Pretendemos continuar até o final de 2024 com a mesma temática enquanto atendemos as demandas da comunidade", declara a professora.
Confira mais fotos aqui.