Informações do Curso

Duração: 24 meses
Carga Horária:
550 horas 
Dias e Horários de Oferecimento: terças e quintas-feiras, das 19h às 23h
Encontros: semanais
Local de Oferecimento: Campus Planalto
Número de Vagas: 25 (sujeito a confirmação de turma)
Número de parcelas fixas: 24
Mensalidade - ingressantes 2020: R$ 569,00 para o pagamento até o vencimento, por meio do Programa de Adimplência. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ 577,66. 

Ex-alunos formados em graduação ou pós-graduação em uma das instituições da Educação Metodista têm 20% de desconto a partir da segunda mensalidade até o final o curso.

Importante: os documentos são enviados para o e-mail cadastrado no momento da inscrição. Caso não receba o e-mail de confirmação da sua inscrição, consulte a caixa de spam.

O curso Psicopedagogia Clínica e Institucional busca cumprir as exigências das normas de dois órgãos:

  • CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA - No uso de suas atribuições legais e regimentais, que lhe são conferidas pela Lei nº 5.766, de 20 de dezembro de 1971 considerando o Art.11 e do Capítulo VII, Seção I, do Decreto 79.822 de 17/06/1977 Art.43, estabelece a possibilidade de inscrição do profissional nas qualidades de Psicólogo e Psicólogo Especialista (em Psicopedagogia);
  • Parágrafo 2º - Os cursos que se refere o caput deste artigo deverão ter: a) duração mínima de 500 (quinhentas) horas; b) Carga horária referente à concentração específica da especialidade, com no mínimo de 80% (oitenta por cento) de carga horária total (400 horas); c) Carga horária de prática, com no mínimo de 30% (trinta por cento) da carga horária referente à concentração específica da especialidade (12 horas); d) Monografia de conclusão do curso, voltada para a área da especialidade, com horas para elaboração não incluídas nas 500 horas;
  • ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOPEDAGOGIA - O curso deve ter o mínimo de 500 horas e contemplar na matriz curricular, módulos teóricos e estágios supervisionados de institucional e clínica;
  • Além dos aspectos legais, torna-se importante ressaltar que, apesar da intenção na democratização do saber e de amplos esforços por parte das políticas públicas educacionais no sentido de equidade e construção da cidadania de nossos estudantes, constatamos ainda um grande número de crianças, jovens e adolescentes que apresentam problemas de aprendizagens ou mesmo desinteresse pelo meio acadêmico;

Sabemos que o aluno está inserido dentro de um contexto sócio-histórico e longe de determinar que este seja o autor de seu próprio fracasso, nosso objetivo é promover estudos, debates sobre esse universo multifacetado, no qual, o curso de Psicopedagogia tem como meta contribuir com pesquisas na área da aprendizagem e do desenvolvimento humano, bem como capacitar o especialista para atuar nos enfoques institucional e clínico.

Diferencial do curso

  • Estágio Supervisionado de Atendimento Clínico realizado na Clínica de Psicologia da Metodista;
  • Estágios supervisionados realizados em organizações e em instituições escolares ou hospitalares;
  • Professores supervisores - Mestre ou Doutor, com reconhecida experiência clínica e institucional;
  • Curso atende as Diretrizes do Conselho Regional de Psicologia para o título de especialista.

Objetivos Gerais

Promover conhecimentos teóricos e práticos em Psicopedagogia, propiciando o desenvolvimento das competências necessárias a um especialista dedicado à saúde, priorizando dois enfoques – clínico e institucional - possibilitando ao profissional/aluno desenvolver a capacidade de realizar pesquisas na área, adotar uma escuta clínica que possibilite ao mesmo utilizá-la tanto no espaço institucional quanto clínico e, atuar com postura crítico-reflexiva sobre o papel da psicopedagogia nos diversos contextos sociais. Como também, formar um especialista envolvido em processos de educação permanente, pessoal ou de futuros profissionais, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, instituições e comunidades.

Objetivos específicos

Considerando-se as atuais Diretrizes Curriculares para os cursos de Psicologia no Brasil, bem como o Projeto Político Pedagógico da Universidade Metodista de São Paulo, o curso de Psicopedagogia tem como objetivos específicos:

  • Formar um especialista ético e reflexivo, com fundamentação científica acumulada e em desenvolvimento, capaz de compreender o impacto de sua atuação para o bem estar da sociedade como um todo podendo atuar em dois enfoques;
  • No clínico – desenvolver competências e habilidades no aluno, preparando-o para trabalhar na identificação, análise e na elaboração de uma metodologia de diagnóstico e de intervenção/orientação (individual, grupal, familiar e dos profissionais envolvidos) nas questões que envolvem a aprendizagem humana.
  • No institucional – considerando-se que o objeto de estudo é a pessoa em desenvolvimento e as alterações de tais processos, buscar-se-á desenvolver competências e habilidades no aluno para que este seja capaz de focalizar as possibilidades do aprender, num sentido amplo, não devendo se restringir a uma só agência, isto é, à educação formal, mas possibilitando a atuação preventiva do psicopedagogo na comunidade (ONGs, hospitais, empresas, creches, família).

Matriz Curricular

  • Atividade Prática Supervisionada
  • Construção da Escrita e Desenvolvimento da Personalidade por Meio da Literatura
  • Diagnóstico (Comunidade , Escola e Família) e Intervenção por Meio de Grupos Operativos
  • Diagnóstico e Intervenção Clínica
  • Intervenção Psicopedagógica no Raciocínio Lógico Matemático
  • Intervenção Psicopedagógica por Meio do Jogo Simbólico, de Construção, de Regras e Cooperativo
  • Orientação Familiar e Escolar
  • Pesquisa na Psicopedagogia: Constituição Subjetiva e Construção Cognitiva
  • Psicopedaggogia: Aspectos Psiconeurológicos e Fonoaudiológicos
  • Psicopedagogia no Trabalho e Diagnóstico Institucional
  • Psicopedagogia: Desenvolvimento Humano e Processo de Aprendizagem
  • Psicopedagogia Comunitária, Violência e Sociedade

Coordenação

Dalva Loreatto dos Santos

Graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo (1978), Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo (1997), Especialista em Psicologia Escolar e Educacional pelo Conselho Regional de Psicologia, Psicopedagoga pelo Instituto Sedes Sapientiae (1984), Especialização em Aconselhamento Psicológico pela Universidade Metodista de São Paulo (1980). Atualmente, é professora e supervisora de estágios no curso de graduação em Psicologia da Universidade Metodista de São Paulo e Psicóloga Responsável pelo Serviço de Atendimento Psicopedagógico aos docentes e discentes da Metodista. Autora de artigos publicados em livros. Experiência em Psicologia, com ênfase na interface Psicologia e Educação, Orientação e Aconselhamento Psicológico, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia e educação, psicologia do desenvolvimento e aprendizagem, processo de aprendizagem e seus bloqueios, planejamento e avaliação educacional.

Público-alvo

O curso se destina aos profissionais das áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, Pedagogia, Professores licenciados de todas as áreas da Educação e profissionais graduados em Magistério Superior.

Pré-requisitos

Portadores de diploma de curso superior devidamente registrado nas áreas de Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, licenciaturas em geral e profissionais envolvidos com o processo de ensino e aprendizagem.

Seleção

Análise curricular. Havendo a necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA:

  • Diploma de Graduação ou de Curso Superior devidamente registrado (01 cópia autenticada);
  • CPF (01 cópia simples);
  • RG (ou Carteira de Identidade da OAB) e para candidatos estrangeiros o RNE (01 cópia simples). Poderá ser apresentada a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto em substituição à apresentação do Cadastro de Pessoa Física e Cédula de Identidade desde que as informações constem na mesma (01 cópia simples);
  • Formulário de Pré-Matrícula e Termo de Adesão devidamente datado e assinado. Deverá ser impresso após o clique ACEITO no Formulário de Pré-Matrícula.

Aluno formado pela Metodista não precisa entregar a documentação, mas apenas fazer o envio por e-mail do Formulário de Pré-Matrícula e Termo de Adesão.

Diploma expedido por Instituição Estrangeira deverão ser autenticados pela autoridade consular brasileira competente no país de origem da documentação, além de traduzido para o português por tradutor juramentado.

Caso o(a) candidato(a) não disponha do Diploma de Curso Superior no ato da Matrícula, deverá preencher o Termo de Ciência disponibilizado no kit de Matrícula e enviá-lo devidamente assinado com os demais documentos requeridos para a Matrícula, e especificamente neste caso o(a) candidato(a) deverá enviar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, com a inclusão de seu reconhecimento junto ao MEC, que será posteriormente substituído pelo Diploma de Curso Superior, nos termos do respectivo Termo de Ciência.

A documentação será analisada pela Secretaria de Pós-Graduação e na hipótese de ser constatada alguma irregularidade na documentação que impeça de cursar a Especialização/MBA pleiteada, a matrícula será automaticamente cancelada.

Local de entrega da documentação (Por Correio):
Universidade Metodista de São Paulo
Secretaria Acadêmica
Rua do Sacramento, 230 - Edifício Beta - 09640-000 - São Bernardo do Campo/SP

Local de entrega da documentação (Presencialmente):
Universidade Metodista de São Paulo
Central de Relacionamento ao Calouro - CAC - Campus Rudge Ramos
Rua Alfeu Tavares, 149 – São Bernardo do Campo/SP, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Sábados, das 9h às 13h.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS | DÚVIDAS | ESCLARECIMENTOS CONTATAR:

Informações dos cursos
Telefone: (11) 4366-5000, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h
E-mail: latosensupresencial@metodista.br / latosensuead@metodista.br

Dúvidas relativas aos documentos exigidos e pagamento da pré-matrícula:
E-mail: latosensupresencial@metodista.br / latosensuead@metodista.br

Reportar Erros

X