O modelo de Educação a Distância da Metodista:
O nosso modelo de educação a distância preza pelas relações entre o estudante, o professor e a tutoria. Neste sentido, nossas aulas ao vivo e on-line promovem uma comunidade de aprendizagem onde o conteúdo se torna mais significativo e prático.
Cada aula é uma experiência única e enriquecedora e proporciona encontros com pessoas incríveis.
Você terá aula com o professor que criou o conteúdo.
O material é inédito e não se repete.
São 4h de aulas ao vivo na semana, conforme o cronograma do seu curso.
Informações do Curso
Duração: 12 meses
Carga Horária: 360 horas
Encontros online: Segundas e Quintas-feiras, das 19h às 21h (aulas semanais)
Número de Vagas: 100
Mensalidades para ingressantes em 2023: clique aqui
Faça a sua matrícula com condições especiais. Envie e-mail com os documentos para posgraduacao@metodista.br.
Importante: os documentos são enviados para o e-mail cadastrado no momento da inscrição. Caso não receba o e-mail de confirmação da sua inscrição, consulte a caixa de spam.
A Psicopedagogia é uma área de conhecimento e pesquisa na atuação interdisciplinar, voltada para os processos de ensino-aprendizagem, que integra o diagnóstico e a intervenção em situações que envolvam esses processos no plano individual, grupal e institucional. Organiza-se como área teórico-metodológica própria, a partir de várias áreas do conhecimento da Educação e da Saúde naquilo que se aplica à compreensão dos processos, analisando-os e respeitando o Código de Ética da Psicopedagogia, garantindo uma postura socialmente comprometida com a realidade brasileira. Oferecido na modalidade à distância visa atender a demanda interessada nesta especialização.
A Universidade Metodista acredita na educação continuada e para toda a vida. O curso de Psicopedagogia à distância visa atender a necessidade e a exigência do aperfeiçoamento profissional no mercado de trabalho, assim como instrumentalizar os profissionais que atuam ou pretendem atuar a partir da relação ensino-aprendizagem. O curso oferecido ressalta a importância da valoração dos potenciais de aprendizagem dos seres humanos, embasado em uma prática psicopedagógica que deve ser renovada constantemente.
A UMESP promove a formação psicopedagógica como ato complexo e contínuo, pela sua pluralidade de ideias, pela sua proposta multi, inter e intradisciplinar das ciências humanas. Busca-se formar profissionais capazes de promover uma sociedade inclusiva pautada na atuação que facilita as interações humanas que acontecem no espaço e no tempo das instituições.
Objetivos
Oferecer oportunidades de formação interdisciplinar do Psicopedagogo para atuar, de modo competente e ético, em diferentes contextos educacionais, tais como escolas comuns e especiais, empresas, organizações não governamentais, entre outros, no que se refere ao contexto de ensino-aprendizagem.
Objetivos Específicos
- Refletir, criticamente, sobre a importância da condução ética, comprometida e responsável do psicopedagogo em espaços escolares e não escolares;
- Compreender a educação como prática social que integra e reflete o contexto sócio-econômico-político do qual os atores envolvidos fazem parte;
- Conhecer e utilizar os instrumentos necessários às atividades de diagnóstico, planejamento, desenvolvimento e avaliação psicopedagógica, em contextos escolares;
- Reconhecer a importância do uso das novas tecnologias de informação e comunicação nas atividades inerentes ao trabalho psicopedagógico, em contextos institucionais, de modo coerente com os pressupostos teóricos estudados;
- Elaborar projetos de intervenção psicopedagógica, coerentes com os estudos e as reflexões realizados, para atender demandas específicas de instituições.
Matriz curricular
- Desenvolvimento da linguagem e cognição da leitura e escrita
- Políticas educacionais e gestão do ensino
- Desenvolvimento social e afetivo - implicações na aprendizagem
- Educação e tecnologia
- Desenvolvimento cognitivo e processos de pensamento lógico-matemático
- Desenvolvimento psicomotor, lúdico e gráfico - implicações na aprendizagem
- Projetos de integração, diagnóstico e intervenção e Avaliação da Aprendizagem
- Psicopedagogia como área de atuação de conhecimento e de pesquisa
- Abordagens do Processo Educativo na perspectiva inclusiva
- Resolução de conflitos e contexto familiar
A Metodista poderá realizar mudanças na estrutura curricular e corpo docente do curso.
Coordenação
Público-alvo
Educadores em geral, professores de Educação Infantil, Fundamental e Ensino Médio, Gestores escolares, professores de outras licenciaturas, Pedagogos, Psicólogos.
Pré-requisitos
Ser portador de diploma de curso superior devidamente registrado, das áreas afins de conhecimento.
Importante ter conhecimento mínimo em informática, pois o curso acontece via equipamento multimídia.
Seleção
Análise curricular. Havendo a necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.
INFORMAÇÕES PARA MATRÍCULA
- CPF
- RG
- Diploma de Graduação ou de Curso Superior
- Para candidatos estrangeiros o RNE
- Formulário de Pré-Matrícula e Termo de Adesão devidamente datado e assinado.
Ficou com dúvida?
Confira informações importantes sobre Pós-graduação e o nosso modelo EAD: