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Informações do Curso

Duração: 12 meses
Carga Horária:
360 horas
Encontros online (via Collaborate Classic) por (Microsoft Teams): Segunda-feira, das 19h às 21h (aulas quinzenais)
Número de Vagas: 100
Número de parcelas fixas: 18
Mensalidade - ingressantes 2021: R$ 269,00 para o pagamento até o vencimento, por meio do Programa de Adimplência. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ 273,10. 

Ex-alunos formados em graduação ou pós-graduação em uma das instituições da Educação Metodista têm 20% de desconto a partir da segunda mensalidade até o final o curso.

Realize sua matrícula* com uma condição especial: taxa no valor R$ 99,00.

*Valor correspondente à primeira mensalidade do curso.

Importante: por conta da contenção do novo coronavírus, nossas unidades estão fechadas. Envie os documentos obrigatórios para o e-mail: cac@metodista.br e faça sua matrícula.

Importante: os documentos são enviados para o e-mail cadastrado no momento da inscrição. Caso não receba o e-mail de confirmação da sua inscrição, consulte a caixa de spam.

A Psicopedagogia é uma área de conhecimento e pesquisa na atuação interdisciplinar, voltada para os processos de ensino-aprendizagem, que integra o diagnóstico e a intervenção em situações que envolvam esses processos no plano individual, grupal e institucional. Organiza-se como área teórico-metodológica própria a partir de várias áreas do conhecimento da Educação e da Saúde, naquilo que se aplica à compreensão dos processos, analisando-os e respeitando o Código de Ética da Psicopedagogia, garantindo uma postura socialmente comprometida com a realidade brasileira. Oferecido na modalidade a distância, visa atender à demanda interessada nesta especialização.

A Universidade Metodista acredita na educação continuada e para toda a vida. O curso de Psicopedagogia a distância visa atender à necessidade e a exigência do aperfeiçoamento profissional no mercado de trabalho, assim como instrumentalizar os profissionais que atuam ou pretendem atuar a partir da relação ensino-aprendizagem. O curso oferecido ressalta a importância da valoração dos potenciais de aprendizagem dos seres humanos, embasado em uma prática psicopedagógica que deve ser renovada constantemente. A UMESP promove a formação psicopedagógica como ato complexo e contínuo pela sua pluralidade de ideias, sua proposta multi, inter e intradisciplinar das ciências humanas. Busca-se formar profissionais capazes de promover uma sociedade inclusiva pautada na atuação que facilita as interações humanas que acontecem no espaço e no tempo das instituições.

Diferencial

Além de estar organizado com temáticas emergentes sobre o processo de ensino-aprendizagem, na integração entre professores/gestores e alunos/famílias, o curso apresenta um corpo docente qualificado e experiente nas temáticas centrais da proposta.

Outro aspecto a considerar é que as disciplinas, de maneira geral, convergem para discussões que podem capacitar o aluno-profissional do curso, em relação à compreensão dos documentos atuais de implantação curricular em seus ambientes de trabalho, discutir o desenvolvimento, aprendizagem e as relações interpessoais.

O curso terá disciplinas que tratam do desenvolvimento de crianças, adolescentes e pré-adolescentes, da aprendizagem, relação escola-família, projetos de intervenção e mediação/resolução de conflitos em sala de aula.

Além disso, a matriz curricular possibilita ao aluno-profissional atualizar-se sobre temáticas relativas às propostas curriculares atuais, principais abordagens psicopedagógicas, com foco na inclusão educacional, estudos de caso e agressão e hostilidade entre pares, aspectos que têm tomado grande parte da atenção de gestores e pesquisadores da área de Educação.

Objetivos

  • Refletir, criticamente, sobre a importância da condução ética, comprometida e responsável do psicopedagogo em espaços escolares e não escolares;
  • Compreender a educação como prática social que integra e reflete o contexto sócio-econômico-político do qual os atores envolvidos fazem parte;
  • Conhecer e utilizar os instrumentos necessários às atividades de diagnóstico, planejamento, desenvolvimento e avaliação psicopedagógica em contextos escolares;
  • Reconhecer a importância do uso das novas tecnologias de informação e comunicação nas atividades inerentes ao trabalho psicopedagógico em contextos institucionais, de modo coerente com os pressupostos teóricos estudados;
  • Elaborar projetos de intervenção psicopedagógica coerentes com os estudos e as reflexões realizados, para atender demandas específicas de instituições.

Matriz curricular

  • Avaliação da Aprendizagem
  • Desenvolvimento cognitivo e processos de pensamento lógico-matemático
  • Desenvolvimento social e afetivo - implicações na aprendizagem
  • Desenvolvimento da linguagem e cognição da leitura e escrita
  • Desenvolvimento psicomotor, lúdico e gráfico - implicações na aprendizagem
  • Psicopedagogia como área de atuação de conhecimento e de pesquisa
  • Psicopedagogia e Inclusão
  • Psicopedagogia e contexto familiar
  • Políticas e gestão educacional: sistemas de ensino e democratização
  • Projetos de integração, diagnóstico e intervenção
  • Resolução de conflitos em espaços escolares e não escolares: psicopedagogia e educação em valores

A Metodista poderá realizar mudanças na estrutura curricular e corpo docente do curso.


Coordenação

Amanda Cavalcante de Oliveira
Graduada no curso de Pedagogia pela UMESP (Universidade Metodista de São Paulo). Desenvolveu pesquisas na área da Educação, com ênfase em Educação Moral e nos seguintes temas: adolescência, projeto de vida, desenvolvimento moral, valores morais e educação para o trabalho; também realizou pesquisas com ênfase em Alfabetização e Letramento. Foi bolsista de iniciação científica CNPq/PIBIC e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação Moral - GEPPEM, vinculado a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós Graduada em Psicopedagogia pela UMESP; em Educação Especial, com foco em deficiência auditiva, pelo Centro Universitário Claretiano; em LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais - pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL e Surdocegueira pela Faculdade Venda Nova do Imigrantes - Faveni. Mestre em Educação - Mestrado Profissional em Docência e Gestão Educacional da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), com o foco na linha de Formação docente e profissionalidade. 

Público-alvo

O curso é dirigido aos profissionais da Educação envolvidos com o processo de ensino/aprendizagem em espaços escolares e não escolares. Em geral, com graduação em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Assistência Social, Comunicação Social e Licenciaturas.

Pré-requisitos

Ser portador de diploma de curso superior devidamente registrado, das áreas afins de conhecimento.
Importante ter conhecimento mínimo em informática, pois o curso acontece via equipamento multimídia.

Seleção

Análise curricular. Havendo a necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.


DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA:

  • Diploma de Graduação ou de Curso Superior devidamente registrado (01 cópia autenticada);
  • CPF (01 cópia simples);
  • RG (ou Carteira de Identidade da OAB) e para candidatos estrangeiros o RNE (01 cópia simples). Poderá ser apresentada a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto em substituição à apresentação do Cadastro de Pessoa Física e Cédula de Identidade desde que as informações constem na mesma (01 cópia simples);
  • Formulário de Pré-Matrícula e Termo de Adesão devidamente datado e assinado. Deverá ser impresso após o clique ACEITO no Formulário de Pré-Matrícula.

Aluno formado pela Metodista não precisa entregar a documentação, apenas fazer o envio por e-mail do Formulário de Pré-Matrícula e Termo de Adesão.

Diploma expedido por Instituição Estrangeira deverá ser autenticado pela autoridade consular brasileira competente no país de origem da documentação, além de traduzido para o português por tradutor juramentado.

Caso o(a) candidato(a) não disponha do Diploma de Curso Superior no ato da matrícula, deverá preencher o Termo de Ciência disponibilizado no kit de matrícula e enviá-lo devidamente assinado com os demais documentos requeridos e, especificamente neste caso, o(a) candidato(a) deverá enviar o Certificado de Conclusão de Curso Superior com a inclusão de seu reconhecimento junto ao MEC, que será posteriormente substituído pelo Diploma de Curso Superior nos termos do respectivo Termo de Ciência.

A documentação será analisada pela Secretaria de Pós-Graduação e na hipótese de ser constatada alguma irregularidade na documentação que impeça de cursar a Especialização/MBA pleiteada, a matrícula será automaticamente cancelada.

Importante: por conta da contenção do novo coronavírus, nossas unidades estão fechadas. Envie os documentos obrigatórios para o e-mail: cac@metodista.br e faça sua matrícula.

Local de entrega da documentação (Por Correio):
Universidade Metodista de São Paulo
Secretaria Acadêmica
Rua do Sacramento, 230 - Edifício Beta - 09640-000 - São Bernardo do Campo/SP

Local de entrega da documentação (Presencialmente):
Universidade Metodista de São Paulo
Central de Relacionamento ao Calouro - CAC - Campus Rudge Ramos
Rua Alfeu Tavares, 149 – São Bernardo do Campo/SP, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h (mediante agendamento via chat).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS | DÚVIDAS | ESCLARECIMENTOS CONTATAR:

Informações dos cursos
Telefone: (11) 4366-5000, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h
E-mail: latosensupresencial@metodista.br / latosensuead@metodista.br

Dúvidas relativas aos documentos exigidos e pagamento da pré-matrícula:
E-mail: latosensupresencial@metodista.br / latosensuead@metodista.br

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