Informações do Curso

Duração: 12 meses
Carga Horária:
360 horas
Encontros online (via Collaborate Classic): Segunda-feira, das 19h às 21h (aulas quinzenais)
Número de Vagas: 100
Número de parcelas fixas: 18
Mensalidade - ingressantes 2020: R$ 269,00 para o pagamento até o vencimento, por meio do Programa de Adimplência. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ 273,10. 

Ex-alunos formados em graduação ou pós-graduação em uma das instituições da Educação Metodista têm 20% de desconto a partir da segunda mensalidade até o final o curso. 

Importante: por conta da contenção do novo coronavírus, nossas unidades estão fechadas. Envie os documentos obrigatórios para o e-mail: cac@metodista.br e faça sua matrícula.

Importante: os documentos são enviados para o e-mail cadastrado no momento da inscrição. Caso não receba o e-mail de confirmação da sua inscrição, consulte a caixa de spam.

A Psicopedagogia é uma área de conhecimento e pesquisa na atuação interdisciplinar, voltada para os processos de ensino-aprendizagem, que integra o diagnóstico e a intervenção em situações que envolvam esses processos no plano individual, grupal e institucional. Organiza-se como área teórico-metodológica própria, a partir de várias áreas do conhecimento da Educação e da Saúde naquilo que se aplica à compreensão dos processos, analisando-os e respeitando o Código de Ética da Psicopedagogia, garantindo uma postura socialmente comprometida com a realidade brasileira. Oferecido na modalidade à distância visa atender a demanda interessada nesta especialização.

A Universidade Metodista acredita na educação continuada e para toda a vida. O curso de Psicopedagogia à distância visa atender a necessidade e a exigência do aperfeiçoamento profissional no mercado de trabalho, assim como instrumentalizar os profissionais que atuam ou pretendem atuar a partir da relação ensino-aprendizagem. O curso oferecido ressalta a importância da valoração dos potenciais de aprendizagem dos seres humanos, embasado em uma prática psicopedagógica que deve ser renovada constantemente. A UMESP promove a formação psicopedagógica como ato complexo e contínuo, pela sua pluralidade de ideias, pela sua proposta multi, inter e intradisciplinar das ciências humanas. Busca-se formar profissionais capazes de promover uma sociedade inclusiva pautada na atuação que facilita as interações humanas que acontecem no espaço e no tempo das instituições.

Diferencial

Além de estar organizado com temáticas emergentes sobre o processo de ensino-aprendizagem, na integração entre professores/gestores e alunos/famílias, o curso apresenta um corpo docente qualificado e experiente nas temáticas centrais da proposta.

Outro aspecto a considerar, é que as disciplinas, de maneira geral, convergem para discussões que podem capacitar o aluno-profissional do curso, em relação à compreensão dos documentos atuais de implantação curricular, em seus ambientes de trabalho, discutir o desenvolvimento, aprendizagem e as relações interpessoais.

O curso terá disciplinas que tratam do desenvolvimento de crianças, adolescentes e pré-adolescentes, da aprendizagem, relação escola-família, projetos de intervenção e mediação/resolução de conflitos em sala de aula.

Além disso, a matriz curricular possibilita ao aluno-profissional atualizar-se sobre temáticas relativas às propostas curriculares atuais, principais abordagens psicopedagógicas, com foco na inclusão educacional, estudos de caso e agressão e hostilidade entre pares, aspectos que têm tomado grande parte da atenção de gestores e pesquisadores da área de Educação.

Objetivos

  • Refletir, criticamente, sobre a importância da condução ética, comprometida e responsável do psicopedagogo em espaços escolares e não escolares;
  • Compreender a educação como prática social que integra e reflete o contexto sócio-econômico-político do qual os atores envolvidos fazem parte;
  • Conhecer e utilizar os instrumentos necessários às atividades de diagnóstico, planejamento, desenvolvimento e avaliação psicopedagógica, em contextos escolares;
  • Reconhecer a importância do uso das novas tecnologias de informação e comunicação nas atividades inerentes ao trabalho psicopedagógico, em contextos institucionais, de modo coerente com os pressupostos teóricos estudados;
  • Elaborar projetos de intervenção psicopedagógica, coerentes com os estudos e as reflexões realizados, para atender demandas específicas de instituições."

Matriz curricular

  • Avaliação da Aprendizagem
  • Desenvolvimento cognitivo e processos de pensamento lógico-matemático
  • Desenvolvimento social e afetivo - implicações na aprendizagem
  • Desenvolvimento da linguagem e cognição da leitura e escrita
  • Desenvolvimento psicomotor, lúdico e gráfico - implicações na aprendizagem
  • Psicopedagogia como área de atuação de conhecimento e de pesquisa
  • Psicopedagogia e Inclusão
  • Psicopedagogia e contexto familiar
  • Políticas e gestão educacional: sistemas de ensino e democratização
  • Projetos de integração, diagnóstico e intervenção
  • Resolução de conflitos em espaços escolares e não escolares: psicopedagogia e educação em valores

A Metodista poderá realizar mudanças na estrutura curricular e corpo docente do curso.

Coordenação

Profª Drª Denise D’ Aurea Tardeli

Formação em Psicologia e Pedagogia. Mestrado em Educação pela FEUSP. Doutorado em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pelo IPUSP. Pós-doutorado em Educação pela FEUSP. Atuação na área de Formação de professores há 30 anos. Pesquisadora da área da Psicologia e Moralidade. Experiência acadêmica há 28 anos. Professora na Metodista desde 1998 – curso de Pedagogia. Professora do Programa de pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Metodista.

Público-alvo

O curso é dirigido aos profissionais da Educação, envolvidos com o processo de ensino/aprendizagem em espaços escolares e não escolares. Em geral, com graduação em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Assistência Social, Comunicação Social e Licenciaturas.

Pré-requisitos

Portadores de diploma de curso superior devidamente registrado, das áreas afins de conhecimento.
Importante ter conhecimento mínimo em informática, pois o curso acontece via equipamento de multimídia.

Seleção

Análise curricular. Havendo a necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA:

  • Diploma de Graduação ou de Curso Superior devidamente registrado (01 cópia autenticada);
  • CPF (01 cópia simples);
  • RG (ou Carteira de Identidade da OAB) e para candidatos estrangeiros o RNE (01 cópia simples). Poderá ser apresentada a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto em substituição à apresentação do Cadastro de Pessoa Física e Cédula de Identidade desde que as informações constem na mesma (01 cópia simples);
  • Formulário de Pré-Matrícula e Termo de Adesão devidamente datado e assinado. Deverá ser impresso após o clique ACEITO no Formulário de Pré-Matrícula.

Aluno formado pela Metodista não precisa entregar a documentação, mas apenas fazer o envio por e-mail do Formulário de Pré-Matrícula e Termo de Adesão.

Diploma expedido por Instituição Estrangeira deverão ser autenticados pela autoridade consular brasileira competente no país de origem da documentação, além de traduzido para o português por tradutor juramentado.

Caso o(a) candidato(a) não disponha do Diploma de Curso Superior no ato da Matrícula, deverá preencher o Termo de Ciência disponibilizado no kit de Matrícula e enviá-lo devidamente assinado com os demais documentos requeridos para a Matrícula, e especificamente neste caso o(a) candidato(a) deverá enviar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, com a inclusão de seu reconhecimento junto ao MEC, que será posteriormente substituído pelo Diploma de Curso Superior, nos termos do respectivo Termo de Ciência.

A documentação será analisada pela Secretaria de Pós-Graduação e na hipótese de ser constatada alguma irregularidade na documentação que impeça de cursar a Especialização/MBA pleiteada, a matrícula será automaticamente cancelada.

Importante: por conta da contenção do novo coronavírus, nossas unidades estão fechadas. Envie os documentos obrigatórios para o e-mail: cac@metodista.br e faça sua matrícula.

Local de entrega da documentação (Por Correio):
Universidade Metodista de São Paulo
Secretaria Acadêmica
Rua do Sacramento, 230 - Edifício Beta - 09640-000 - São Bernardo do Campo/SP

Local de entrega da documentação (Presencialmente):
Universidade Metodista de São Paulo
Central de Relacionamento ao Calouro - CAC - Campus Rudge Ramos
Rua Alfeu Tavares, 149 – São Bernardo do Campo/SP, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Sábados, das 9h às 13h.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS | DÚVIDAS | ESCLARECIMENTOS CONTATAR:

Informações dos cursos
Telefone: (11) 4366-5000, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h
E-mail: latosensupresencial@metodista.br / latosensuead@metodista.br

Dúvidas relativas aos documentos exigidos e pagamento da pré-matrícula:
E-mail: latosensupresencial@metodista.br / latosensuead@metodista.br

Reportar Erros

X