Informações do Curso

Duração: 12 meses
Carga Horária:
360 horas
Encontros online (via Collaborate Classic): Terça-feira, das 19h às 21h (aulas quinzenais)
Número de Vagas: 100 (sujeito a formação de turma)
Número de parcelas fixas: 18
Mensalidade - ingressantes 2020: R$ 269,00 para o pagamento até o vencimento, por meio do Programa de Adimplência. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ 273,10. 

Ex-alunos formados em graduação ou pós-graduação em uma das instituições da Educação Metodista têm 20% de desconto a partir da segunda mensalidade até o final o curso. 

Importante: os documentos são enviados para o e-mail cadastrado no momento da inscrição. Caso não receba o e-mail de confirmação da sua inscrição, consulte a caixa de spam.

Em plena era de globalização, as circunstâncias socioeconômicas e as peculiaridades do quadro educacional brasileiro têm contribuído para expor alguns valores tradicionais a um desgaste considerável. Em face desse cenário, trabalhar na área de Letras é um grande desafio, haja vista o fato de ela desenvolver questionamentos incisivamente relacionados à língua em situação de uso, atentando para a nossa herança histórico- cultural. A linguagem é fator determinante para interação social. De modo que é fundamental desenvolvermos o conhecimento dos estudos linguísticos e literários. Procurando valorizar o trabalho do professor de língua, oferecemos um curso que auxilie a refletir sobre a prática docente e permita um melhor preparo para enfrentar as dificuldades inerentes à profissão.

Diferencial

O oferecimento do curso a distância, permitindo que o aluno administre seu tempo de acordo com suas possibilidades. Isso permite maior comodidade para o estudante, que decidirá quais dias e horários poderá assistir às aulas e realizar as atividades, além da carga horária semanal de estudos diferenciada e com atividades complementares. As aulas serão ministradas por professores com excelente formação acadêmica e os alunos terão acesso à Biblioteca Virtual, em que terão disponíveis vários títulos que permitirão o desenvolvimento das diversas habilidades, além de periódicos científico-acadêmicos de várias áreas, ampliando o leque de leituras e conhecimento dos estudantes.

A metodologia utilizada no desenvolvimento das atividades do curso se pauta por uma linha colaborativa, que propicia reflexão crítica. No processo de construção do saber, a realização de exercícios, a leitura e a pesquisa são elementos fundamentais durante o curso, e para tanto o aluno fará uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA e suas principais ferramentas de trabalho: mensagens, chat, fórum, pesquisas de opinião, questionários, tarefas, diários online e glossário. Estas ferramentas permitirão maior interação do aluno, além de envio de dúvidas e realização de atividades de forma síncrona e assíncrona.

Objetivos Gerais

Aprofundar conhecimentos que conduzem ao aprimoramento da capacidade de expressão oral e escrita, compreendendo a complexidade dos discursos, identificando sistemas ou modalidades de produção, veiculação e recepção de textos ficcionais, poéticos e críticos.
Oferecer uma visão ampla, atual e diversificada sobre a linguagem, revendo conceitos teóricos e formas de atuação de críticas a procedimentos e de possíveis soluções para o ensino e para a pesquisa.

Objetivos Específicos

  • Aperfeiçoar o conhecimento linguístico dos profissionais atuantes na área de Língua Portuguesa, por meio do refinamento das habilidades orais e escritas;
  • Aprofundar os estudos das questões linguísticas, observando a linguagem em perspectiva teórica e em sua aplicação prática em seus vários níveis de análise, desde o fonológico, lexical, morfossintático, semântico, estilístico e pragmático;
  • Desenvolver habilidades de pesquisa no estudo de produções discursivas, textuais e literárias;
  • Analisar textos literários e não literários, utilizando a análise do discurso e/ou estudos comparativos;
  • Propiciar a construção de uma identidade ética e crítica do profissional em relação à Língua Portuguesa e aos estudos literários;
  • Formar especialistas em Língua Portuguesa e em teoria e crítica literária, futuros atuantes no ensino superior, oferecendo-lhes um embasamento sólido sobre questões linguísticas, reflexões e discussões teórico-culturais, objetivando a construção da identidade e da ética dos profissionais.

Matriz curricular

  • Análise do discurso
  • Desenvolvimento e acompanhamento de projetos
  • Didática e metodologia do ensino superior
  • Literatura comparada
  • Literatura infanto-juvenil
  • Literatura pós-moderna tendências contemporâneas
  • Poesia e prosa de ficção brasileiras
  • Semiótica e linguística aplicada
  • Tecnologia e educação
  • Teoria e crítica literária
  • Visão reflexiva da gramática

A Metodista poderá realizar mudanças na estrutura curricular e corpo docente do curso.

Coordenação

Prof. Dr. Silvio Pereira da Silva

Doutor na área de Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação da USP, mestre em Letras na área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana pela USP - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, e especializado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Fundação Santo André. Em 2011, após processo seletivo interno, o professor passou exercer a função de coordenador dos cursos de Letras-Licenciatura na modalidade EAD, deixou a coordenação em 2018. A partir de 2013, tornou-se coordenador do curso de Bacharelado em Letras – Tradutor e Intérprete, cargo que ainda ocupa. Além da atividade de coordenação, o professor leciona nos cursos de Letras, Pedagogia e Jornalismo, dedicando-se ao trabalho com temas relativos ao ensino de Língua Portuguesa, Produção de texto, Literatura e Estudos Culturais. O professor possui mais de 15 anos de experiência no Ensino Superior e trabalhou durante 20 anos ministrando aulas de Língua Portuguesa e Literatura na rede pública e particular para o Ensino Médio.

Público-alvo

Graduados em Letras, profissionais das áreas de Pedagogia, Jornalismo e demais segmentos da área da comunicação que busquem aprimorar o conhecimento literário e o conhecimento da Língua Portuguesa, com vistas às técnicas de produção de textos.

Pré-requisito

Portadores de diploma das diversas áreas do conhecimento do curso superior devidamente registrado.

Seleção

Análise curricular. Havendo a necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA:

  • Diploma de Graduação ou de Curso Superior devidamente registrado (01 cópia autenticada);
  • CPF (01 cópia simples);
  • RG (ou Carteira de Identidade da OAB) e para candidatos estrangeiros o RNE (01 cópia simples). Poderá ser apresentada a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto em substituição à apresentação do Cadastro de Pessoa Física e Cédula de Identidade desde que as informações constem na mesma (01 cópia simples);
  • Formulário de Pré-Matrícula e Termo de Adesão devidamente datado e assinado. Deverá ser impresso após o clique ACEITO no Formulário de Pré-Matrícula.

Aluno formado pela Metodista não precisa entregar a documentação, mas apenas fazer o envio por e-mail do Formulário de Pré-Matrícula e Termo de Adesão.

Diploma expedido por Instituição Estrangeira deverão ser autenticados pela autoridade consular brasileira competente no país de origem da documentação, além de traduzido para o português por tradutor juramentado.

Caso o(a) candidato(a) não disponha do Diploma de Curso Superior no ato da Matrícula, deverá preencher o Termo de Ciência disponibilizado no kit de Matrícula e enviá-lo devidamente assinado com os demais documentos requeridos para a Matrícula, e especificamente neste caso o(a) candidato(a) deverá enviar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, com a inclusão de seu reconhecimento junto ao MEC, que será posteriormente substituído pelo Diploma de Curso Superior, nos termos do respectivo Termo de Ciência.

A documentação será analisada pela Secretaria de Pós-Graduação e na hipótese de ser constatada alguma irregularidade na documentação que impeça de cursar a Especialização/MBA pleiteada, a matrícula será automaticamente cancelada.

Local de entrega da documentação (Por Correio):
Universidade Metodista de São Paulo
Secretaria Acadêmica
Rua do Sacramento, 230 - Edifício Beta - 09640-000 - São Bernardo do Campo/SP

Local de entrega da documentação (Presencialmente):
Universidade Metodista de São Paulo
Central de Relacionamento ao Calouro - CAC - Campus Rudge Ramos
Rua Alfeu Tavares, 149 – São Bernardo do Campo/SP, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Sábados, das 9h às 13h.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS | DÚVIDAS | ESCLARECIMENTOS CONTATAR:

Informações dos cursos
Telefone: (11) 4366-5000, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h
E-mail: latosensupresencial@metodista.br / latosensuead@metodista.br

Dúvidas relativas aos documentos exigidos e pagamento da pré-matrícula:
E-mail: latosensupresencial@metodista.br / latosensuead@metodista.br

Reportar Erros

X