Informações do Curso

Duração: 12 meses
Carga Horária
: 360 horas
Encontros online (via Collaborate Classic): Segunda-feira, das 19h às 21h (quinzenais).
Número de Vagas: 100
Número de parcelas: 18

Mensalidade - ingressantes 2020: R$ 269,00 para o pagamento até o vencimento, por meio do Programa de Adimplência. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ 273,10. 

Ex-alunos formados em graduação ou pós-graduação em uma das instituições da Educação Metodista têm 20% de desconto a partir da segunda mensalidade até o final o curso. 

Importante: ao realizar sua inscrição, evite cadastrar e-mails da Microsoft Hotmail. A ficha de inscrição e demais documentos enviados pela Metodista são bloqueados pelo serviço e os candidatos não conseguem finalizar a pré-matrícula nos cursos de pós-graduação.

O curso de pós-graduação em Educação Infantil EaD está organizado na perspectiva da formação de um(a) educador(a)-pesquisador(a): um profissional que tenha postura crítica, reflexiva e investigativa e que possa, desta forma, interferir na construção de uma educação de maior qualidade para todas as crianças. Um ser sensível à própria formação e, consequentemente, a formação das crianças pequenas, reconhecendo-as como sujeitos históricos, culturais e de direitos.

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Infantil está organizado em grandes temas que dialogam entre si com vistas ao desenvolvimento de uma prática interdisciplinar, que intente a superação da fragmentação do conhecimento, tendo como foco central, na organização curricular das instituições de Educação Infantil, a criança em suas interações com o meio, com o outro e consigo mesma.

Objetivo do curso

O objetivo geral é contribuir com a formação, em nível de especialização, dos profissionais (professores, coordenadores, diretores e outros profissionais ligados à educação, em especial, infantil) dessa etapa de ensino, a partir de reflexões sobre a primeira etapa da educação básica que compreende creche (de 0 a 3 anos) e pré-escola (de 4 a 5 anos) bem como suas especificidades, relacionando-as às práxis pedagógicas e à identidade do profissional da educação infantil.

De maneira a contemplar o objetivo acima apresentado, o curso pressupõe os seguintes objetivos específicos: discutir a importância da formação continuada dos profissionais da Educação Infantil com vistas à formação do professor-pesquisador; qualificar as educadoras e educadores para as atividades de pesquisa na área da Educação Infantil; problematizar propostas de organização do trabalho para as etapas que compreendem a educação infantil; compreender a importância da prática pedagógica inclusiva; refletir sobre a indissociabilidade entre o educar e o cuidar na Educação Infantil; discutir as relações entre cultura, subjetividade e currículo na educação infantil; discutir a construção da identidade do profissional da Educação Infantil e os seus saberes docentes.

Diferencial

A questão da formação do(da) docente/gestor(a) na Educação Infantil, neste curso, prima pela reflexão sobre a práxis educativa que favoreça a autonomia do ser criança/educando(a). Partindo de uma abordagem que não dissocia teoria e prática, discute as temáticas mais relevantes para esta modalidade educacional, buscando incorporar a análise de saberes fundamentais à prática pedagógica com crianças pequenas. A proposta metodológica do curso está fundamentada numa visão interdisciplinar, entendendo que todos os temas podem e devem estabelecer um diálogo entre si para a formação mais integral do/a especialista em Educação Infantil. Por fim, a matriz curricular do Curso tem procurado oferecer o que há de mais recente no que diz respeito aos estudos e pesquisas na área da infância e das instituições de educação infantil

Matriz Curricular

  • Concepções de infância e educação infantil: análise de contextos - 40h
  • A Construção da Autonomia Moral e Valores Morais 20h
  • Psicomotricidade, jogos e brincadeiras na Educação Infantil 40h
  • Cultura Corporal: Expressões pelo Movimento 20h
  • Tecnologias na Educação Infantil 20h
  • Neurociências e o Desenvolvimento da Criança 40h 
  • Linguagens e Literatura infantil 40h
  • A educação dos bebês em creche 20h
  • Gestão da Escola na Educação Infantil 20h
  • A prática educativa do professor na educação infantil 40h
  • Currículo e Organização da Escola de Educação Infantil 20h
  • Avaliação na Educação Infantil 40h

A Metodista poderá realizar mudanças na estrutura curricular e corpo docente do curso.

Coordenação

Profª. Mestre Fabiana Cabrera Silva Santos

Doutoranda em Educação (UMESP). Mestre em Educação. Pedagoga. Licenciada em Letras – Língua Portuguesa (UMESP). Especialista em Formação de Professores – ênfase no ensino Superior (IFSP). Coordenadora Pedagógica da EaD, na Umesp. Coordenadora do curso de Pedagogia – PARFOR/UMESP. Docente no curso de Pedagogia EaD – UMESP e cursos de Lato Sensu Presencial e EaD.

Público-Alvo

O curso se destina a educadores(as), gestores(as) e demais profissionais da área da educação que atuem ou tenham interesse na área da infância.

Pré-Requisitos

Portadores de diploma das diversas áreas do conhecimento do curso superior devidamente registrado.

Seleção 

Análise curricular. Havendo necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA:

  • Diploma de Graduação ou de Curso Superior devidamente registrado (01 cópia autenticada);
  • CPF (01 cópia simples);
  • RG (ou Carteira de Identidade da OAB) e para candidatos estrangeiros o RNE (01 cópia simples). Poderá ser apresentada a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto em substituição à apresentação do Cadastro de Pessoa Física e Cédula de Identidade desde que as informações constem na mesma (01 cópia simples);
  • Formulário de Pré-Matrícula e Termo de Adesão devidamente datado e assinado. Deverá ser impresso após o clique ACEITO no Formulário de Pré-Matrícula.

Aluno formado pela Metodista não precisa entregar a documentação, mas apenas fazer o envio por e-mail do Formulário de Pré-Matrícula e Termo de Adesão.

Diploma expedido por Instituição Estrangeira deverão ser autenticados pela autoridade consular brasileira competente no país de origem da documentação, além de traduzido para o português por tradutor juramentado.

Caso o(a) candidato(a) não disponha do Diploma de Curso Superior no ato da Matrícula, deverá preencher o Termo de Ciência disponibilizado no kit de Matrícula e enviá-lo devidamente assinado com os demais documentos requeridos para a Matrícula, e especificamente neste caso o(a) candidato(a) deverá enviar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, com a inclusão de seu reconhecimento junto ao MEC, que será posteriormente substituído pelo Diploma de Curso Superior, nos termos do respectivo Termo de Ciência.

A documentação será analisada pela Secretaria de Pós-Graduação e na hipótese de ser constatada alguma irregularidade na documentação que impeça de cursar a Especialização/MBA pleiteada, a matrícula será automaticamente cancelada.

Local de entrega da documentação (Por Correio):
Universidade Metodista de São Paulo
Secretaria Acadêmica
Rua do Sacramento, 230 - Edifício Beta - 09640-000 - São Bernardo do Campo/SP

Local de entrega da documentação (Presencialmente):
Universidade Metodista de São Paulo
Central de Relacionamento ao Calouro - CAC - Campus Rudge Ramos
Rua Alfeu Tavares, 149 – São Bernardo do Campo/SP, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30, exceto feriados.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS | DÚVIDAS | ESCLARECIMENTOS CONTATAR:

Informações dos cursos
Telefone: (11) 4366-5000, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h
E-mail: latosensupresencial@metodista.br / latosensuead@metodista.br

Dúvidas relativas aos documentos exigidos e pagamento da pré-matrícula:
E-mail: latosensupresencial@metodista.br / latosensuead@metodista.br

Reportar Erros

X