Informações do Curso

Duração: 12 meses
Carga Horária:
360 horas
Encontros online (via Collaborate Classic): Terças-feiras, das 19h às 21h (quinzenais).
Número de Vagas: 100
Número de parcelas fixas: 18

Mensalidade - ingressantes 2020: R$ 269,00 para o pagamento até o vencimento, por meio do Programa de Adimplência. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ 273,10. 

Ex-alunos formados em graduação ou pós-graduação em uma das instituições da Educação Metodista têm 20% de desconto a partir da segunda mensalidade até o final o curso. 

Importante: os documentos são enviados para o e-mail cadastrado no momento da inscrição. Caso não receba o e-mail de confirmação da sua inscrição, consulte a caixa de spam.

Importante: por conta da contenção do novo coronavírus, nossas unidades estão fechadas. Envie os documentos obrigatórios para o e-mail: cac@metodista.br e faça sua matrícula.

Para além de uma escritura sagrada, a Bíblia é também uma obra literária e, como tal, expande-se por meio da sua leitura e das camadas de recepção e interpretação que constituem a sua história. Ela é, também, um texto da cultura. Aleida Assmann (1995, p. 237; 242) define texto da cultura como um texto literário que é parte da memória cultural de um grupo, uma vez que esse grupo crê que tal texto expressa “valores irrevogáveis válidos além do tempo” e intermedia uma “verdade irrevogável, irredutível e atemporal”. Assim, segundo Assmann, textos da cultura são de particular importância para os processos de formação da identidade individual, pois eles proporcionam um meio de construir identidades estáveis (p. 238). 

Embora milenares, as narrativas bíblicas permeiam a atualidade não somente como base do discurso religioso, mas também como objetos da cultura, quando são abordadas por meio da literatura e das artes visuais. Por sua vez, a academia bíblica contemporânea olha para essas apropriações com curiosidade, e dessa curiosidade surgem estudos que se ocupam não apenas das representações dos textos na cultura, mas da vida e a dinâmica deles próprios. 

Considerando o interesse pelo tema nas últimas décadas, o curso de Pós-Graduação em Bíblia e Literatura foi concebido em perspectiva literária, com ênfase nas redes narrativas, imagéticas e metafóricas dos textos, sua polissemia e relações com a cultura, bem como no seu processo de recepção na literatura. Tais elementos são as chaves de análise acessadas pelo curso. 

O conteúdo programático do curso introduz temas e perspectivas teóricas e metodológicas experimentadas e discutidas no âmbito da Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo, indicando, assim, possibilidades de continuidades de pesquisa para os(as) alunos(as) interessados na progressão dos estudos no nível stricto sensu na Universidade. 

Diferencial

Tema de progressivo interesse nas áreas de Teologia, Ciências da Religião e Literatura; corpo docente especializado; carga horária quinzenal de estudos complementares às aulas; estrutura modular que oferece quatro oportunidades ao ano para ingresso no curso.

Objetivo geral

Promover discussões sobre as interfaces entre Bíblia e literatura, observando a relação dos textos bíblicos com a cultura e a linguagem.

Objetivos específicos

  • Discutir compreensões teóricas e metodológicas nos estudos que relacionam Bíblia e literatura;
  • Identificar redes narrativas, metafóricas, intertextuais, complexos imagéticos e estruturas simbólicas presentes nas narrativas bíblicas;
  • Explorar a recepção da Bíblia na literatura;
  • Abordar a Bíblia como texto literário, texto da cultura e texto fundante do imaginário ocidental.

Matriz curricular

  • Introdução à Teopoética
  • Bíblia, Literatura e Narrativas Hispano-Americanas
  • Releituras do Cristo
  • Bíblia e Religião na Literatura Brasileira
  • Seminários Temáticos 

A Metodista poderá realizar mudanças na estrutura curricular e corpo docente do curso.

Coordenação

Profª Me. Elizangela A. Soares

Teóloga, mestra e doutoranda em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Especialista em Português: Língua e Literatura pela Universidade Metodista de São Paulo. Membro da Society of Biblical Literature (SBL) e da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB). Concentra suas pesquisas principalmente nos seguintes temas: história das ideias, literatura e religião no mundo bíblico, literatura apócrifa do cristianismo primitivo, configurações e usos da imagética e linguagem do grotesco na literatura cristã primitiva.

Público-alvo

Graduados em Teologia, Ciências da Religião, Literatura e áreas afins; professores de Teologia; professores de Ciências da Religião; professores e estudiosos de Literatura.

Pré-requisitos

Portadores de diploma de curso superior devidamente registrado, das áreas afins de conhecimento.
Importante ter conhecimento mínimo em informática, pois o curso acontece via equipamento de multimídia.

Seleção

Análise curricular. Havendo a necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA:

  • Diploma de Graduação ou de Curso Superior devidamente registrado (01 cópia autenticada);
  • CPF (01 cópia simples);
  • RG (ou Carteira de Identidade da OAB) e para candidatos estrangeiros o RNE (01 cópia simples). Poderá ser apresentada a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto em substituição à apresentação do Cadastro de Pessoa Física e Cédula de Identidade desde que as informações constem na mesma (01 cópia simples);
  • Formulário de Pré-Matrícula e Termo de Adesão devidamente datado e assinado. Deverá ser impresso após o clique ACEITO no Formulário de Pré-Matrícula.

Aluno formado pela Metodista não precisa entregar a documentação, mas apenas fazer o envio por e-mail do Formulário de Pré-Matrícula e Termo de Adesão.

Diploma expedido por Instituição Estrangeira deverão ser autenticados pela autoridade consular brasileira competente no país de origem da documentação, além de traduzido para o português por tradutor juramentado.

Caso o(a) candidato(a) não disponha do Diploma de Curso Superior no ato da Matrícula, deverá preencher o Termo de Ciência disponibilizado no kit de Matrícula e enviá-lo devidamente assinado com os demais documentos requeridos para a Matrícula, e especificamente neste caso o(a) candidato(a) deverá enviar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, com a inclusão de seu reconhecimento junto ao MEC, que será posteriormente substituído pelo Diploma de Curso Superior, nos termos do respectivo Termo de Ciência.

A documentação será analisada pela Secretaria de Pós-Graduação e na hipótese de ser constatada alguma irregularidade na documentação que impeça de cursar a Especialização/MBA pleiteada, a matrícula será automaticamente cancelada.

Importante: por conta da contenção do novo coronavírus, nossas unidades estão fechadas. Envie os documentos obrigatórios para o e-mail: cac@metodista.br e faça sua matrícula.

Local de entrega da documentação (Por Correio):
Universidade Metodista de São Paulo
Secretaria Acadêmica
Rua do Sacramento, 230 - Edifício Beta - 09640-000 - São Bernardo do Campo/SP

Local de entrega da documentação (Presencialmente):
Universidade Metodista de São Paulo
Central de Relacionamento ao Calouro - CAC - Campus Rudge Ramos
Rua Alfeu Tavares, 149 – São Bernardo do Campo/SP, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Sábados, das 9h às 13h.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS | DÚVIDAS | ESCLARECIMENTOS CONTATAR:

Informações dos cursos
Telefone: (11) 4366-5000, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h
E-mail: latosensupresencial@metodista.br / latosensuead@metodista.br

Dúvidas relativas aos documentos exigidos e pagamento da pré-matrícula:
E-mail: latosensupresencial@metodista.br / latosensuead@metodista.br

Reportar Erros

X