Informações do Curso

Duração: 12 meses
Carga Horária:
360 horas
Encontros online (via Collaborate Classic): Sexta-feira, das 19h às 21h (aulas quinzenais)
Número de Vagas: 100

Mensalidade - ingressantes 2020: R$ 269,00 para o pagamento até o vencimento, por meio do Programa de Adimplência. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ 273,10.

Ex-alunos formados em graduação ou pós-graduação em uma das instituições da Educação Metodista têm 20% de desconto a partir da segunda mensalidade até o final o curso. 

Importante: ao realizar sua inscrição, evite cadastrar e-mails da Microsoft Hotmail. A ficha de inscrição e demais documentos enviados pela Metodista são bloqueados pelo serviço e os candidatos não conseguem finalizar a pré-matrícula nos cursos de pós-graduação.

O curso Gestão de Negócios Sustentáveis e Empreendedorismo Social, nasce da importância da criação Líderes Sustentáveis, capazes de articular o desenvolvimento de novos modelos empreendimentos que faça girar a econômica local, de maneira justa e solidária. Oferecer aos alunos um conjunto de informações e instrumentos de análise que lhes permitam a compreensão das relações entre, tecnologia/desenvolvimento/economia meio ambiente e sociedade. Onde será possível engajar as empresas e os consumidores na redução e reciclagem de resíduos. E ajudar as economias tanto locais como globais avançarem na percepção de padrões de consumo mais responsáveis e com maior valoração ambiental, econômica e social.

Apresentar ferramentas para inclusão da variável ambiental no processo de formulação de empreendedorismo social e políticas, planos, programas e projetos para criação destes negócios. Discutir formas de incentivos à utilização de tecnologias alternativas nos processos produtivos através de políticas públicas sustentáveis.

Diferencial do curso

Curso oferece uma oficina onde o aluno consegue visualizar as teorias do empreendedorismo social, com as práticas de mercado. E como é possível desenvolver negócios que se auto sustentem.
Por ser um assunto contemporâneo, consegue conciliar valores essenciais como a educação para sustentabilidade e assegurar que estes conceitos contribuam com as práticas de mercado pensadas nas demandas sociais e ambientais e econômicas.
O aluno consegue através das ferramentas e técnicas disponibilizadas no curso, fomentar e entender como o empreendedorismo social se relacionam os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS 12) para a realização de negócios sustentáveis que incorporem dentro da valoração econômica, uma forma de produção mais equilibrada e justa, tanto para o meio ambiente como para a sociedade.
Neste curso, o aluno entenderá como soluções criativas de problemas relacionados a econômica X meio ambiente, são capazes de criar um nicho de mercado e a partir de novos modelos e novas tecnologias verdes, e potencializar o desenvolvimento de uma nova cultura, voltada para valores de justiça e solidariedade. Oportunizando assim novos segmentos de mercados.

Matriz Curricular

  • Comunicação Centrada em Valores
  • Ecodesign e Ecoeficiência, tecnologias verdes.
  • Economia Criativa
  • Empreendedorismo, Modelos de Negócios Sustentáveis e Inovação
  • Empresa Social
  • Ética, Cidadania e Responsabilidade Social
  • Gestão da Inovação.
  • Gestão Financeira Aplicada ao Setor
  • Inovação e Sustentabilidade
  • Inteligência Coletiva e Redes Colaborativas

  • Introdução ao Empreendedorismo Social no Brasil e no Mundo
  • Legislação Aplicada ao Setor
  • Liderança para Impacto Social
  • Marketing Digital e Social
  • Metodologias Participativas de Sustentabilidade
  • Modelos de Gestão e Oficinal Empreendedora
  • Negócios Inovadores e Startups
  • Tecnologia Bioinspirada para Transformação Social

A Metodista poderá realizar mudanças na estrutura curricular e corpo docente do curso.

Coordenação

Coordenação: Profa. Ms. Tassiane Boreli Pinato

Doutoranda em Comunicação Social (foco na sustentabilidade), Mestre em Sustentabilidade (2009); Graduação em Administração de Empresas. Atualmente professora na Universidade Metodista de São Paulo: Professora Presencial e Professora EAD (Educação a Distância). Atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologias Verdes; Inovações; Modelos de Gestão e Inovação e Agronegócios. Sustentabilidade: Experiência com ISO; Avaliação de Impactos Ambientais; Planejamento Urbano; Biomimética; Modelos sustentáveis empresariais; Ecodesing e ecoeficiência e Comunicação e Marketing ambiental. Palestrante na área de treinamentos em plano de negócios; tecnologias verdes; educação ambiental; modelos de gestão; inovação; empreendedorismo; sustentabilidade e gestão ambiental empresarial.

Público-alvo

O curso se destina tanto a pessoas que pretendem empreender um novo negócio sustentável, em um futuro próximo, como a empreendedores que já iniciaram seus negócios e buscam ferramentas para expandi-lo pensando no consumo consciente e também em novas oportunidades de mercado.

Pré-requisito

Portadores de diploma das diversas áreas do conhecimento do curso superior devidamente registrado.

Seleção

Análise curricular. Havendo necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA:

  • Diploma de Graduação ou de Curso Superior devidamente registrado (01 cópia autenticada);
  • CPF (01 cópia simples);
  • RG (ou Carteira de Identidade da OAB) e para candidatos estrangeiros o RNE (01 cópia simples). Poderá ser apresentada a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto em substituição à apresentação do Cadastro de Pessoa Física e Cédula de Identidade desde que as informações constem na mesma (01 cópia simples);
  • Formulário de Pré-Matrícula e Termo de Adesão devidamente datado e assinado. Deverá ser impresso após o clique ACEITO no Formulário de Pré-Matrícula.

Aluno formado pela Metodista não precisa entregar a documentação, mas apenas fazer o envio por e-mail do Formulário de Pré-Matrícula e Termo de Adesão.

Diploma expedido por Instituição Estrangeira deverão ser autenticados pela autoridade consular brasileira competente no país de origem da documentação, além de traduzido para o português por tradutor juramentado.

Caso o(a) candidato(a) não disponha do Diploma de Curso Superior no ato da Matrícula, deverá preencher o Termo de Ciência disponibilizado no kit de Matrícula e enviá-lo devidamente assinado com os demais documentos requeridos para a Matrícula, e especificamente neste caso o(a) candidato(a) deverá enviar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, com a inclusão de seu reconhecimento junto ao MEC, que será posteriormente substituído pelo Diploma de Curso Superior, nos termos do respectivo Termo de Ciência.

A documentação será analisada pela Secretaria de Pós-Graduação e na hipótese de ser constatada alguma irregularidade na documentação que impeça de cursar a Especialização/MBA pleiteada, a matrícula será automaticamente cancelada.

Local de entrega da documentação (Por Correio):
Universidade Metodista de São Paulo
Secretaria Acadêmica
Rua do Sacramento, 230 - Edifício Beta - 09640-000 - São Bernardo do Campo/SP

Local de entrega da documentação (Presencialmente):
Universidade Metodista de São Paulo
Central de Relacionamento ao Calouro - CAC - Campus Rudge Ramos
Rua Alfeu Tavares, 149 – São Bernardo do Campo/SP, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30, exceto feriados.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS | DÚVIDAS | ESCLARECIMENTOS CONTATAR:

Informações dos cursos
Telefone: (11) 4366-5000, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h
E-mail: latosensupresencial@metodista.br / latosensuead@metodista.br

Dúvidas relativas aos documentos exigidos e pagamento da pré-matrícula:
E-mail: latosensupresencial@metodista.br / latosensuead@metodista.br

Reportar Erros

X