O Curso de Pedagogia da Universidade Metodista de São Paulo tem como objetivo geral a formação do docente da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental como profissional reflexivo que tem o domínio dos conteúdos técnico, científico e pedagógico, necessários para perceber as relações entre a educação e a sociedade na sua totalidade, sendo capaz de atuar como agente de transformação da realidade educacional e expressando seu compromisso ético e político com os interesses da maioria da população brasileira. Nesta perspectiva, são objetivos do curso:

1. Focalizar a formação do profissional da educação e o papel da pesquisa na formação do pedagogo-pesquisador, do professor reflexivo, partindo das perspectivas de análise de caráter intraescolar, centradas em variáveis internas do próprio desenvolvimento profissional e também considerando as dimensões contextuais e político-ideológicas na atuação desses profissionais, as inter-relações entre a cultura escolar, a cultura da escola e o universo cultural dos diferentes atores presentes na realidade escolar.

2. Preparar o docente da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental para atuar com crianças, jovens e adultos em diferentes espaços educativos.

3. Formar o profissional da educação capaz de atuar nos sistemas de ensino com capacidade de análise e compreensão das relações entre a política educacional e a prática escolar.

4. Propiciar a compreensão das interfaces entre a docência, a gestão escolar e a gestão da educação, por meio da análise crítica das relações entre as políticas sociais e as políticas educacionais.

5. Formar o profissional da educação, o docente-pesquisador, para atuar no terceiro milênio com uma concepção de educação permanente, de contínuo aperfeiçoamento teórico prático, de busca de especialização nos campos de atuação, considerando as perspectivas e as exigências do mundo do trabalho, em processo de transformação.

O profissional

O profissional formado em Pedagogia deve estar comprometido com a tarefa de ensinar e com a necessidade constante de se renovar. A Pedagogia estimula nos futuros professores o gosto pelo conhecimento, fazendo com que reflitam sobre seu papel em sala de aula e desenvolvam suas habilidades. Assim, estarão preparados para a:

  • Compreensão dos vários domínios do conhecimento pedagógico e dos conteúdos disciplinares específicos e respectivas metodologias, numa perspectiva de formação contínua e autoaperfeiçoamento;
  • Competência para a docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental;
  • Competência para a docência na Educação Infantil;
  • Competência para a Gestão Educacional;
  • Competência para a liderança pedagógica nos diferentes espaços de educação formal e não formal;
  • Participação na implementação de projetos educativos que contemplem a diversidade e as inter-relações das distintas esferas do social: cultural, ética, estética, científica e tecnológica;
  • Mobilização e integração de conhecimentos, capacidades e tecnologias para intervir efetivamente em situações pedagógicas concretas;
  • Articulação, mediante práticas participativas, de recursos humanos, metodológicos, técnicos e operativos;
  • Investigação de situações educativas, sabendo mapear contextos e problemas, captar e analisar as contradições, argumentar e produzir conhecimentos;
  • Atuação ético-profissional, implicando responsabilidade social para a construção de uma sociedade inclusiva, justa e solidária.

Mercado de trabalho

Pedagogos podem trabalhar em instituições escolares públicas ou particulares como professor da Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Também estão aptos a elaborar, implantar e acompanhar projetos educativos, além de poderem atuar em espaços não formais, como Organizações Não Governamentais de caráter educativo, organizações do terceiro setor, Secretarias de Educação, empresas, empreendimentos, hospitais, sindicatos e clínicas especializadas em projetos educativo-culturais de recreação e de lazer. Há ainda oportunidades na gestão educacional de diversos níveis. Podem responsabilizar-se por planejamento, organização, avaliação e gestão nos sistemas de ensino, além de realizar a produção e difusão do conhecimento no campo educacional.

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