Apresentação
A área de Biotecnologia contempla a junção entre a tecnologia e as ciências biológicas. De acordo com a Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU (1992) biotecnologia significa “qualquer tecnologia que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica” e está dividida em quatro grandes áreas de atuação: saúde, agropecuária, industrial e meio ambiente. A área de Biotecnologia está presente em quase todos os processos de produção de alimentos, bebidas, vacinas e medicamentos.
Objetivos do curso
- Formar profissionais que compreendam a manipulação de microrganismos, plantas e animais, capazes de empregar técnicas modernas de biologia molecular e celular e a estrutura e o funcionamento dos seres vivos, capazes de gerar novas tecnologias e riqueza econômica.
- Atuar com base em conhecimentos sistêmicos, interdisciplinares e em equipes.
- Atuar pautado em princípios éticos e legais da profissão.
Diferenciais do curso
O curso possibilita ao aluno inserir-se em diferentes nichos de negócios, além de capacitá-lo para gerar soluções impactando positivamente a sociedade. Este profissional estará apto a melhorar os processos com base em ciência, tecnologia e inovação. A característica eclética da formação permite aos profissionais não somente inserir-se em diferentes áreas como também trabalhar em equipes interdisciplinares.
Áreas de atuação / mercado de trabalho
O mercado para o profissional tecnólogo é amplo e oferta muitas possibilidades, desde o trabalho em indústrias de alimentos, bebidas e queijos, na indústria farmacêutica, saúde, meio ambiente e agroindústria. Este profissional pode atuar na produção de biocombustível, na área de sustentabilidade em prol do meio ambiente, viabilizar inovações para os setores de energia na área de desenvolvimento de pesquisas e perícia forense. Além disso, apresentam-se com especial destaques as áreas de melhoramento da produção agrícola, controle de qualidade e análise de materiais, desenvolvimento de cosméticos, área comercial e marketing, desenvolvimento de fármacos e novas terapias, assuntos regulatórios, melhoramento de bioprocessos e bioinformática.